[Amazônia] Descoberto um fungo que ‘come’ plástico

Amazonia-Descoberto-um-fungo-que-come-plastico

Cientistas americanos descobrem um fungo das selvas do Equador, Pestalotiopsis microspore, que é capaz de degradar o poliuretano, utilizando-o como fonte de alimento. Pensou-se que este tipo de plástico não pode interagir com os processos naturais de decomposição e reciclagem.

Cientistas americanos descobrem um fungo das selvas do Equador, Pestalotiopsis microspore, que é capaz de degradar o poliuretano, utilizando-o como fonte de alimento. Pensou-se que este tipo de plástico não pode interagir com os processos naturais de decomposição e de reciclagem de materiais. Um grupo de estudantes de bioquímica molecular da Universidade de Yale, com o professor Scott Strobel na cabeça, entrou nas selvas da Amazônia para “experimentar o processo de pesquisa científica e criativos em geral.”
Em busca de organismos endofíticos capazes de viver em harmonia com os outros sem causar doença, os pesquisadores descobriram um fungo com um apetite voraz, capaz de sobreviver com uma dieta à base de poliuretano, e mesmo o único que pode fazê-lo sem oxigênio. Os resultados deste achado especial foi publicado na revista científica Applied and Environmental Microbiology “, comentando que o fungo é” uma promissora fonte de biodiversidade para observar propriedades metabólicas úteis para biorremediação. “

Pesquisadores dizer que esta é uma descoberta importante para futuras aplicações de aterros, como o poliuretano utilizado na produção de fibras sintéticas, pode levar centenas de anos para se decompor.

Fonte: http://hypescience.com/esperanca-ambiental-fungo-amazonico-que-come-plastico-pode-solucionar-problemas-de-lixo/

Deixe uma resposta