Anarcopacifismo ou Anarquismo Pacifista – Vertentes do Anarquismo

Anarcopacifismo

Anarcopacifismo

Anarcopacifismo, também conhecido como Anarquismo Pacifista apesar de classicamente não se colocar no campo do anarquismo, é assim chamado por alguns por ter algumas proximidades com o projeto libertário. Esta linha posiciona-se contra qualquer tipo de violência como meio de se concretizar a transformação social, e tem como um dos principais conceitos a desobediência civil.

História

O seu maior predecessor foi Henry David Thoreau, que através de seu trabalho “A Desobediência Civil” influenciou pessoas como Liev Tolstói e Mahatma Gandhi.

O maior expoente dessa linha foi Tolstói (o próprio nunca se reivindicou anarquista) e seus seguidores na Rússia. Eles eram principalmente camponeses, e baseavam-se em uma interpretação do cristianismo que rejeitava qualquer autoridade coerciva. Eles eram ativos pela Rússia e seguiam uma dieta vegetariana estrita. Foram inicialmente perseguidos pelo Estado Czarista, por recusarem sua autoridade. Após a Revolução Bolchevique, foram alvo de repressão, por recusarem esse governo assim como o anterior. A maioria deles foi morta no governo de Lenin e Stalin.

, ,