[Desemprego] Uma das principais engrenagens do capitalismo

Desemprego-Um-Dos-Combustiveis-Do-Capitalismo

A existência de desempregados na sociedade é essencial para manter os lucros da burguesia no sistema de capital, o desemprego fornece combustível para o capitalismo, tornando este, mantenedor das piores mazelas e desigualdades sociais no mundo. A quantia monetária paga aos trabalhadores varia de acordo com a oferta e demanda. Ou seja, quanto menos for a quantidade de mão de obra em determinado serviço, maior será o preço pago por ela, elevando-se o preço, diminui-se os lucros. Logo é de interesse do capital haver mão de obra excedendo a quantidade demandada pelo mercado, pois assim os preços diminuem.

Ver tbm:

Capitalismo Mata | 6 argumentos para acabar com o capitalismo | Os reis do Capitalismo – As 13 Famílias mais ricas do Mundo

Essa quantidade de mão de obra excedente são os desempregados, nos quais podem vir a substituir os trabalhadores ativos, caso estes requisitem aumentos salariais, dentre outras reivindicações trabalhistas. Pois são substituíveis, pelo fato de haver mão de obra inativa disposta a ocupar a vaga dos trabalhadores insatisfeitos, podendo ser dispensados. Havendo-se assim uma reserva de desempregados almejando trabalho, submetendo-se a condições impostas pelos empregadores : “__Não recebo nada, o que vier está de bom grado”, pensam.

alienacao-do-rabalho

Neste caso de exploração elevado da mão de obra desempregada, encontra-se o exemplo das multinacionais, que se instalam em lugares onde há mão de obra barata, devido ao alto índice de desemprego. Contudo, isso não se aplica somente nessas situações, em toda sociedade capitalista os salários são regulados pela reserva de força inativa. A existência do desemprego regula os preços pagos pela mão de obra, mantendo-os baixos, fazendo aumentar os lucros dos empresários. Segundo teorias liberais, o ideal do equilíbrio econômico é estar em “pleno emprego”, apesar da incongruência do termo, pois nele também há exército de reserva, os maiores beneficiados quando este ocorre são os empregadores.
Por: a.l-oliveira

[Extra]

Nossa forma atual de capitalismo não possui conceito de certo e errado.
Apenas reconhece aquilo que da lucro e você consegue se livrar sem ser pego.
E quando você tem o governo, a mídia, o exército e a policia na sua folha de pagamento, você consegue se livrar de muitas coisas…

Existem outras formas de existirmos coletivamente.
Conheça a “Economia Baseada em Recursos”:

,
3 comments on “[Desemprego] Uma das principais engrenagens do capitalismo
  1. Pingback: Capitalismo - Resumo

  2. Pingback: Insustentabilidade Capitalista e destruição do estado | Anarquismo e outros ensaios

  3. Pingback: Destrua o Capitalismo em nome da auto-defesa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *