Anarquismo coletivista ou AnarcoColetivismo – Vertentes do Anarquismo

Anarquismo coletivista ou AnarcoColetivismo - Vertentes do Anarquismo

Anarquismo coletivista ou AnarcoColetivismo – Vertentes do Anarquismo

O Anarquismo Coletivista ou AnarcoColetivismo é uma das vertentes clássicas do anarquismo. Trata-se de uma corrente de pensamento econômica anarquista.

O coletivismo tornou-se um movimento anarquista dominante sob a influência do revolucionário russo Mikhail Bakunin, discípulo de Pierre Joseph Proudhon, que deixou o cuidado dos camponeses e artesãos, visando um futuro em que o trabalho organizado tenha sido separado do capital, e cada grupo de trabalhadores tenha o suficiente para gerir os seus próprios meios de produção.

A propriedade dos meios de produção, distribuição e troca devem ser socializadas, administradas coletivamente pelos próprios trabalhadores reunidos em pequenas associações por afinidade onde cada um deles produz segundo a sua vontade (ou segundo o acordado) e cada um deve receber o produto íntegro de seu trabalho segundo seu mérito particular. Estas associacões a sua vez estariam confederadas através do principio federativo. No entanto este sistema federal deve buscar, segundo os coletivistas, respeitar e mesmo ampliar a autonomia das associações que autogestionam os meios de produção.

Foi defendido por, entre outros Mikail Bakunin (que enunciou seus princípios), James Guillaume e Ricardo Mella. Seus seguidores foram expulsos da Primeira Internacional pelas discrepâncias com o pensamento de Karl Marx que havia definido através de sua autoridade a hora de afrontar os problemas do proletariado. As ideias de Bakunin de contraposição do Estado e a necessidade da ação direta forjaram essas discrepâncias com a conseguinte criação do anarquismo militante como movimento operário internacional organizado. O anarcossindicalismo rapidamente colocaria em prática várias destas ideias.

One comment on “Anarquismo coletivista ou AnarcoColetivismo – Vertentes do Anarquismo
  1. Pingback: Anarquia/Anarky - O Anti-Herói Anarco-Objetivista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *