Revolução Russa: passado e presente (2017)

O presente livro reúne um conjunto de textos que, de diferentes pontos de vista, discute a Revolução Russa e elementos dos processos políticos posteriores, inclusive seu impacto no Brasil. Os textos discutem temas como a participação das mulheres no processo revolucionário, as particularidades da construção do partido e seu impacto nas organizações comunistas brasileiras. São debatidos também os embates políticos trava-dos na União Soviética posteriormente à revolução e o papel cumprido pelo stalinismo em diferentes âmbitos da sociedade. Discute-se ainda a difusão do discurso anticomunista no século passado e a interpretações da teoria leninista entre pensadores marxistas brasileiros. Por outro lado, analisa-se a Revolução Russa como parte do tempo presente, seja a partir do balanço da obra de teóricos contemporâneos, seja pela interpretação da crise que levou ao fim da União Soviética.

Revolução Russa: passado e presente (2017)


O livro se soma a um conjunto de iniciativas que vêm sendo realizadas em função da comemoração do centenário da Revolução Russa. Por meio dessas iniciativas, vem sendo possível não apenas refletir acerca do processo revolucionário russo, como também relacionar sua experiência a questões políticas e teóricas que se enfrentam no presente.
Os textos aqui reunidos, ainda que expressem preocupações com o rigor científico, assumem uma posição política clara, embora não se limitem a críticas ou elogios mecânicos à Revolução Russa. Busca-se analisar seus diferentes aspectos e, dentro do possível, construir um balanço político e teórico que, apesar de alguma eventual crítica mais dura, não perde de perspectiva a importância fundamental da tomada do poder pelos trabalhadores da Rússia. São os trabalhadores do mundo justamente os protagonistas dos textos aqui reunidos.
Blumenau, maio de 2017
Michel Goulart da Silva

Author: admin

Deixe uma resposta