Os propietarios do Brasil

A campanha “Quem são os proprietários do Brasil?” revela quem são as empresas que concentram o poder no Brasil. O Instituto Mais Democracia (IMD) e a Cooperativa Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão (EITA) construíram o Ranking dos Proprietários do Brasil, elaborado a partir de um sistema de informação inédito que mede o poder econômico (não apenas por meio da receita destas empresas), mas também do controle, da propriedade sobre ações ordinárias (com direito a voto) que esta empresa possui de outras empresas e o quanto isso aumenta sua capacidade de influenciar os investimentos do Estado brasileiro. A metodologia foi baseada em estudos existentes sobre quantificação de poder econômico em grupos empresariais, entre os quais se destaca o artigo “The Network Control of Global Corporate Control”, da Universidade ETH de Zurique/Suíça, publicado em 2011.

Abaixo você pode ver a lista das empresas, a metodologia do ranking e a estrutura de poder por trás destas empresas.

Clique nas empresas do ranking e descubra:

– por trás de quais empresas conhecidas elas estão
– se há e qual é a participação do Estado brasileiro nestas empresas
– as pessoas que, eventualmente, as controlam

A primeira fase do ranking está pronta. Mas precisamos avançar em outras etapas, como no acesso, na comunicação e na visualização dos dados relativos à estrutura de poder por trás destas empresas.

Por isso, precisamos da colaboração de todas e todos para construir o portal da campanha “Quem são os proprietários do Brasil?”: um espaço para a disponibilização de informações sobre o poder econômico no Brasil e de debate sobre o rumo do desenvolvimento do país.

Com o apoio de vocês a esse projeto pretendemos:

− Desenvolver uma plataforma on line interativa sobre os proprietários do Brasil, com filtros que facilitem o acesso ao banco de dados (como busca de pessoas, empresas e relação com o PIB)
− Disponibilizar a visualização gráfica das cadeias de poder das empresas e proprietários
− Disponibilizar todas as bases de dados
− Criar um fórum de discussão entre ativistas e colaboradores da campanha
− Criar um espaço de diálogo com os movimentos sociais
− Produzir novos materiais de mobilização
− Divulgar a agenda de mobilização da campanha nas ruas

Fonte: http://maisdemocracia.org.br/ranking-dos-proprietarios-do-brasil/

,
One comment to “Os propietarios do Brasil”
  1. Pingback: As Famílias mais ricas do Brasil

Deixe uma resposta