Categoria: Livros

O Circulus em Universalidade - Joseph Déjacque

O Circulus em Universalidade – Joseph Déjacque

O circulus na universalidade é a destruição de todas as religiões, de todas as arbitrariedades, sejam elisias ou tartáricas, celestiais ou infernais. O movimento no infinito é um progresso infinito. Sendo assim, o mundo já não pode ser uma dualidade, mente e matéria, corpo e alma, o que quer dizer mutável e imutável, o que implica contradição – movimento excluindo imobilidade e vice-versa – mas deve ser, absolutamente ao contrário, uma unidade infinita de substância sempre mutável e sempre móvel, que implica em perfectibilidade.

Continue lendo
Para Um Novo Municipalismo - Murray Bookchin

Para Um Novo Municipalismo – Murray Bookchin

Para Um Novo Municipalismo – Murray Bookchin. Dada a crescente centralização do estado e a depressão de todas as formas sociais…

Continue lendo
Anarquismo: Uma história do anti-racismo - Anônimo

Anarquismo: Uma história do anti-racismo – Anônimo

Os anarquistas são socialistas libertários, por isso acreditamos que a igualdade social e a oportunidade para todas as pessoas devem substituir a propriedade, a riqueza e o privilégio como o principal valor da sociedade.

Continue lendo
Comunismo Autoritário e Comunismo Libertário - Max Nettlau

Comunismo Autoritário e Comunismo Libertário – Max Nettlau

Tratar da “origem e evolução dos dois comunismos, o libertário e o autoritário, apontando as diferenças fundamentais que os separam” é certamente um tema interessante que me foi proposto e que desenvolverei com praze.

Continue lendo
Ciência, Filosofia da ciência e Anarquismo - Iker Dobarro del Moral

Ciência, Filosofia da ciência e Anarquismo – Iker Dobarro del Moral

A ciência tem sido tradicionalmente considerada pelo anarquismo como uma vaidade burguesa que ao longo da história se tornou um instrumento de poder para a dominação e exploração do povo e dos recursos naturais.

Continue lendo
A Sociedade burguesa desde a perspectiva Anarquista - Ramón Eduardo Azócar Añez

A Sociedade burguesa desde a perspectiva Anarquista – Ramón Eduardo Azócar Añez

Um libertário espanhol, José López Montenegro, escreve em 1871: “A minha liberdade é o direito à vida com todas as alegrias e magnificências que a natureza facilita, reforçada pela genialidade de meus semelhantes.

Continue lendo
Bakunin, classes e pós-anarquismo - Mark Leier

Bakunin, classes e pós-anarquismo – Mark Leier

Pequena nota: neste texto o autor, quando discute o pensamento anarquista de Mikhail Bakunin, baseia-se na sua obra mas dá particular ênfase ao escrito «A Reação na Alemanha» de 1842.

Continue lendo
A miséria do Apoliticismo e as raízes de esquerda do Anarquismo - Rafael Viana da Silva

A miséria do Apoliticismo e as raízes de esquerda do Anarquismo – Rafael Viana da Silva

Os elementos problemáticos e o caráter incompleto da práxis teórica anarquista não encontram soluções numa mutação genética baseada na recusa da luta de classes ou num posicionamento.

Continue lendo
A diferença entre Anarquia e Academia - Peter Gelderloos

A diferença entre Anarquia e Academia – Peter Gelderloos

Recentemente tive a oportunidade de participar da conferência acadêmica internacional “Hierarquia e Poder na História das Civilizações”, organizada pela Academia Russa de Ciências, em Moscou.

Continue lendo
Uma leitura Anarquista da Interseccionalidade - Coletivo Planètes

Uma leitura Anarquista da Interseccionalidade – Coletivo Planètes

A palavra “interseccionalidade” têm sido utilizada com frequência em meios de Esquerda, muitas vezes sem reflexão apropriada em relação aos seus significados.

Continue lendo
A Luta contra o Estado - Nestor Makhno

A Luta contra o Estado – Nestor Makhno

O fato de que o Estado moderno tenha a forma de organização de uma autoridade fundada sobre a arbitrariedade e a violência na vida social dos explorados.

Continue lendo
Autogestão e Tecnologias Alternativas - Murray Bookchin

Autogestão e Tecnologias Alternativas – Murray Bookchin

A autogestão, nos seus mais variados e ricos significados, esteve, desde sempre, estreitamente associada ao desenvolvimento das técnicas, ainda que esta associação nem sempre tenha merecido a atenção que seria de desejar.

Continue lendo
"Paz entre nós, guerra aos senhores": O internacionalismo anarquistas e as articulações políticas e sindicais nos grupos e periódicos Guerra Sociale e A Plebe na segunda década do século XX em São Paulo

“Paz entre nós, guerra aos senhores”: O internacionalismo anarquistas e as articulações políticas e sindicais nos grupos e periódicos Guerra Sociale e A Plebe na segunda década do século XX em São Paulo

Os periódicos confeccionados e lidos pelos trabalhadores, grupos subalternos e militantes no contexto da Primeira República em São Paulo foram um dos principais vetores de divulgação e mobilização política.

Continue lendo
Fragmentos biográficos de um Anarquista na Porta da Europa: A escrita Cronística como escrita de si em Neno Vasco

Fragmentos biográficos de um Anarquista na Porta da Europa: A escrita Cronística como escrita de si em Neno Vasco

Para perscrutar alguns fragmentos da biografia de Neno Vasco, trago à tona neste trabalho suas crônicas que foram publicadas no livro Da Porta da Europa e na imprensa anarquista e operária do Brasil e de Portugal.

Continue lendo

Perspectivas de Leitura e educação: algumas reflexões sobre o acesso à informação e a militância anarquista no Brasil na Primeira República.

Este texto tem como proposta pensar a questão da leitura no Brasil do início do século XX, a partir de

Continue lendo

Sexualidade, amor e moral no anarquismo espanhol: reflexões a partir de Lucía Sánchez Saornil

Sexualidade, amor e moral no anarquismo espanhol: reflexões a partir de Lucía Sánchez Saornil. Em nossos centros, basta um jovem se…

Continue lendo

Da Periferia para o Centro: Apresentação em Rudolf de Jong, “A Concepção Libertária da Transformação Sujeito Social Revolucionária”

Da Periferia para o Centro: Apresentação em Rudolf de Jong, “A Concepção Libertária da Transformação Sujeito Social Revolucionária”.

Continue lendo
A trajetória militante de Adelino de Pinho: passos anarquistas na educação e no sindicalismo

A trajetória militante de Adelino de Pinho: passos anarquistas na educação e no sindicalismo

A trajetória militante de Adelino de Pinho: passos anarquistas na educação e no sindicalismo. Procurando investigar a trajetória…

Continue lendo
O anarquismo está de volta?

O anarquismo está de volta?

O anarquismo está de volta? O anarquismo está de volta? O anarquismo, como visão política de uma ordem social alternativa, tem conhecido…

Continue lendo
Errico Malatesta — Revolta e ética anarquista

Errico Malatesta — Revolta e Ética Anarquista

Errico Malatesta — Revolta e ética anarquista. O anarquismo em sua gênese, em suas aspirações, em seus métodos de luta não está…

Continue lendo
Anarquismo e a Revolução Negra

Anarquismo e a Revolução Negra

Anarquismo e a Revolução Negra. brancos. Isto é um erro tanto estratégico, quanto político, que condenou o movimento anarquista fazer…

Continue lendo
Livro - Olhares Feministas em PDF

Livro – Olhares Feministas em PDF

Livro – Olhares Feministas em PDF. Transformar a educação e suas instituições em um canal de transformação da sociedade é um desafio

Continue lendo
A Educação Integral na Perspectiva Anarquista: Reflexões a partir das Experiências das Escolas Modernas de São Paulo

A Educação Integral na Perspectiva Anarquista: Reflexões a partir das Experiências das Escolas Modernas de São Paulo

A Educação Integral na Perspectiva Anarquista: Reflexões a partir das Experiências das Escolas Modernas de São Paulo. Este trabalho tem…

Continue lendo
A presença anarquista na américa central segundo suas fontes documentais (1910-1930)

A presença anarquista na américa central segundo suas fontes documentais (1910-1930)

A presença anarquista na américa central segundo suas fontes documentais (1910-1930).. O anarquismo é uma corrente de pensamento,,,

Continue lendo
Editora Achiamé

Achiamé

Achiamé. A Editora Achiamé é uma editora anarquista brasileira fundada em dezembro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro.

Continue lendo
Uma ilustração de Peter Kropotkin, mostrando-o escapando na carruagem aberta puxada pelo cavalo Bárbaro; dois anos depois, Bárbaro ajudou Stepniak, amigo de Kropotkin, a escapar também, depois que Stepniak assassinou o chefe da polícia secreta russa.

Peter Kropotkin foge da prisão em 30 de junho de 1876, Um conto de Derring-Do na ocasião de seu aniversário.

Peter Kropotkin foge da prisão em 30 de junho de 1876, Um conto de Derring-Do na ocasião de seu aniversário. Nascido em 9 de dezembro…

Continue lendo