Aos Libertários – Guy Debord e Alice Becker-Ho
Originalmente escrito em francês, mas “com espírito e estilo deliberadamente espanhóis”,…
Continue lendoⒶ Anarquista – Anarquismo Ⓐ Anarquista.Net
O portal anarquista.net surgiu da necessidade de interpretar a realidade imposta pelos senhores do capital, da mídia, da igreja e do Estado, a partir de uma perspectiva anarquista.
Originalmente escrito em francês, mas “com espírito e estilo deliberadamente espanhóis”,…
Continue lendoPara Um Novo Municipalismo – Murray Bookchin. Dada a crescente centralização do estado e a depressão de todas as formas sociais…
Continue lendoPelos campos por Neno Vasco. No dia 16 de agosto de 1902, vinha a lume o número 24 da Revista do Norte, uma publicação de arte e…
Continue lendoO anarquismo é produto do movimento de massas e não pode jamais dissociar-se da prática. Na realidade, o anarquismo não é um sonho inútil que transcende ao tempo.
Continue lendoO anarquismo insurrecionário não é uma solução ideológica para todos os problemas sociais, um produto no mercado capitalista…
Continue lendoO anarquismo, depois de haver descoberto uma segunda fonte de inspiração no sindicalismo revolucionário.
Continue lendoAlexander Berkman: Imigrante russo que se tornou proeminente anarquista nos EUA. Cometeu um atentado contra um industrial durante uma greve operária e passou 14 anos na prisão.
Continue lendoLamentavelmente, ainda por aí até certo ponto, passando pelas moções e em alguns casos encontrando novas formas de embalar a mesma merda.
Continue lendoFenômenos historicamente distintos, o anarquismo e a luta das mulheres pela superação de sua posição subalterna frente aos homens nas sociedades patriarcais encontraram-se em diversos momentos.
Continue lendoPor uma Ecologia Social – Murray Bookchin. A partir de um diagnóstico social e político das causas dos problemas ecológicos, Murray Bookchin.
Continue lendoA anarquia foi muitas vezes definida como a luta autônoma do povo contra o Estado, o Capital e toda forma de autoridade.
Continue lendoVocê sabe como o anarquismo aborda a questão da autogestão e da organização da sociedade sem a intervenção do Estado? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe se existem diferentes correntes dentro do anarquismo? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoResposta à crítica de Murray Bookchin – Contraciv. Não é preciso nenhuma
Continue lendoOutro exemplo de aplicação prática do anarquismo ocorreu na Ucrânia, durante a Revolução Russa de 1917. O movimento anarquista…
Continue lendoVocê conhece a relação entre anarquismo e tecnologia? Está procurando por informações sobre Anarquismo e tecnologia? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoA tirania social é muitas vezes esmagadora e fatal, “domina os homens pelos costumes, pela moral, pela massa de sentimentos, preconceitos
Continue lendoVocê já ouviu falar sobre a defesa dos anarquistas pela natureza e pelo meio ambiente? Está procurando por informações sobre Anarquismo e ecologia? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a História do anarquismo? Está procurando por informações sobre a História do anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a luta do Anarquismo contra o Capitalismo? Está procurando por informações sobre Anarquismo e a luta contra o Capitalismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoO colapso dos estados socialistas e a crise em curso do capitalismo ocidental – ambos provocados pela oposição popular de base.
Continue lendoOs anarquistas são contra o nacionalismo; todo mundo sabe disso. Em vez de solidariedade através das fronteiras e antagonismo anti-hierárquico dentro deles.
Continue lendoUm sofisma – outro mais – está sendo ouvido por alguns anos. O discurso desse sofisma vem de grupos e vozes que propõem tornar o anarquismo um movimento que adota as formas de partidos de esquerda.
Continue lendoO individualismo, da forma como é concebido pelo liberalismo clássico, se apoiava, para começar, numa ficção.
Continue lendoOs anarquistas são socialistas libertários, por isso acreditamos que a igualdade social e a oportunidade para todas as pessoas devem substituir a propriedade, a riqueza e o privilégio como o principal valor da sociedade.
Continue lendoPiotr Kropotkin dedicou grande parte de seus prolíficos escritos anarquistas a dois temas relacionados: examinar o funcionamento real das economias.
Continue lendoDiferente de outras idealizações de sociedades humanas, como o capitalismo ou o comunismo, quando se trata do anarquismo.
Continue lendoO anarco-comunismo tem sido considerado por outras correntes anarquistas como uma relação pobre e desprezada.
Continue lendoA ciência tem sido tradicionalmente considerada pelo anarquismo como uma vaidade burguesa que ao longo da história se tornou um instrumento de poder para a dominação e exploração do povo e dos recursos naturais.
Continue lendoO anarquismo é uma ideologia política que prega a abolição do Estado e a organização social baseada na cooperação voluntária e autogestão.
Continue lendoEste ensaio explora a perspectiva de alcançar uma moralidade não coercitiva que possa permitir a realização simultânea de liberdade individual máxima e comunidade estável.
Continue lendoUm libertário espanhol, José López Montenegro, escreve em 1871: “A minha liberdade é o direito à vida com todas as alegrias e magnificências que a natureza facilita, reforçada pela genialidade de meus semelhantes.
Continue lendoPequena nota: neste texto o autor, quando discute o pensamento anarquista de Mikhail Bakunin, baseia-se na sua obra mas dá particular ênfase ao escrito «A Reação na Alemanha» de 1842.
Continue lendoVou começar esse debate com uma pequena consideração antes de entrar em cheio no problema. O tema geral de nossos debates.
Continue lendoOs elementos problemáticos e o caráter incompleto da práxis teórica anarquista não encontram soluções numa mutação genética baseada na recusa da luta de classes ou num posicionamento.
Continue lendoEm 2016 comemoram-se 90 anos da primeira publicação da chamada Plataforma, que é aqui apresentada, neste momento, numa nova tradução ao português.
Continue lendoRecentemente tive a oportunidade de participar da conferência acadêmica internacional “Hierarquia e Poder na História das Civilizações”, organizada pela Academia Russa de Ciências, em Moscou.
Continue lendoA justiça é um conceito multifacetado e, portanto, talvez um incômodo para negar com um golpe da caneta.
Continue lendoUm ensaio sobre filosofia desde 1848, seu declínio após a Primeira Guerra Mundial, tenta salvar suas contribuições valiosas e promover seu desenvolvimento a partir da década de 1920.
Continue lendoUm poder de tipo soberania é substituído por um poder que poderíamos dizer de disciplina, e cujo efeito não é em absoluto consagrar o poder de alguém.
Continue lendoA palavra “interseccionalidade” têm sido utilizada com frequência em meios de Esquerda, muitas vezes sem reflexão apropriada em relação aos seus significados.
Continue lendoPelo paquete Arlanza seguiram ontem deportados para Portugal e Espanha mais sete indesejáveis dinamiteiros e perigosos anarquistas.
Continue lendoO fato de que o Estado moderno tenha a forma de organização de uma autoridade fundada sobre a arbitrariedade e a violência na vida social dos explorados.
Continue lendo1 – Anarquismo, n.1. A doutrina que diz que a sociedade estatal é possível e desejável. Obsoleto. 2. Regra feita pelos anarquistas.
Continue lendoA autogestão, nos seus mais variados e ricos significados, esteve, desde sempre, estreitamente associada ao desenvolvimento das técnicas, ainda que esta associação nem sempre tenha merecido a atenção que seria de desejar.
Continue lendoLocal de trabalho e comunidade são os polos em que se tem centrado, ao longo da história, a teoria e pratica social radical.
Continue lendoA organização específica do movimento anarquista é uma instância própria como está implícita na designação, com peculiaridades que definem princípios básicos, de cuja prática depende sua existência.
Continue lendo“Noam Chomsky é o culpado dessa situação, ou seja, porque ainda não temos bons programas de tradução automática.
Continue lendoO termo “grupos de afinidade” é a tradução do espanhol “grupos de afinidad”, nome de um tipo de organização criada na época anterior a Franco.
Continue lendoA razão do fracasso da revolução Russa, conduzida como foi pelo partido comunista, é agora clara. O poder político do partido, organizado e centralizado no Estado.
Continue lendoÉ muito frequente acreditar que pelo fato de dizermo-nos revolucionários, achamos que o advento da anarquia deva produzir-se de uma só vez
Continue lendoO movimento anarquista no Brasil tem um percurso tão longo e rico quanto desconhecido não só pela população em geral, mas por estudiosos e grande parte dos militantes atuais.
Continue lendoA um exame atento, as milhares de leis que existem para regular a humanidade parecem estar divididas em três categorias principais: proteção da propriedade, proteção dos indivíduos, proteção do governo.
Continue lendoJudith Butler é filósofa pós-estruturalista, feminista e teórica da Queer Theory Suas reflexões contribuíram para renovar amplamente os estudos feministas e as teorias de gênero.
Continue lendoNão fingimos, à imitação dos republicanos italianos, que existe apenas um grupo sociológico especial, nosso ou estrangeiro.
Continue lendoNeste trabalho, trago à tona as crônicas de Neno Vasco que foram publicadas no livro Da porta da Europa e na imprensa anarquista e operária do Brasil e de Portugal.
Continue lendoLENARD, Ricardo. Anarquismo e renovação da cultura: Max Nettlau e o projeto emancipatório na La Revista Blanca. 2019.
Continue lendoEste trabalho busca analisar historicamente o periódico anarquista intitulado A Plebe nos anos de 1917 a 1920 visando compreender sua ação entre os trabalhadores.
Continue lendoEsse trabalho estuda as formas pelas quais se deu a presença do anarquismo na Paraíba entre 1890 e 1930.
Continue lendoPara perscrutar alguns fragmentos da biografia de Neno Vasco, trago à tona neste trabalho suas crônicas que foram publicadas no livro Da Porta da Europa e na imprensa anarquista e operária do Brasil e de Portugal.
Continue lendoA ideia de radicalismo político em meio às lutas operárias da França do final do século XIX remete ao anarquismo naquele país.
Continue lendoEsta é uma tentativa de realizar um experimento de antropologia anarquista, juntamente aos Mebengokré (Kayapó).
Continue lendoAnarquismo Social e Organização, conforme notará o leitor, constitui um documento programático de uma organização política anarquista.
Continue lendoExiste uma dificuldade em apresentar Élisée Reclus, teria sido ele um Geógrafo Anarquista ou um Anarquista Geógrafo?
Continue lendoEste artigo discorre sobre uma entre muitas formas que o homem pode entender para a convivência em sociedade.
Continue lendoEntram com 16 meses, saem com 16 anos. Entram livres, saem libertários. Entram de fraldas, saem com as vestes ideológicas da anarquia.
Continue lendoCharles-Ange Laisant. Charles-Ange Laisant (Indre, 1 de novembro de 1841 – 5 de maio de 1920) foi um político e matemático francês…
Continue lendoEntre os anos de 1906 e 1936, particularmente, o movimento e as idéias anarquistas contribuíram para o desenvolvimento da identidade
Continue lendoEstudo das reflexões do anarquista francês Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865) e do anarquista italiano Errico Malatesta (1853-1932) sobre o exercício do
Continue lendoAnarquismo é uma ideologia política que defende a ideia de um mundo sem governo, no qual todos os indivíduos são
Continue lendoA civilização moderna enfrenta três crises potencialmente catastróficas: (1) colapso social, um termo que revela o crescimento da pobreza, dos
Continue lendoNos anos 1990 é colocado em evidência pelo pós-anarquismo um certo número de analogias entre o pensamento anarquista dos séculos
Continue lendoGeografias anarquistas: uma breve genealogia. Anarquismo e geografia têm uma longa relação de proximidade. Como todo extenso romance…
Continue lendoA revolução em Rojava jin, jiyan, azadî (mulheres, vida, liberdade). O povo curdo é a maior nação sem Estado do mundo….
Continue lendo“Há uma categoria de homens e mulheres jovens e fortes que querem dar a própria vida por algo. A propaganda faz essas
Continue lendoComunidade no Paraná formou primeiro registro de colônia anarquista da América Latina. Colônia Cecília foi formada por imigrantes italianos…
Continue lendoDentro de uma perspectiva de pesquisa-ação participativa, e a partir de um processo metodológico designado aqui por “etnografia partilhada”, este
Continue lendoAnarquismo (do grego ἀναρχος, transl. anarkhos, que significa “sem governantes”, a partir do prefixo ἀν-, an-, “sem” + ἄρχή, arkhê, “soberania, reino, magistratura”[3] + o sufixo -ισμός, -ismós, da raiz verbal -ιζειν, -izein) é uma filosofia política que engloba teorias, métodos
Continue lendoO ciclo de protestos iniciado no Brasil em Junho de 2013 trouxe à cena pública o debate sobre movimentos sociais
Continue lendoEste texto tem como proposta pensar a questão da leitura no Brasil do início do século XX, a partir de
Continue lendoResumo: Este artigo discute a distinção entre as categorias ciência e doutrina/ideologia na obra do anarquista italiano Errico Malatesta, uma
Continue lendoOriginado das lutas operárias do século XIX, sobretudo das experiências da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT) e da Comuna de
Continue lendoEste trabalho se propôs discutir os significados da ação direta e sua relação comos anarquismos. Busquei, primeiramente, uma compreensão “ampliada”
Continue lendoNovos modos de subjetivar: a experiência da organização Mujeres Libres na Revolução Espanhola (Margareth Rago).
Continue lendoPierre-Joseph Proudhon e Educação Tecnicista. O presente artigo centra-se em debater sobre Pierre-Joseph Proudhon (1809-1865)…
Continue lendoAs Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. Para atender à proposta do “projeto 20 anos do HISTEDBR”, que me incumbiu de…
Continue lendoA trajetória militante de Adelino de Pinho: passos anarquistas na educação e no sindicalismo. Procurando investigar a trajetória…
Continue lendoO anarquismo está de volta? O anarquismo está de volta? O anarquismo, como visão política de uma ordem social alternativa, tem conhecido…
Continue lendoAnarquismo e Educação: os desafios para uma pedagogia libertária hoje! O propósito deste artigo é problematizar os sentidos e possibilidades…
Continue lendoA História na visão de anarquistas. Objetiva-se analisar como foi abordada a História por alguns pensadores e “teóricos” do anarquismo.
Continue lendoGeografia, educação libertária e escola pública na Europa entre os séculos XIX e XX: um programa de emancipação através do saber.
Continue lendoErrico Malatesta — Revolta e ética anarquista. O anarquismo em sua gênese, em suas aspirações, em seus métodos de luta não está…
Continue lendo