A Marselhesa do Fogo
Em “A Marselhesa do Fogo”, o poeta Neno Vasco nos convoca para entrar na dança revolucionária
que fará a sociedade capitalista ser consumida em chamas. A pesquisa e edição são de Thiago
Lemos Silva
Ⓐ Anarquista – Anarquismo Ⓐ Anarquista.Net
O portal anarquista.net surgiu da necessidade de interpretar a realidade imposta pelos senhores do capital, da mídia, da igreja e do Estado, a partir de uma perspectiva anarquista.
Em “A Marselhesa do Fogo”, o poeta Neno Vasco nos convoca para entrar na dança revolucionária
que fará a sociedade capitalista ser consumida em chamas. A pesquisa e edição são de Thiago
Lemos Silva
Os trabalhadores cuja força e os músculos são tão admirados pelos pálidos e débeis rebentos dos ricos, mas cujo trabalho
Continue lendoImitemos um pouco a sabedoria dos nossos adversários. Vejam, todos os governos têm na boca a palavra liberdade, enquanto os seus atos são reacionários.
Continue lendoO anarquismo é produto do movimento de massas e não pode jamais dissociar-se da prática. Na realidade, o anarquismo não é um sonho inútil que transcende ao tempo.
Continue lendoAção direta – isto é, qualquer tipo de ação que ultrapassa canais políticos estabelecidos para alcançar os objetivos diretamente.
Continue lendoO anarquismo, depois de haver descoberto uma segunda fonte de inspiração no sindicalismo revolucionário.
Continue lendoAlexander Berkman: Imigrante russo que se tornou proeminente anarquista nos EUA. Cometeu um atentado contra um industrial durante uma greve operária e passou 14 anos na prisão.
Continue lendoLamentavelmente, ainda por aí até certo ponto, passando pelas moções e em alguns casos encontrando novas formas de embalar a mesma merda.
Continue lendoO Estado não é nada além de dominação e exploração regularizadas e sistematizadas. Devemos tentar demonstrar isto examinando as consequências.
Continue lendoEsta canção é uma paródia da La Carmagnole, canção que exaltava feitos dos Sans Cullote em diversos episódios da Revolução Francesa.
Continue lendoO debate sobre libertação animal é muito recente no meio marxista. Mesmo concordando com o raciocínio geral do autor e boa parte de suas afirmações, sua crítica não adentra realmente no debate a que se pretende.
Continue lendoQuando há miríades de séculos, os habitantes do planeta já existentes observavam o espaço ao redor do nosso atual Sol, eles haviam de descobrir uma pequena névoa, girando-lhe ao redor.
Continue lendoAlguns companheiros anarquistas concordam comigo que o anarco primitivismo tem um grande acerto que é a crítica à civilização.
Continue lendoOnde começa a história humana? Seria com a criação da agricultura no crescente fértil, que permitiu ao ser humano se estabelecer num lugar fixo.
Continue lendoA anarquia foi muitas vezes definida como a luta autônoma do povo contra o Estado, o Capital e toda forma de autoridade.
Continue lendoVocê sabe como o anarquismo aborda a questão da autogestão e da organização da sociedade sem a intervenção do Estado? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe se existem diferentes correntes dentro do anarquismo? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe como o anarquismo se relaciona com questões sociais, como a desigualdade, a opressão e a luta de classes? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoResposta à crítica de Murray Bookchin – Contraciv. Não é preciso nenhuma
Continue lendoOutro exemplo de aplicação prática do anarquismo ocorreu na Ucrânia, durante a Revolução Russa de 1917. O movimento anarquista…
Continue lendoVocê sabe qual é a visão anarquista em relação ao uso da violência como forma de resistência política? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe como o anarquismo se relaciona com os movimentos sociais contemporâneos e suas demandas por justiça social? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe quais são as estratégias propostas pelo anarquismo para alcançar uma sociedade sem Estado e sem hierarquias? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe quais são as principais críticas e objeções levantadas contra o anarquismo? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe como o anarquismo lida com a noção de liberdade individual e coletiva? Está procurando por informações sobre o anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe como o anarquismo enxerga o Estado e a autoridade? Está procurando por informações sobre anarquismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a defesa dos direitos dos trabalhadores? Está procurando por informações sobre anarquismo e sindicalismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece alguma perspectiva libertária sobre a busca pelo sentido da vida? Está procurando por informações sobre anarquismo e espiritualidade? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a defesa da dignidade e da liberdade? Está procurando por informações sobre anarquismo e direitos humanos? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a luta do anarquismo contra o sistema opressor? Está procurando por informações sobre anarquismo e a luta contra o sistema opressor? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a luta pela autonomia das comunidades? Está procurando por informações sobre anarquismo e descentralização? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a luta contra o autoritarismo e o totalitarismo? Está procurando por informações sobre Anarquismo e a luta contra o autoritarismo e o totalitarismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a luta pela participação popular nas decisões políticas? Está procurando por informações sobre anarquismo e democracia direta? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a relação entre anarquismo e tecnologia? Está procurando por informações sobre Anarquismo e tecnologia? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a relação entre o anarquismo e a cultura? Está procurando por informações sobre anarquismo e cultura? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoA tirania social é muitas vezes esmagadora e fatal, “domina os homens pelos costumes, pela moral, pela massa de sentimentos, preconceitos
Continue lendoVocê já ouviu falar sobre a defesa dos anarquistas pela natureza e pelo meio ambiente? Está procurando por informações sobre Anarquismo e ecologia? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê sabe o papel das mulheres no movimento anarquista? Está procurando por informações sobre Anarquismo e feminismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a relação entre o anarquismo e o sindicalismo? Está procurando por informações sobre anarquismo e sindicalismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a História do anarquismo? Está procurando por informações sobre o surgimento do anarquismo na Europa no século XIX? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoVocê conhece a luta do Anarquismo contra o Capitalismo? Está procurando por informações sobre Anarquismo e a luta contra o Capitalismo? Veio ao lugar certo, continue lendo até o final!
Continue lendoO colapso dos estados socialistas e a crise em curso do capitalismo ocidental – ambos provocados pela oposição popular de base.
Continue lendoA ciência social e a eco-filosofia ocidentais estão permanentemente divididas entre duas imagens contraditórias da espécie humana.
Continue lendoTemos o prazer de apresentar “Horizontalism: Anarchism, Power and the State” de Mark Bray, que aparece como um capítulo na coleção Anarchism: A Conceptual Approach from Routledge.
Continue lendoO movimento anarquista argentino desde começos do século XX, considerando os seus diferentes posicionamentos, divergências e encontros.
Continue lendoO que vou me referir aqui como “aquiescência mútua” é o adesivo social que cimenta os tijolos da alienação e da opressão que estruturam nossas vidas diárias em uma parede de dominação.
Continue lendoEste documento foi elaborado por ocasião do Encontro Anarquista da Cidade do México e foi apresentado em 7 de julho de 2007.
Continue lendo“A sociedade capitalista depende da exploração de classe. Não depende, no entanto do sexismo e poderia em teoria acomodar-se em grande medida a um tratamento similar de mulheres e homens.
Continue lendoMuitos anarquistas clássicos consideravam o anarquismo como um corpo de verdades elementares que apenas precisavam ser reveladas ao mundo e acreditavam que as pessoas se tornariam anarquistas uma vez expostas à lógica irresistível da idéia.
Continue lendoOs anarquistas são contra o nacionalismo; todo mundo sabe disso. Em vez de solidariedade através das fronteiras e antagonismo anti-hierárquico dentro deles.
Continue lendoUm sofisma – outro mais – está sendo ouvido por alguns anos. O discurso desse sofisma vem de grupos e vozes que propõem tornar o anarquismo um movimento que adota as formas de partidos de esquerda.
Continue lendoO poder que esta sociedade tem para destruir atingiu uma escala sem precedentes na história da humanidade.
Continue lendoHoje quando os movimentos verdes e sociais se consolidaram em quase todos os países do Primeiro Mundo, quando estão crescendo em outros lugares.
Continue lendoO individualismo, da forma como é concebido pelo liberalismo clássico, se apoiava, para começar, numa ficção.
Continue lendoOs anarquistas são socialistas libertários, por isso acreditamos que a igualdade social e a oportunidade para todas as pessoas devem substituir a propriedade, a riqueza e o privilégio como o principal valor da sociedade.
Continue lendoPara entender o que acontece (a conjuntura) é preciso poder pensar corretamente. Pensar corretamente significa ordenar e tratar adequadamente os dados que se produzem, em quantidade, sobre a realidade.
Continue lendoPiotr Kropotkin dedicou grande parte de seus prolíficos escritos anarquistas a dois temas relacionados: examinar o funcionamento real das economias.
Continue lendoVamos começar pela ideia de que a pobreza é um custo da geração de riqueza: para alguém ficar rico, outros precisam empobrecer.
Continue lendoAnarcoprimitivismo: um movimento político e ético que combina o quadro político do anarquismo com a crítica cultural fornecida pelo primitivismo.
Continue lendoDiferente de outras idealizações de sociedades humanas, como o capitalismo ou o comunismo, quando se trata do anarquismo.
Continue lendoFalar de crítica à civilização é sempre delicado. Quem toca nesse assunto pode ser facilmente acusado de sugerir um fim catastrófico para a sociedade industrial.
Continue lendoO ser humano tem cerca de 250 mil anos de idade. O modo de vida civilizado existe há cerca de 10 mil anos.O ser humano tem cerca de 250 mil anos de idade. O modo de vida civilizado existe há cerca de 10 mil anos.
Continue lendoMuitas pessoas desejam uma existência livre da autoridade coercitiva, onde cada um estaria em liberdade para fazer as escolhas de sua própria vida.
Continue lendoAnarquia é um termo que pode ter diferentes significados, dependendo do contexto em que é usado. Geralmente, o termo é usado para descrever um estado de ausência de governo ou de autoridade centralizada.
Continue lendoO anarco-comunismo tem sido considerado por outras correntes anarquistas como uma relação pobre e desprezada.
Continue lendoEste ensaio explora a perspectiva de alcançar uma moralidade não coercitiva que possa permitir a realização simultânea de liberdade individual máxima e comunidade estável.
Continue lendoUm libertário espanhol, José López Montenegro, escreve em 1871: “A minha liberdade é o direito à vida com todas as alegrias e magnificências que a natureza facilita, reforçada pela genialidade de meus semelhantes.
Continue lendoComo o Marxismo, e o socialismo estatista em geral, têm sido cada vez mais desacreditados, tem havido uma tendência dos esquerdistas se voltarem para outra tradição.
Continue lendoPequena nota: neste texto o autor, quando discute o pensamento anarquista de Mikhail Bakunin, baseia-se na sua obra mas dá particular ênfase ao escrito «A Reação na Alemanha» de 1842.
Continue lendoAs grandes descobertas científicas do século XIX e a crítica vitoriosa que a ciência opôs às mentiras e erros das religiões.
Continue lendoAs perspectivas para o anarquismo no continente africano estão, em última análise, inextricavelmente ligadas ao futuro do anarquismo em todo o mundo.
Continue lendoVou começar esse debate com uma pequena consideração antes de entrar em cheio no problema. O tema geral de nossos debates.
Continue lendoOs elementos problemáticos e o caráter incompleto da práxis teórica anarquista não encontram soluções numa mutação genética baseada na recusa da luta de classes ou num posicionamento.
Continue lendoEm 2016 comemoram-se 90 anos da primeira publicação da chamada Plataforma, que é aqui apresentada, neste momento, numa nova tradução ao português.
Continue lendoNesses dias, como em cada um dos que têm essa coisa que chamam «processo eleitoral», escutamos e vemos que dizem que o EZLN convoca à abstenção.
Continue lendoRecentemente tive a oportunidade de participar da conferência acadêmica internacional “Hierarquia e Poder na História das Civilizações”, organizada pela Academia Russa de Ciências, em Moscou.
Continue lendoA justiça é um conceito multifacetado e, portanto, talvez um incômodo para negar com um golpe da caneta.
Continue lendoEste texto é uma tradução livremente adaptada do original em inglês, What is Green Anarchy?, disponível no site.
Continue lendoUm poder de tipo soberania é substituído por um poder que poderíamos dizer de disciplina, e cujo efeito não é em absoluto consagrar o poder de alguém.
Continue lendoPelo paquete Arlanza seguiram ontem deportados para Portugal e Espanha mais sete indesejáveis dinamiteiros e perigosos anarquistas.
Continue lendo“Você precisa se educar 24 horas por dia para aprender como discutir, aprender como decidir coletivamente.
Continue lendoO fato de que o Estado moderno tenha a forma de organização de uma autoridade fundada sobre a arbitrariedade e a violência na vida social dos explorados.
Continue lendo1 – Anarquismo, n.1. A doutrina que diz que a sociedade estatal é possível e desejável. Obsoleto. 2. Regra feita pelos anarquistas.
Continue lendoEntre os diversos procedimentos situacionistas, a deriva se apresenta como uma técnica ininterrupta através de diversos ambientes.
Continue lendoA autogestão, nos seus mais variados e ricos significados, esteve, desde sempre, estreitamente associada ao desenvolvimento das técnicas, ainda que esta associação nem sempre tenha merecido a atenção que seria de desejar.
Continue lendoLocal de trabalho e comunidade são os polos em que se tem centrado, ao longo da história, a teoria e pratica social radical.
Continue lendoA organização específica do movimento anarquista é uma instância própria como está implícita na designação, com peculiaridades que definem princípios básicos, de cuja prática depende sua existência.
Continue lendo“Noam Chomsky é o culpado dessa situação, ou seja, porque ainda não temos bons programas de tradução automática.
Continue lendoA felicidade é realmente possível em um tempo de ruína? Podemos de alguma forma florescer, ter vidas completas?
Continue lendoA divisão do trabalho, que tanto contribuiu para nos submergir na crise global de nosso tempo, atua cotidianamente para impedir-nos de compreender a origem do horror atual.
Continue lendoO termo “grupos de afinidade” é a tradução do espanhol “grupos de afinidad”, nome de um tipo de organização criada na época anterior a Franco.
Continue lendoJustiça, Autoridade, termos incompatíveis, mas que o homem comum obstina-se em fazer sinônimos. Ele diz autoridade de justiça.
Continue lendo