Meditação

meditacao







“Ao meditar deixe a porta da frente e a porta dos fundos abertas. Deixe os pensamentos chegarem e partirem, apenas não lhes sirva chá.”
– Shunryu Suzuki

Este estado desperto não é um estado místico. Não é um estado de imensidão ou um estado especial. É um estado de naturalidade e sossego. Pelos seres humanos ele é sentido como um profundo sossego, naturalidade e simplicidade.”
– Adyashsanti

Certa vez perguntaram à Buda:  “O que você ganhou meditando?”
Buda respondeu: “Nada.”
“Contudo”, disse Buda, “Deixe-me lhe dizer o que eu perdi.
Raiva, ansiedade, depressão, insegurança, medo da idade e da morte.”

“Lembre, você não medita para ganhar algo, mas para abrir mão de algo.
Nós o fazemos, não com desejo de obter, mas de deixar ir.
Se você quer algo específico da meditação, não encontrará; não será capaz de encontrar. Mas, quando seu coração estiver pronto, a paz virá procurando por você.”
— Ajahn Chah

“A meditação é uma maneira de ir para dentro de si mesmo,
de perceber que você não é o corpo e você não é a mente.

É um modo de fixar em nós mesmos, no mais profundo centro
do nosso Ser; e uma vez que você encontrou o seu centro,
você terá encontrado tanto suas raízes, quanto suas asas.”
— Osho

“A verdadeira meditação é abandonar a tentativa de manipular a experiência. À medida que você relaxa gentilmente na consciência, a contração compulsiva da mente em torno de objetos irá desaparecer. O silêncio de ser surgirá mais claramente na consciência como umas boas-vindas para descansar e permanecer. Uma atitude de receptividade aberta, livre de qualquer objetivo ou antecipação, irá facilitar a revelação da presença do silêncio e quietude como sendo a sua condição natural.
 Adyashanti 

Não tente parar os pensamentos, assim você só estará criando outro pensamento. Basta observá-los para que eles se silenciem por si só. O sábio Sri Nisagardatta Maharaj dizia: “Quando o pensamento não tem clientes, o pensamento desaparece.”



O que é realmente importante de se compreender sobre meditação é que não é o ato de meditar em si que importa, mas o estado de consciência que a meditação ajuda a assimilar e fortificar na nossa estrutura mental.
É a conexão com a essência(pura consciência) que ela vai revivendo momento após momento.

Meditação: Antes e Agora.

A Arte da Meditação – Alan Watts

O que é meditação e como praticar?

Não tem como definir a meditação, é diferente pra cada pessoa. O “mundo” é subjetivo, ou seja, depende do ponto de vista do observador. E meditação é algo que se busca dentro, não existe um manual.
O que eu entendo pelas minhas experiencias é o seguinte: O único momento que existe é o agora, o passado são só memorias, e o futuro são projeções baseados nas memorias passadas. Enquanto nós estivermos usando esses mecanismos mentais não podemos nos conectar com a “fonte”, a sua essência, a parte mais elevada de você. Pensamos constantemente sobre coisas, preocupados com o passado, preocupados com o futuro, acabamos por não viver o presente. Isso é mais profundo do que dizer só “eu estou aqui e agora”, é preciso realmente compreender essa frase em todas camadas no seu interior. A nossa verdadeira “alma” é o observador, o resto são ações da mente. O seu verdadeiro “eu” é o que observa momento após momento, infinitamente. O agora é realmente uma força poderosa, assim que o individuo disse sim para o instante, a afirmação se torna contagiosa. Explode em uma cadeia de afirmações que não conhecem limites. Dizer sim pra um instante, é dizer sim pra toda existência.

meditacao

Algumas pessoas podem achar estranho eu estar postando sobre meditação, sobre os Chakra e espiritualidade em um blog que fala sobre “o sistema”, mas na verdade é justamente esse tipo de informação que é importante ser disseminada.
Muitas pessoas passam tanto tempo estudando sobre a “maquina” que acabam esquecendo de si próprios, e se tornam a própria maquina.
Aqueles que controlam os sistemas não querem uma sociedade de pessoas pensantes que conhecem a si próprias na sua mais profunda complexidade (e simplicidade ao mesmo tempo, pois nós que complicamos tudo), não querem pessoas espalhando mensagens de amor e união e autoconhecimento. Pessoas que conhecem a si próprias, entendem melhor as pessoas e o mundo, assim teríamos mais consciência para nos unir e melhorar o mundo. Em uma sociedade unida não há guerras, não há fome, não há desigualdade, eles sabem que o poder é do povo, sempre foi, sempre será, por isso eles usam mentiras e jogos psicológicos pra nos induzir a inúmeras ilusões egoicas. Por esse motivo é vital que se de ênfase na busca do conhecimento interior mais do que no exterior.

meditacao

Abaixo algumas citações do Osho (título de reverência concedido a certos mestres na tradição Zen do BudismoBhagwan Shree Rajneesh junto com uma sequência de videos explicando a meditação de modo um pouco mais aprofundado.

“Dizer alguma coisa sobre meditação é uma contradição. Meditação é algo que você pode ter, que você pode ser, mas por sua própria natureza não é possível dizer o que ela é.

Meditar é não fazer absolutamente nada, seja física ou mentalmente. Se você começar a fazer alguma coisa, estará movendo-se para fora de seu centro. Quando estiver apenas sendo, isto é meditação. Não é possível fazê-la, não é possível praticá-la. É preciso apenas compreendê-la.

meditacao

Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Após ter experimentado esse estado de tranqüilidade, aso poucos você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Isso não significa que você tenha que fugir da vida: você se torna o centro do ciclone.

Sempre que você conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas ser. Após ter experimentado esse estado de tranqüilidade, aso poucos você começará a fazer coisas, mantendo-se alerta para que seu ser não seja perturbado. Isso não significa que você tenha que fugir da vida: você se torna o centro do ciclone. Sua vida continua e, na verdade, torna-se mais cheia de alegria, com mais visão e criatividade. Ainda assim, você está nas nuvens, um observador nas montanhas, apenas vendo o que ocorre ao seu redor.

Meditação não é ciência, não é arte, não é trabalho – é jeito. Brinque um pouco com a idéia de que não está fazendo nada. Um dia você se surpreenderá: ela terá acontecido. Basta esperar o momento certo.Dizem que devemos agarrar as oportunidades. Pois eu digo o contrário: continue aberto à meditação e, quando o momento chegar, quando você estiver realmente relaxado e aberto, a meditação irá agarrá-lo. E depois disso não o deixará mais.
— Osho Bhagwan Shree Rajneesh
O que é Iluminação?
Por Adyashanti

Via: evoluasuaconsciencia

27 Razões para começar a meditar, segundo o Budismo e outras tradições:

Benefícios fisiológicos:

1- Reduz o consumo de oxigênio.
2- Diminui a freqüência respiratória.
3- Aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a freqüência cardíaca.
4- Retarda o envelhecimento.
5- Leva a um nível mais profundo de relaxamento físico.
6- Bom para pessoas com pressão arterial elevada.
7- Reduz ataques de ansiedade através da redução dos níveis de lactato sanguíneo.
8- Diminui a tensão muscular.
9- Ajuda em doenças crônicas como alergias, artrite, etc.
10- Reduz os sintomas síndrome pré-menstrual.

Benefícios psicológicos:

11- Aumenta a auto-confiança.
12- Aumenta o nível de serotonina, influência o humor e o comportamento.
13- Resolver fobias e medos.
14- Ajuda a controlar próprios pensamentos.
15- Ajuda com o foco e a concentração.
16- Aumenta a criatividade.
17- Aumento da coerência das ondas cerebrais e melhoria da capacidade cerebral.
18- Aprendizagem e memória.
19- Aumento da sensação de vitalidade e rejuvenescimento.
20- Maior estabilidade emocional.

Benefícios espirituais:

21 -Ajuda você a descobrir o seu propósito.
22- Aumento da auto-realização.
23- Aumento da compaixão.
24- Traz corpo, mente, espírito em harmonia.
25- Experiência de uma sensação de “Unidade”.
26- Ajuda a viver no momento presente.
27- Descoberta do poder e da consciência para além do ego.

,
5 comments to “Meditação”
  1. Pessoal alienado… Buda não é que nem Jesus, Buda é um estado de iluminação, Todos nós podemos ser “Buda”. Logo “Buda” realmente disse aquilo

  2. Pingback: A grande piada cósmica por trás da Iluminação | Anarquia | Anarquismo | Anarquista - Tudo o que você precisa saber sobre Anarquia no Anarquismo/Anarchism! Organização On-Line, Ação Off-Line!!!

  3. Pingback: Chakra - Definição de Chakras | Anarquia | Anarquismo | Anarquista - Tudo o que você precisa saber sobre Anarquia no Anarquismo/Anarchism! Organização On-Line, Ação Off-Line!!!

Deixe uma resposta