Theodore Kaczynski o Unabomber

Theodore-kaczynski-o-Unabomber

Theodore John Kaczynski (Chicago, 22 de Maio de 1942), mais conhecido como Unabomber, é um matemático norte-americano, escritor, ativista político e terrorista, condenado a prisão perpétua na sequência de uma série de atentados à bomba, matando 3 e ferindo outras 23 pessoas.

Kaczynski nasceu em Chicago, Illinois, onde, como uma criança prodígio intelectual, se destacou academicamente desde tenra idade. Kaczynski foi aceito em Harvard University, com a idade de 16, onde obteve uma licenciatura, e mais tarde ganhou um PhD em Matemática pela Universidade de Michigan. Ele se tornou professor assistente na Universidade da Califórnia, em Berkeley aos 25 anos, mas renunciou dois anos depois.

Em 1971, mudou-se para uma cabana isolada, sem eletricidade ou água corrente, em Lincoln, Montana, onde viveu como um eremita ao aprender habilidades de sobrevivência em uma tentativa de se tornar auto-suficiente. Ele decidiu iniciar uma campanha de bombardeio, após assistir ao deserto em torno de sua casa ser destruído pelo desenvolvimento.

De 1978 a 1995, Kaczynski enviou 16 bombas a alvos, incluindo renomados cientistas, universidades e companhias aéreas, matando três pessoas e ferindo 23. Kaczynski enviou uma carta ao The New York Times em 24 de abril de 1995 e prometeu “a desistir de terrorismo” se o Times ou o Washington Post publicasse seu manifesto. Na sua Sociedade Industrial e o seu Futuro (também chamado de “Manifesto Unabomber“), ele argumentou que seus atentados foram extremos, mas necessários para atrair a atenção para a erosão da liberdade humana exigido pelas tecnologias modernas que exigem organização em larga escala.

Antes da identidade Kaczynski ser conhecida, o FBI usou o título “UNABOM” para se referir ao seu caso, o que resultou na mídia chamando-o Unabomber. Apesar dos esforços do FBI, ele não foi preso como resultado desta investigação. Em vez disso, a mulher de seu irmão e seu irmão reconheceram o estilo de Kaczynski de escrever as crenças do manifesto, e avisou o FBI. Advogados de Kaczynski foram nomeados pelo tribunal, mas ele acabou demitido porque eles queriam alegar insanidade para evitar a pena de morte, apesar de que Kaczynski não acreditava que ele era louco. Quando se tornou claro que seu julgamento pendente implicaria a exposição na televisão nacional para Kaczynski, o tribunal entrou em um acordo de confissão, sob a qual ele se declarou culpado e foi sentenciado à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Theodore Kaczynski foi designado um “terrorista doméstico” pelo FBI. Alguns autores anarquistas, como John Zerzan e John Moore, vieram em sua defesa, mantendo algumas reservas sobre suas ações e idéias.

2 comments on “Theodore Kaczynski o Unabomber
  1. Pingback: Anarquismo Verde ou Eco-Anarquismo - Vertentes do Anarquismo

  2. Pingback: História do Anarquismo | Anarquista - Tudo o que você precisa saber sobre Anarquia no Anarquismo/Anarchism! Organização On-Line, Ação Off-Line!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *