Obsolescência Programada – Tecnologia Obsoleta

Obsolescência Programada

Obsolescência programada é a decisão do produtor de propositadamente desenvolver, fabricar e distribuir um produto para consumo de forma que se torne obsoleto ou não-funcional especificamente para forçar o consumidor a comprar a nova geração do produto.




A obsolescência programada faz parte de um fenômeno industrial e mercadológico surgido nos países capitalistas nas décadas de 1930 e 1940 conhecido como “descartalização”. Faz parte de uma estratégia de mercado que visa garantir um consumo constante através da insatisfação, de forma que os produtos que satisfazem as necessidades daqueles que os compram parem de funcionar ou tornem-se obsoletos em um curto espaço de tempo, tendo que ser obrigatoriamente substituídos de tempos em tempos por mais modernos.




A obsolescência programada foi criada, na década de 1920, pelo então presidente da General Motors Alfred Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a trocar de carro frequentemente, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios. Bill Gates, fundador da Microsoft, também adotou esta estratégia de negócio nas atualizações do Windows.

Em qualquer tipo de troca de energia, se nenhuma energia entra ou sai de um sistema isolado- como a nossa sociedade – a entropia(tendencia ao caos) do sistema cresce. A energia flui continuamente de um estado concentrado pra se tornar, dispersa, espalhada, gasta e inútil….

Dentro desse sistema que vivemos, novas formas de produção não podem ser criadas, pois quebraria as maiores industrias do mundo, e elas não querem que isso aconteça.



É de suma importância compreender que em um sistema isolado, a entropia só pode aumentar! É preciso nos re-organizarmos em um Economia Baseada em Recursos, em um sistema integrador, e não um sistema exclusivo e que funciona como se estivesse isolado do meio em que existe.

Energias de alta escala estão sendo gastas e destruídas definitivamente. Uma economia baseada em crescimento infinito é INSUSTENTÁVELportanto seu fim já está definido, resta saber como será este fim e novo começo.

Nikola Tesla descobriu a energia Livre – Energia de graça com tecnologias já existentes tal possibilidade poderia libertar a raça humana da escravidão corporativa a décadas atrás, poderíamos prosperar como sociedade de uma maneira nunca antes vista se não fosse pela nossa ignorância aos fatos que acontecem a nossa volta.

O vídeo abaixo satiriza a Obsolescência Programada:

Inspirado na Centennial Bulb, lâmpada que continua em funcionamento desde 1901, o espanhol Benito Muros, da SOP (Sem Obsolescência Programada) Inventor espanhol foi “ameaçado de morte” por criar uma lâmpada que não queima nunca.

Leia tbm:


Latro – A lâmpada de algas que produz eletricidade através da fotossíntese

Inventor espanhol é “ameaçado de morte” por criar uma lâmpada que não queima nunca

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *