Kropotkin, a auto-valorização e a crise do marxismo — Harry Cleaver
O colapso dos estados socialistas e a crise em curso do capitalismo ocidental – ambos provocados pela oposição popular de base.
Continue lendoⒶ Anarquista – Anarquismo Ⓐ Anarquista.Net
O portal anarquista.net surgiu da necessidade de interpretar a realidade imposta pelos senhores do capital, da mídia, da igreja e do Estado, a partir de uma perspectiva anarquista.
O colapso dos estados socialistas e a crise em curso do capitalismo ocidental – ambos provocados pela oposição popular de base.
Continue lendoTemos o prazer de apresentar “Horizontalism: Anarchism, Power and the State” de Mark Bray, que aparece como um capítulo na coleção Anarchism: A Conceptual Approach from Routledge.
Continue lendoA Bolívia é um país inserido em um processo de mudança política de natureza anti-imperialista, anticolonial e anti-neoliberal.
Continue lendoO que vou me referir aqui como “aquiescência mútua” é o adesivo social que cimenta os tijolos da alienação e da opressão que estruturam nossas vidas diárias em uma parede de dominação.
Continue lendoUm sofisma – outro mais – está sendo ouvido por alguns anos. O discurso desse sofisma vem de grupos e vozes que propõem tornar o anarquismo um movimento que adota as formas de partidos de esquerda.
Continue lendoHoje quando os movimentos verdes e sociais se consolidaram em quase todos os países do Primeiro Mundo, quando estão crescendo em outros lugares.
Continue lendoPiotr Kropotkin dedicou grande parte de seus prolíficos escritos anarquistas a dois temas relacionados: examinar o funcionamento real das economias.
Continue lendoFalar de crítica à civilização é sempre delicado. Quem toca nesse assunto pode ser facilmente acusado de sugerir um fim catastrófico para a sociedade industrial.
Continue lendoTratar da “origem e evolução dos dois comunismos, o libertário e o autoritário, apontando as diferenças fundamentais que os separam” é certamente um tema interessante que me foi proposto e que desenvolverei com praze.
Continue lendoEste ensaio explora a perspectiva de alcançar uma moralidade não coercitiva que possa permitir a realização simultânea de liberdade individual máxima e comunidade estável.
Continue lendoUm libertário espanhol, José López Montenegro, escreve em 1871: “A minha liberdade é o direito à vida com todas as alegrias e magnificências que a natureza facilita, reforçada pela genialidade de meus semelhantes.
Continue lendoComo o Marxismo, e o socialismo estatista em geral, têm sido cada vez mais desacreditados, tem havido uma tendência dos esquerdistas se voltarem para outra tradição.
Continue lendoPequena nota: neste texto o autor, quando discute o pensamento anarquista de Mikhail Bakunin, baseia-se na sua obra mas dá particular ênfase ao escrito «A Reação na Alemanha» de 1842.
Continue lendoAs grandes descobertas científicas do século XIX e a crítica vitoriosa que a ciência opôs às mentiras e erros das religiões.
Continue lendoAs perspectivas para o anarquismo no continente africano estão, em última análise, inextricavelmente ligadas ao futuro do anarquismo em todo o mundo.
Continue lendoVou começar esse debate com uma pequena consideração antes de entrar em cheio no problema. O tema geral de nossos debates.
Continue lendoOs elementos problemáticos e o caráter incompleto da práxis teórica anarquista não encontram soluções numa mutação genética baseada na recusa da luta de classes ou num posicionamento.
Continue lendoUm ensaio sobre filosofia desde 1848, seu declínio após a Primeira Guerra Mundial, tenta salvar suas contribuições valiosas e promover seu desenvolvimento a partir da década de 1920.
Continue lendoUm poder de tipo soberania é substituído por um poder que poderíamos dizer de disciplina, e cujo efeito não é em absoluto consagrar o poder de alguém.
Continue lendoA palavra “interseccionalidade” têm sido utilizada com frequência em meios de Esquerda, muitas vezes sem reflexão apropriada em relação aos seus significados.
Continue lendo1 – Anarquismo, n.1. A doutrina que diz que a sociedade estatal é possível e desejável. Obsoleto. 2. Regra feita pelos anarquistas.
Continue lendoEntre os diversos procedimentos situacionistas, a deriva se apresenta como uma técnica ininterrupta através de diversos ambientes.
Continue lendoA autogestão, nos seus mais variados e ricos significados, esteve, desde sempre, estreitamente associada ao desenvolvimento das técnicas, ainda que esta associação nem sempre tenha merecido a atenção que seria de desejar.
Continue lendoLocal de trabalho e comunidade são os polos em que se tem centrado, ao longo da história, a teoria e pratica social radical.
Continue lendoUm dos mais conhecidos panfletos de Murray Bookchin, Escuta, Marxista! visava predominantemente estudantes influenciados pelo Maoist Progressive Labor Party.
Continue lendo“Noam Chomsky é o culpado dessa situação, ou seja, porque ainda não temos bons programas de tradução automática.
Continue lendoA razão do fracasso da revolução Russa, conduzida como foi pelo partido comunista, é agora clara. O poder político do partido, organizado e centralizado no Estado.
Continue lendoTantas vezes anunciada como superada ao longo de mais de um século, a teoria marxista tem despertado um significativo e abrangente interesse em todo o mundo.
Continue lendoA Educação Integral na Perspectiva Anarquista: Reflexões a partir das Experiências das Escolas Modernas de São Paulo. Este trabalho tem…
Continue lendoA importância do estudo marxista “Para mim, será bem-vindo qualquer juízo de crítica científica”, assim escrevia Marx no prefácio à
Continue lendo