Sindicalismo Revolucionário e Luta Armada – A Trajetória da Federação Anarquista Uruguaia

A presente dissertação tem como objetivo analisar a incidência da Federação Anarquista Uruguaia (FAU) nas lutas sociais do Uruguai entre os anos 1968-1973. Fundada em 1956, a FAU se alimentou de uma grande influência de anarquistas como Malatesta e Bakunin, além de inúmeras experiências do movimento operário no país, como foi o caso dos sindicatos autônomos e os grêmios solidários. Posta na clandestinidade junto a outras organizações de esquerda em dezembro de 1967, a FAU seguiu desenvolvendo uma consistente atuação político-social.

Sindicalismo Revolucionário e Luta Armada - A Trajetória da Federação Anarquista Uruguaia

Nesse período, compreendido pela organização enquanto uma “ditadura constitucional”, ampliou de forma considerável seu raio de influência no movimento sindical e estudantil, conformando uma importante organização de massas, a Resistencia Obrero Estudiantil (ROE) além de impulsionar um campo de agrupações sindicais que sustentavam uma oposição de esquerda à política do Partido Comunista Uruguaio no movimento sindical, a Tendencia Combativa. Também participou ativamente no processo de unificação do movimento sindical, que culmina na conformação da Convención Nacional de Trabajadores (CNT). Além de galgar uma significativa expressão nas lutas de massas, a FAU também desenvolveu um pequeno, embora eficaz, aparato armado, a Organización Popular Revolucionaria 33 Orientales (OPR-33). Apesar de reivindicar expressamente a luta armada como via revolucionária, esta organização não abarcou nas teses do foquismo, que tanto influenciaram organizações no continente, sustentando um projeto de luta armada articulado e e dirigido por uma organização política, com incidência de massas. A luta armada era compreendida, portanto, enquanto uma expressão de auto defesa e impulso das lutas de massas.

Mais buscados

8 de março dia internacional da mulher (2)103 Perguntas e Respostas sobre Anarquismo (2)A Filosofia do Anarquismo de Herbert Read – Livro (2)Agroecologia (2)Aloe Vera (2)AnarcoFeminismo (2)Anarquismo (5)Anarquismo sem adjetivos por Angelo Bandoni (1)Anarquismo social (2)Anarquismo Verde (3)Anarquista (2)Anarquistas Conhecidos (3)Anarquistas Votam? (2)Anti-militarismo (2)Babosa (2)Baixar em PDF Materialismo Historico de Mikhail Bakuni (1)Capitalismo (2)Características do Fascismo (2)Comunismo e Socialismo (2)Dia do Livro (2)dia do trabalhador (2)Emiliano Zapata (2)Emma Goldman (2)Energia Limpa (2)espiritualidade (2)Estado (2)Fascismo (2)feminismo liberal (2)feminismo radical (2)Herbert Read (2)História da Federação Anarquista Uruguaia (1)História do Anarquismo (2)Ideias da Federação Anarquista Uruguaia (1)jornais anarquistas (2)livro anarquista (2)maioridade penal (2)Marco Civil (2)Meditação (2)Monsanto (2)Patriarquismo (2)Patriotismo (2)Permacultura (2)Quarta Internacional (pós-reunificação) (2)Socialismo (2)Veganismo (2)