Anarquistas – Ética e Antologia de existências – Livro-Pdf

Os anarquistas não esperam pelo futuro. Acontecem a cada momento. Realizam experimentações e se apartam de programas. Vivem associados revirando-se e provocando reviravoltas no planeta. Compõem forças atuantes que marcam presenças, não temem ser nocivos, querem inventar uma nova sociedade. Atuam fortalecendo sua utopia. Para eles não há futuro livre e igualitário que não seja vivido aqui e agora. Por isso incomodam inventando costumes liberadores e libertadores.
Invenção para o anarquista não é uma palavra oca, um artifício científico, um sinônimo de criação. Inventar é surpreender, romper fronteiras atuando sobre as bordas, é desnudar a camuflagem, apanhar o transvestido de anarquista, fazer rodopiar o agente professoral que associa invenção a mentiras a serem desbaratadas, apartar-se dos preconceituosos e das doxas. Inventar é afirmar percursos, e nisto os anarquistas são imbatíveis. Enquanto os demais socialistas perseguem burocraticamente seus itinerariozinhos programáticos, filantrópicos e organizacionais, os anarquistas associados, generosos e livres aparecem e reaparecem em lugares estranhos, de terra, ar e água. Anarquista é fogo! Anarquista é como uma criança solta e livre aporrinhando os adultos envelhecidos, Os jovens entorpecidos, as mulheres prendadas, os homens chefetes,
senhoras e senhores, de terno, saia, uniformes e perucas. O anarquista não dá sossego nem para si, quanto mais para desigualdades, mandos e desmandos, escravagismos, o politicamente correto, a propriedade, o julgamento derradeiro. Anarquia é a invenção de associações de pessoas livres com seus costumes inovadores. Anarquia é vida apartada da verticalidade hierárquica, da fantasmagoria criada pela religião, da burocracia moderna, das amarras organizacionais. O anarquista vive anarquia provocando e desassossegando. Nildo Avelino compôs um livro vibrante que se diferencia não pelo que pretende mostrar de inédito ou surpreendente, mas como retrato inexato de existências que inovam sem se preocupar se estão sendo originais ou criativas. São pessoas que vivem sabendo que a vida é uma experiência única.

Author: admin

Deixe uma resposta