Homenagem – Emiliano Zapata – Aniversário de 134 anos
Hoje, 08/08/2013 comemora-se 134 anos de nascimento de Emiliano Zapata Salazar (San Miguel Anenecuilco, 8 de agosto de 1879 — Chinameca, 10 de abril de 1919). Zapata foi um importantíssimo líder combatente na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Díaz. Considerado um dos heróis nacionais mexicanos. Era conhecido como Caudilho do Sul.
Em homenagem aos seus 134 anos segue abaixo a carta que Emiliano enviou para o então presidente dos Estados Unidos(Woodrow Wilson) em 23 de Agosto de 1914
Sede em Yautepec, Morelos,
23 de agosto de 1914.
Sr. Woodrow Wilson,
presidente da os EUA. UU. da América. Washington.
Caro senhor minha conta:
Tenho visto nas declarações à imprensa você fez sobre a revolução agrária, que há quatro anos tem vindo a desenvolver nesta República, e com grande surpresa, ouvi-lo, no entanto, a distância compreendida precisão causas e os objetivos da revolução, que tomou acima aumento na região sul do México, o que teve de sofrer os despojos e extorsão de grandes proprietários de terras.
Essa crença de que você simpatizar com o movimento de emancipação agrária leva-me a explicar-lhe os fatos e antecedentes à imprensa na Cidade do México, dedicada a servir os interesses dos ricos e poderosos, que sempre trabalhou para desfigurar com calúnias infames, para o resto da América e do mundo nunca poderia explicar o significado profundo deste grande movimento proletário.
Você começa a apontar para as causas da revolução que levou.
México ainda está na época feudal completa, ou pelo menos era com a eclosão da revolução de 1910.
A poucas centenas de proprietários de terras têm monopolizado toda a terra arável da República, de ano para ano tem vindo a aumentar seus domínios, para o qual eles tiveram que tirar as pessoas da sua ejido ou áreas comuns, e seus pequenos agricultores modestos herança. Há cidades no Estado de Morelos, Cuautla similar, que não têm mesmo terreno necessário para jogar o lixo, e com razão, a terra necessária para a ampliação da população.
Eu é que os proprietários de terras, de roubo de desapropriação, um apelo hoje, amanhã com outro, foram absorvendo todas as propriedades que por direito pertencem e desde tempos imemoriais ter pertencido a povos indígenas, cuja cultura e último modo de vida desenhou para si e suas famílias.
Para extorquir dinheiro desta forma, os agricultores têm usado a legislação, que se desenvolveu sob sua sugestão, permitiu apreender grandes extensões de terra, com o pretexto de que eles são vagos, ou seja, não coberto por títulos legalmente corretas.
Desta forma, ajudado pela cumplicidade dos tribunais e meios de comunicação apelando muitas vezes ainda piores, como a redução da prisão ou consignar o exército, os pequenos proprietários que queriam tirar, os agricultores tornaram-se proprietários únicos de todos os tamanho do país, e não ter mais terras indígenas foram obrigados a trabalhar em fazendas de baixos salários e ter que suportar os maus-tratos dos latifundiários e seus administradores ou supervisores, muitos dos quais, sendo Espanhol ou filhos de espanhol, você se sentem no direito de se comportar como no tempo de Cortez, ou seja, como se eles ainda eram os conquistadores e senhores, e os “peões” meros escravos, sujeitos à lei brutal da conquista.
A posição do proprietário do terreno em relação aos peões, é totalmente igual ao que manteve o senhor feudal, o barão ou conde da Idade Média, com seus servos e vassalos.
O Squire, no México, disponível à vontade da pessoa do seu “peão”, que reduz a prisão, se você gosta, permite que você deixe o imóvel, com o argumento de que não tem dívidas nunca podem pagar, e através de dos juízes, que o dinheiro corrompe latifundiário, e os prefeitos ou “chefes políticos” que estão sempre seus aliados, o grande proprietário de terras é na verdade não ponderada, Senhor da vida e da propriedade em seus vastos domínios.
Esta situação insuportável Revolução de 1910 teve origem principalmente e diretamente tende a destruir o sistema feudal e combater o monopólio da terra nas mãos de poucos.
Mas, infelizmente, Francis I. Madero veio de uma família rica e poderosa, que possui grandes extensões de terra no Norte da República, e, como era natural, Madero foi logo entendido com outros proprietários de terras, e invocar a lei (que a lei pelos ricos e para favorecem os ricos) como pretexto para não cumprir as promessas que tinha feito para restaurar seus proprietários de terras roubadas e destruir o monopólio esmagadora dos proprietários, através da expropriação de suas terras pelo interesse público e da correspondente compensação, se a posse era legítima.
Madero falhou em suas promessas, ea revolução continua, principalmente em bairros que têm aumentado ao longo dos abusos e os despojos dos proprietários de terra, ou seja, nos estados de Morelos, Guerrero, Michoacán, Puebla, Durango, Chihuahua, Zacatecas etc. etc.
Depois, veio o golpe da Cidadela, que é o esforço feito pelos Porfiristas antigos e elementos conservadores de todos os matizes, para tomar o poder de novo, pois temiam Madero foi forçado um dia ter de manter as suas promessas, e, em seguida, a população camponesa feira entrou em alarme e efervescência revolucionária seguiu com mais vigor do que nunca, desde o golpe, seguido do assassinato de Madero, foi um desafio, um desafio para a revolução de 1910.
Em seguida, a revolução abrangia toda a extensão da República, e castigado pela experiência do passado, e eu não espero que a vitória para iniciar a distribuição de terras ea desapropriação de latifúndios. As (que aconteceu em Morelos, Guerrero, Michoacán, Puebla, Tamaulipas, Nuevo León, Chihuahua, Sonora, Durango, Zacatecas, San Luis Potosi, de tal forma que pode-se dizer que as pessoas têm fez justiça a si mesmo, como a lei não favorece e desde que a atual Constituição é mais um obstáculo do que uma defesa ou a segurança para os trabalhadores e, acima de tudo, para a aldeia camponesa.
Este último já percebeu que você tem que quebrar os velhos padrões da legislação, e vendo no Plano de Ayala condensação de seus desejos e expressão dos princípios que devem estar subjacentes a nova legislação começou a implementar tais plano, conforme exigido pela lei suprema e da justiça, que é como revolucionários em toda a República restauraram suas terras desapropriadas povos compartilharam das propriedades monstruosas e punidos com o confisco de suas propriedades para os eternos inimigos do povo, para senhores feudais, os chefes, os cúmplices da ditadura de Porfirio Díaz e os autores e cúmplices do golpe da Cidadela.
Ele pode garantir, portanto, que houvesse paz no México, enquanto não aumentar o Plano de Ayala à categoria de lei ou norma constitucional, e é cumprida em todos os lugares.
Isso não só em termos de questões sociais, ou a necessidade de distribuição de terras, mas também em relação à questão política, ou a forma de nomeação do Presidente interino que chamou as eleições e tem que começar implementar a reforma agrária.
O país está cansado de imposições, não tolera mais a ser imposta mestres ou chefes, querem participar na nomeação de seus agentes, e uma vez que é o governo interino que tem de emanar da revolução e para garantir isso, é lógico e justo que eles são os verdadeiros representantes da Revolução, ou os chefes do movimento armado, que fez a nomeação de presidente interino. Isso é garantido pelo artigo doze Ayala Plano contra os desejos de D. Venustiano Carranza e seu círculo de políticos ambiciosos, que afirmam que a escala de Carranza presidente de surpresa, ou melhor, por um golpe ousado e aplicação:
Esta convicção dos líderes revolucionários em todo o país é o único que pode escolher sabiamente presidente interino, como ela vai cuidar de olhar para um homem que, por sua experiência e idéias fornecer garantias absolutas, enquanto Carranza ou acionista que detenha grandes propriedades nos Estados Border, é uma ameaça para a aldeia de camponeses, em seguida, seguir a mesma política de Madero, cujas idéias são claramente identificados, com a única diferença de que Madero era fraco, enquanto Carranza é o homem capaz de exercer mais tremenda das ditaduras, o que causaria uma tremenda revolução, talvez mais sangrenta do que antes.
Portanto, você vai ver que ser Revolution Sul uma revolução de idéias, não de vingança ou retaliação, que a revolução tenha contraído perante o país e perante o mundo civilizado, o compromisso formal para dar plenas garantias antes e depois da vitória, para a vida e os interesses dos cidadãos nacionais e estrangeiros, e por isso estou contente de fazer isso.
Esta exposição tempo vai confirmar em sua opinião esclarecida sobre o movimento Suriano, e convencê-lo de que a minha personalidade e meu foram caluniados pela imprensa villananente banal e corrupto Cidade do México.
Melhor do que essas notas irão ilustrar a você as informações que você fornecer os Srs. indique por Dr. Charles Jenkinson e Thomas W. Reilly, os visitantes tipo deste Estado, que tiveram o prazer de oferecer a sua hospitalidade modesta, mas cordial, e para o qual gentilmente enviada através destas linhas.
De minha parte, posso dizer a você que eu entender e apreciar a nobre e político erguido dentro dos limites de respeito à soberania de cada Estado, você assumiu nesta bela e nem sempre feliz Américas.
Você pode acreditar que, enquanto a política respeita a autonomia do povo mexicano para realizar seus ideais como [e] como entende e sente que será um dos muitos simpatizantes que você tem nessa República irmã, e certamente não o menos viciados em seus servidores, o que reitera a sua apreciação particular.
O general [Emiliano Zapata.]