19 de abril – dia do Índio

Para entendermos a data, o dia índio, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

19-de-abril-dia-do-indio

1 Chefe Nuvem Vermelha (Ogalala-Lakota)
2 Chefe Touro Sentado (Hunkpapa-Lakota)
3 Chefe Joseph (Nez Perce)
4 Chefe cavalo americano (Ogalala-Lakota)

Existem diversas variações sobre esta imagem, que contrasta os rostos dos presidentes americanos no Monte Rushmore com os de líderes nativos, verdadeiros donos das terras que lhe foram roubadas.

Laramie de 1868, era oficialmente dos índios americanos. Mas depois de uma expedição liderada pelo General Custer que descobriu ouro lá em 1874, o Tratado de Fort Laramie foi logo desfeito e os Lakota mudaram-se para reservas.

O Lakota e outros dizem que o Monte Rushmore foi roubado/invadido pelos #USA para garimpo de ouro e conquista de terras!

Americanos, roubando terras desde sempre!

No link consta outros exemplos do conceito, bem como algumas informações sobre o legado de Mount Rushmore:
http://indiancountrytodaymedianetwork.com/2012/04/14/different-view-mount-rushmore-108274

, , ,
One comment to “19 de abril – dia do Índio”
  1. Pingback: Palavras do Chefe Seattle - Carta enviada ao presidente Franklin

Deixe uma resposta