Aonde conduzem os paliativos – Piotr Kropotkin
O que dissemos no artigo precedente em relação às associações de consumo e de produção, também se aplica a todos
Continue lendoⒶ Anarquista – Anarquismo Ⓐ Anarquista.Net
O portal anarquista.net surgiu da necessidade de interpretar a realidade imposta pelos senhores do capital, da mídia, da igreja e do Estado, a partir de uma perspectiva anarquista.
Mundo
O que dissemos no artigo precedente em relação às associações de consumo e de produção, também se aplica a todos
Continue lendoO Método Revolucionário – Luigi Fabbri
Continue lendoOriginalmente escrito em francês, mas “com espírito e estilo deliberadamente espanhóis”,…
Continue lendoPara Um Novo Municipalismo – Murray Bookchin. Dada a crescente centralização do estado e a depressão de todas as formas sociais…
Continue lendoOs trabalhadores cuja força e os músculos são tão admirados pelos pálidos e débeis rebentos dos ricos, mas cujo trabalho
Continue lendoResposta à crítica de Murray Bookchin – Contraciv. Não é preciso nenhuma
Continue lendoO anarquismo é viável como uma ideologia política em sociedades complexas e globalizadas? O anarquismo é uma ideologia…
Continue lendoOutro exemplo de aplicação prática do anarquismo ocorreu na Ucrânia, durante a Revolução Russa de 1917. O movimento anarquista…
Continue lendoA justiça é um conceito multifacetado e, portanto, talvez um incômodo para negar com um golpe da caneta.
Continue lendo“Você precisa se educar 24 horas por dia para aprender como discutir, aprender como decidir coletivamente.
Continue lendo1 – Anarquismo, n.1. A doutrina que diz que a sociedade estatal é possível e desejável. Obsoleto. 2. Regra feita pelos anarquistas.
Continue lendoEntre os diversos procedimentos situacionistas, a deriva se apresenta como uma técnica ininterrupta através de diversos ambientes.
Continue lendoA autogestão, nos seus mais variados e ricos significados, esteve, desde sempre, estreitamente associada ao desenvolvimento das técnicas, ainda que esta associação nem sempre tenha merecido a atenção que seria de desejar.
Continue lendoLocal de trabalho e comunidade são os polos em que se tem centrado, ao longo da história, a teoria e pratica social radical.
Continue lendoA organização específica do movimento anarquista é uma instância própria como está implícita na designação, com peculiaridades que definem princípios básicos, de cuja prática depende sua existência.
Continue lendoUm dos mais conhecidos panfletos de Murray Bookchin, Escuta, Marxista! visava predominantemente estudantes influenciados pelo Maoist Progressive Labor Party.
Continue lendo“Noam Chomsky é o culpado dessa situação, ou seja, porque ainda não temos bons programas de tradução automática.
Continue lendoA felicidade é realmente possível em um tempo de ruína? Podemos de alguma forma florescer, ter vidas completas?
Continue lendoA divisão do trabalho, que tanto contribuiu para nos submergir na crise global de nosso tempo, atua cotidianamente para impedir-nos de compreender a origem do horror atual.
Continue lendoO termo “grupos de afinidade” é a tradução do espanhol “grupos de afinidad”, nome de um tipo de organização criada na época anterior a Franco.
Continue lendoJustiça, Autoridade, termos incompatíveis, mas que o homem comum obstina-se em fazer sinônimos. Ele diz autoridade de justiça.
Continue lendoÉ muito frequente acreditar que pelo fato de dizermo-nos revolucionários, achamos que o advento da anarquia deva produzir-se de uma só vez
Continue lendoUm opúsculo francês intitulado: “Plataforma de organização da União geral dos Anarquistas (Projeto)” caiu-me nas mãos por acaso. (Sabe-se que hoje os escritos não fascistas não circulam na Itália.)
Continue lendoPode parecer estranho que as questões relativas ao amor e todas aquelas a ele relacionadas preocupem mais a um grande número de homens e mulheres do que os problemas mais urgentes.
Continue lendoA primeira questão que temos de considerar hoje é esta: Poderá ser completa a emancipação das massas operárias enquanto recebam uma instrução inferior à dos burgueses.
Continue lendoNeste trabalho, trago à tona as crônicas de Neno Vasco que foram publicadas no livro Da porta da Europa e na imprensa anarquista e operária do Brasil e de Portugal.
Continue lendoColetivo Sartasiñani: Costureiras bolivianas se livram de exploração e criam coleção própria no Brasil.
Continue lendoEste trabalho busca analisar historicamente o periódico anarquista intitulado A Plebe nos anos de 1917 a 1920 visando compreender sua ação entre os trabalhadores.
Continue lendoEsta tese possui como principal problemática as relações construídas por autores/militantes anarquistas entre suas escritas da história.
Continue lendoAo longo de décadas, um debate conseguiu reunir, contraditoriamente, desunindo uma parte expressiva daqueles dedicados a refletir sobre a ciência.
Continue lendoRecentemente, tivemos a oportunidade de ler o livro.
Anarquismo e Sindicalismo Revolucionário: trabalhadores e militantes em São Paulo na Primeira República.
O sindicalismo revolucionário foi durante muito tempo apresentado de forma equivocada pela historiografia brasileira, apresentando-se como sinônimo de anarcossindicalismo.
Continue lendoOs três artigos agora reunidos em livro foram escritos durante o ano de 2010. Ainda que tratem de temas relativamente distintos, pode-se dizer que têm interesses similares.
Continue lendoEsse artigo tem como objetivo investigar e analisar os condicionamentos para a criação da Alliança Anarquista em São Paulo bem como seu programa.
Continue lendoFrancesc Sabaté Llopart ( Hospitalet de Llobregat , 30 de março de 1915 – San Celoni , 5 de janeiro de 1960 ), mais conhecido como Quico Sabaté ou El Quico…
Continue lendoO presente trabalho discute teoricamente o anarquismo, a partir de um conjunto amplo de autores e episódios.
Continue lendoEsse texto apresenta uma breve história do surgimento e do desenvolvimento do anarquismo. Constitui, mais do que um grande tratado ou um estudo de fontes primárias.
Continue lendoA ideia de radicalismo político em meio às lutas operárias da França do final do século XIX remete ao anarquismo naquele país.
Continue lendoFilho de uma família judaica e camponesa, seus avós emigraram para o Brasil e instalaram-se no interior do Rio Grande do Sul através de um projeto de colonização que tinha o financiamento da Companhia Judaica de Colonização.
Continue lendoUma pesquisa que nasce de lutas de resistência justifica sua condição de ser ao dialogar com e realimentar os processos em meio aos quais surge.
Continue lendoExiste uma dificuldade em apresentar Élisée Reclus, teria sido ele um Geógrafo Anarquista ou um Anarquista Geógrafo?
Continue lendoTantas vezes anunciada como superada ao longo de mais de um século, a teoria marxista tem despertado um significativo e abrangente interesse em todo o mundo.
Continue lendoAnarquismo, poder, classe e transformação social. O presente artigo discute, por meio de elementos teóricos e históricos, a relação do…
Continue lendoEstudo das reflexões do anarquista francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) e do anarquista italiano Errico Malatesta (1853-1932) sobre o exercício do
Continue lendoPoder e Resistências: Movimentações da Multidão – uma cartografia dos movimentos Antiglobalização.Os movimentos antiglobalização…
Continue lendoCHAPTER: 2016, “Revolução Mundial: para um balanço dos impactos, da organização popular, das lutas e da teoria anarquista e sindicalista…
Continue lendo“Há uma categoria de homens e mulheres jovens e fortes que querem dar a própria vida por algo. A propaganda faz essas
Continue lendoComunidade no Paraná formou primeiro registro de colônia anarquista da América Latina. Colônia Cecília foi formada por imigrantes italianos…
Continue lendoAnarquismo (do grego ἀναρχος, transl. anarkhos, que significa “sem governantes”, a partir do prefixo ἀν-, an-, “sem” + ἄρχή, arkhê, “soberania, reino, magistratura”[3] + o sufixo -ισμός, -ismós, da raiz verbal -ιζειν, -izein) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos
Continue lendoEste texto tem como proposta pensar a questão da leitura no Brasil do início do século XX, a partir de
Continue lendoSexualidade, amor e moral no anarquismo espanhol: reflexões a partir de Lucía Sánchez Saornil. Em nossos centros, basta um jovem se…
Continue lendoNovos modos de subjetivar: a experiência da organização Mujeres Libres na Revolução Espanhola (Margareth Rago).
Continue lendoDa Periferia para o Centro: Apresentação em Rudolf de Jong, “A Concepção Libertária da Transformação Sujeito Social Revolucionária”.
Continue lendoAs Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Para atender à proposta do “projeto 20 anos do HISTEDBR”, que me incumbiu de…
Continue lendoO objetivo deste texto é analisar a construção de um rumo científico pelo grupo dos geógrafos anarquistas ativos entre os
Continue lendoA trajetória militante de Adelino de Pinho: passos anarquistas na educação e no sindicalismo. Procurando investigar a trajetória…
Continue lendoO anarquismo está de volta? O anarquismo está de volta? O anarquismo, como visão política de uma ordem social alternativa, tem conhecido…
Continue lendoAnarquismo e Educação: os desafios para uma pedagogia libertária hoje! O propósito deste artigo é problematizar os sentidos e possibilidades…
Continue lendoA História na visão de anarquistas. Objetiva-se analisar como foi abordada a História por alguns pensadores e “teóricos” do anarquismo.
Continue lendoO presente artigo pretende refletir sobre algumas das novas tendências e possibilidades historiográficas verificadas no campo da história do trabalho
Continue lendoErrico Malatesta — Revolta e ética anarquista. O anarquismo em sua gênese, em suas aspirações, em seus métodos de luta não está…
Continue lendoA Educação do Campo e a educação Popular. O presente artigo apresenta uma breve reflexão sobre a relação entre a Educação do Campo…
Continue lendoO anarquismo no Uruguai entre fins do século XIX e começos do século XX. Concomitantemente ao processo de industrialização e ao aumento…
Continue lendoAnarquismo e a Revolução Negra. brancos. Isto é um erro tanto estratégico, quanto político, que condenou o movimento anarquista fazer…
Continue lendoLivro – Olhares Feministas em PDF. Transformar a educação e suas instituições em um canal de transformação da sociedade é um desafio
Continue lendoElisee Reclus e o circulo de geógrafos anarquistas (1872 – 1890). O objetivo principal desse trabalho é fazer breve percurso pela vida e…
Continue lendoEpistemologia, Método de Análise e Teoria Social em Malatesta. Este artigo apresenta contribuições do anarquista Errico Malatesta…
Continue lendoEducação e anarquia: abolir a escola! anarquistas no Brasil , no começo do século 20, em meio suas lutas que desafiaram a ordem e…
Continue lendoGuia para fazer sua horta: 500 perguntas e respostas em PDF. Com esta obra, todos os interessados em começar uma horta poderão se…
Continue lendoA Educação Integral na Perspectiva Anarquista: Reflexões a partir das Experiências das Escolas Modernas de São Paulo. Este trabalho tem…
Continue lendoO ROLÊ FEMINISTA: AUTONOMIA, HORIZONTALIDADE EPRODUÇÃO DE SUJEITO NO CAMPO FEMINISTACONTEMPORÂNEO. Tese apresentada ao Instituto…
Continue lendoDicionário Mulheres do Brasil – Livro em PDF. A presente obra é disponibilizada pela equipe Le Livros e seus diversos parceiros…
Continue lendoAnarquismo, Teoria, História – Os estudos do anarquismo e o contexto atual. Ainda que seja um fenômeno que existe, permanente e globalmente…
Continue lendoJaime Cubero: Uma trajetória de práticas libertárias para a educação e para a vida. Esse texto foi elaborado com base no projeto e pesquisa…
Continue lendoGuerrilla Girls – Justiceiras no mundo da Arte. Guerrilla Girls é um grupo de artistas feministas anônimas cujo o objetivo é combater o sexismo e o machismo no mundo da arte.
Continue lendoAchiamé. A Editora Achiamé é uma editora anarquista brasileira fundada em dezembro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro.
Continue lendoA Justiça Criminal Anarquista. Antes de considerar o que constitui o direito criminal legítimo em uma sociedade anarquista, Wilson e…
Continue lendoBenjamim Mota. Benjamim Mota, também grafado Benjamin Motta (nome completo Benjamim Franklin Silveira da Mota), foi um jornalista…
Continue lendoComo fazer uma espiral de ervas, um ótimo primeiro passo para entender a permacultura? As diversas possibilidades de recepção de luz…
Continue lendoAnarquismo no México. O anarquismo no México constitui uma série de movimentos sociais de caráter político e ideológico que se opunham a dominação colonial espanhola e aos tipos de opressão governamental que ocorreram no país.
Continue lendoComo os “cavalinhos de aço” ajudaram (e ainda ajudam) as mulheres na luta pela igualdade de direitos, no Brasil, e
Continue lendoENTRE DEBATES, CAMINHOS E ENCRUZILHADAS Como escrever a história dos trabalhadores? Essa pergunta tem alimentado reflexões e debates entre historiadores
Continue lendoFrei Betto – um efêmero florescer que resiste
Continue lendoBANCOS LUCRAM COM AS CRISES! Favorecidos pelo BC com R$ 1,2 trilhão, bancos privados recusam-se a permitir que recursos cheguem
Continue lendoSindicalismo Revolucionário e Luta Armada – A Trajetória da Federação Anarquista Uruguaia
Continue lendoO Anarquismo sem adjetivos – A trajetória libertária de Angelo Bandoni entre propaganda e educação
Continue lendoAs Jornadas de junho de 2013 no Brasil: anarquismo e tática Black Blocs
Continue lendoRevolução Russa: passado e presente (2017). O presente livro reúne um conjunto de textos que, de diferentes pontos de vista, discute a Revolução Russa…
Continue lendoIntelectuais Dissidentes na Revolução Russa. Este livro resulta de trabalhos apresentados pelos autor e sem eventos realizados no ano de 2017 dedicados ao tema do Centenário da Revolução Russa.
Continue lendoEste trabalho trata da reconstrução biográfica do anarquista corso-italiano Angelo Bandoni, que viveu no Brasil no período compreendido entre 1900
Continue lendoA Democracia. A palavra democracia, que tem origem grega – demos significando povo e kratia significando governo ou poder – tão utilizada durante.
Continue lendoEdgar Rodrigues e o anarquismo durante a ditadura militar no Brasil. CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS E ESCRITA DA HISTÓRIA COMO MILITÂNCIA POLÍTICA:EDGAR RODRIGUES…
Continue lendo