Nikola Tesla – O maior gênio de todos os tempos!





“O dom de poder mental vem de Deus, o Ser Divino e se concentrarmos nossas mentes na verdade, ficamos em sintonia com este grande poder”.
– Nikola Tesla

Todo o nosso sistema biológico, o cérebro e
A terra em si, trabalham na mesma frequência.
– Nikola Tesla

Certa vez perguntaram a Albert Einstein: “Qual é a sensação de ser o homem mais inteligente a estar vivo? A resposta de Einstein foi: “eu não sei, você tem de perguntar ao Nikola Tesla

Provavelmente você nunca ouviu falar desse cientista, não é? Não se preocupe, quase ninguém ouviu falar dele, mas se não fosse por ele, possivelmente você não estaria lendo este texto agora na tela do computador e, ainda mais, nenhum equipamento eletroeletrônico existiria…

Leia Também: Energia Livre – Energia de graça com tecnologias já existentes

Entre suas contribuições para o avanço do mundo moderno estão o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894, robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica.

Infelizmente ele foi apagado dos livros de história pelo pensamento que segue:

“A energia elétrica está em toda a parte, presente em quantidades ilimitadas, e pode impulsionar a maquinaria do mundo sem a necessidade de carvão, petróleo, gás, ou qualquer outro dos combustíveis comuns.” (Nikola Tesla) isso foi dito a 100 anos atrás, veja bem…

Obviamente que essa não era a ideia dos empresários da época, pois cobrar uma conta de luz, instalar postes, fiações, gasodutos, queimar petróleo e etc dava muito mais dinheiro do que proporcionar abundancia energética limpa e sustentável para toda a humanidade… se não fosse por esse pensamento materialista, que infelizmente existe até hoje, a humanidade já estaria a séculos na frente do que nem podemos imaginar…

Você conhece Nikola Tesla? Muito provavelmente não, pois ele é um dos maiores injustiçados do mundo da ciência. Pai de diversas invenções não creditadas ao seu nome, Tesla permitiu que o mundo em que vivemos se tornasse real. Por que tudo isso?

Nascido em 1856 na região da atual Croácia, Nikola Tesla foi um inventor, físico e engenheiro elétrico sérvio-americano. Tesla é famoso pelas contribuições para o projeto do sistema de eletricidade de corrente alternada e por invenções que até hoje chamam a atenção da cultura popular.
O inventor nutria o interesse por sistemas de iluminação sem fio e seus experimentos exploravam a distribuição de energia de alta tensão e frequência. Também foi uma das primeiras pessoas a manifestar a possibilidade de comunicação sem fio intercontinental e tentou colocar essa ideia em prática na época, sem sucesso. A tentativa ficou conhecida como o projeto da Torre Wardenclyffe.
Em 1960, a Conferência Geral sobre Pesos e Medidas introduziu o termo “tesla” ao Sistema Internacional de Unidades para a medida de intensidade do campo magnético. Vários fatos e curiosidades como essa rondam o nome e a reputação do inventor.

1 – Tesla nasceu durante uma tempestade de raios
Nikola Tesla nasceu em 10 de julho de 1856, durante uma tempestade de raios bem forte. Ironicamente, a parteira afirmou que o garoto seria uma “criança da escuridão”, por considerar a tempestade um sinal ruim. A mãe retrucou dizendo “não, da luz”.

2 – Ele foi um ambientalista
Além de se preocupar com o consumo desenfreado de recursos do planeta, o inventor defendia o desenvolvimento de combustíveis renováveis e pesquisou métodos de gerar energia pelo solo e pelo ar, alternativas que poderiam substituir o consumo e impacto do combustível fóssil. Tesla também apoiava melhorias na qualidade de vida humana sem o objetivo de criar fortuna: talvez por isso, apesar de suas contribuições à sociedade, morreu pobre.
3 – Imaginou a internet sem fio (em 1901)
Enquanto desenvolvia um rádio transatlântico, Tesla imaginou um sistema que coletasse informações e pudesse transmiti-las para aparelhos portáteis. Muitas de suas ideias nunca iam além da sua imaginação, já que algumas não tinham como ser aplicadas, mas o conceito elaborado por ele era basicamente o que conhecemos como internet móvel hoje em dia.

4 – Tinha hábitos obsessivo-compulsivos e sofria de misofobia
Ao longo da vida, Tesla demonstrou ser um profissional bastante disciplinado e mantinha uma rotina bem delimitada. Alguns acreditam que ele só dormia duas horas por noite, talvez porque não conseguia dormir mais ou porque se forçava a isso. Também era obcecado pelo número 3 e usava 18 guardanapos, um número divisível por 3, para limpar sua sala de jantar antes das refeições — possível sintoma de misofobia, a aversão a germes e sujeira.

5 – Tinha ótima memória
A memória de Tesla era eidética, ou seja, fotográfica, e ele conseguia lembrar o conteúdo de livros inteiros e imagens em grandes detalhes.

6 – O governo americano ainda guarda documentos secretos que pertenciam a ele
Quando Tesla morreu, em 1943, um dos escritórios do governo americano recolheu todos os pertences do inventor. A maioria das coisas foi devolvida à sua família e outros itens foram doados para o Museu Tesla em Belgrado, capital da Sérvia. Curiosamente, vários documentos pessoais dele continuam nas mãos dos Estados Unidos e nunca foram divulgados.

7 – Ele acreditava que quase tinha provocado um terremoto em Manhattan
Em seu desafio de criar eletricidade mais eficiente, Tesla chegou a pensar que havia inventado uma máquina de terremotos, que sacudiram seu prédio e vizinhos em Manhattan ao conduzir experimentos. Mais tarde, ele percebeu que os tremores eram efeito de seu oscilador de alta frequência, um gerador elétrico movido a vapor.

8 – Apagou uma estação de energia em Colorado
Quando transferiu suas operações para a cidade de Colorado Springs, em 1899, Tesla produziu experimentos em um laboratório com uma torre e um mastro de metal com 43 metros, formando raios artificiais que supostamente teriam criado trovões e faíscas a até 15 quilômetros de distância. O teste teria assustado moradores e causado o apagão em uma companhia de energia da região.

9 – Thomas Edison e Tesla não foram arqui-inimigos
Os dois aclamados inventores nunca foram adversários de verdade e até trabalharam juntos no desenvolvimento de geradores de corrente contínua. A relação entre os dois poderia ser descrita, no máximo, como “rivalidade de negócios”.

Quem fez a revolução elétrica no mundo? Aposto que você disse Thomas Edison, certo? Mas não, não foi ele. Quem realmente inventou esta e muitas outras coisas que se atribuem a diversas pessoas foi Nikola Tesla, o mesmo homem que possui desde uma unidade de medida para medir a densidade do fluxo magnético, uma cratera na lua, um asteroide, o maior prêmio de engenharia elétrica do mundo até um aeroporto, uma banda de heavy metal com o seu nome, um dia só seu (10 de julho, em diversos países), além de ser personagem do filme O Grande Truque e nomear a marca que promete um futuro verde ao mundo.
Mais de 300 patentes em quase 30 países (inclusive 2 aqui no Brasil), mas então porque ele não é reverenciado como um gênio? Tretas como as de Thomas Edison que você confere a partir de agora.

Quem foi Nikola Tesla

Nascido no finado Império Austro-Húngaro, onde hoje seria a Croácia, em 1856 durante uma tempestade de raios, segundo a lenda, teve seu primeiro contato com a eletricidade na Universidade de Praga onde estudou engenharia elétrica até o terceiro ano, desistindo depois de assistir às aulas. Solteiro pela vida toda, pois dizia que isso era proveitoso às suas ambições e capacidades científicas, acredita-se que ele tinha uma memória fotográfica e podia decorar livros inteiros ao lê-los apenas uma vez; além disso tinha uma condição que fazia com que enxergasse clarões de luz que o cegavam, alucinações, e que lhe traziam inspiração e ideias. Além disso ele era capaz de enxergar uma invenção completamente pronta em sua mente antes de começar a esboça-la em um papel.

O próprio motor elétrico de corrente alternada, invento que fez a revolução elétrica no mundo, foi visto por ele em uma dessas visões. O projeto foi feito todo mentalmente, sem um protótipo sequer. E quando foi perguntado sobre como ele sabia que aquilo ia dar certo, ele respondeu: “Simples, eu estou vendo-o funcionar”. Na época, pensar em um motor de corrente elétrica alternada seria tão surreal quanto pensar, hoje, em teletransporte.

Acredita-se também que ele tivesse transtorno obsessivo compulsivo, insônia (dizia dormir apenas 2 horas por noite, embora fossem apenas cochilos), além de outras manias e fobias, por exemplo: Não tocava em cabelos; não gosta de pérolas – despedindo uma secretária por ir trabalhar com um colar, uma vez –, fazia as coisas de acordo com o numeral 3 e nunca ficava em um quarto de hotel divisível pelo número. Atualmente, através dos relatos, seus biógrafos acreditam eu ele era misofóbico, ou seja, tinha completo pavor em entrar em contato com sujeira ou qualquer coisa que não julgasse estar higienicamente seguro. Antes de cada refeição ele polia cada utensílio até chegar à perfeição, utilizando 18 guardanapos (múltiplo de 3).

Chama a atenção, também, sua obsessão por pombos, alimentando-os regularmente no Central Park, em Nova Iorque, com sementes especiais que encomendava. Ele costumava, inclusive, levá-los ao seu quarto e os cuidar. Além da memória eidética e talento para a física, Tesla também era poliglota. Falava 8 idiomas com fluência: sérvio, checo, latim, italiano, alemão, húngaro, francês e inglês.

Um de seus primeiros trabalhos foi na Companhia Nacional de Telefones, sendo o eletricista-chefe da empresa e engenheiro do primeiro sistema telefônico do país. Nesta época desenvolveu um aparelho que pode ser taxado como um repetidor ou amplificador de telefone, ou ainda, pode ser considerado o primeiro alto-falante do mundo. No entanto ele não divulgou ou publicou esse invento.

Seu laboratório durante um experimento

Seu laboratório durante um experimento

 

Nos anos 80 trabalhou na França e depois nos Estados Unidos, onde foi assistente do famoso Thomas Edison, aquele que você respondeu que inventou a lâmpada, lembra? Aqui começa o drama de Tesla com seu maior sabotador.

A Guerra das Correntes

Thomas Edison contratou Tesla para resolver problemas que ele estava tendo com corrente contínua em geradores e motores. Se Tesla resolvesse o problema ganharia cerca de 50 mil dólares – o que corresponderia a 1 milhão de dólares em valores atuais –, essa era a promessa. Quando Tesla consertou ou problemas de Edison e perguntou sobre seu dinheiro, recebeu a seguinte resposta: “Tesla, você não entende o humor americano”. Sim, para ele a promessa era uma piada e nunca foi paga.

Tesla não se abateu, continuou suas pesquisas, e, hoje, podemos ter luz elétrica em nossa casa graça à invenção e aplicação da corrente alternada desenvolvida por ele quando fora contratado pela Westinghouse para criar a linha de transmissão e viabilizar o primeiro sistema hidrelétrico do mundo. Na ocasião recebeu 1 milhão de dólares pela venda de suas patentes a George Westinghouse e mais US$ 2,50 dólares de royalties por HP gerado por suas invenções. Tesla começava a ficar rico e famoso, certo? Mais ou menos. Devido a jogadas mal planejadas, a Westinghouse ficou à beira de uma falência, e Tesla, não querendo que centenas de pessoas perdessem seus empregos, teve a grandiosidade de rasgar o contrato dos royalties, o que hoje valeria TRILHÕES de dólares.

Mas nem assim tudo foram flores para ele. O seu sistema de corrente alternada recebeu críticas duríssimas de Edison que dizia que ele era ineficiente e não devia ser levado a sério. O motivo? O sistema de corrente contínua – que vimos acima – tinha sido criado por ele e era o padrão adotado nos Estados Unidos, com a mudança do padrão ele perderia uma montanha de dinheiro a cada ano em royalties. Assim começava a famosa Guerra das Correntes.

Seu motor elétrico em funcionamento na hidroelétrica das Cataratas do Niágara

Seu motor elétrico em funcionamento na hidroelétrica das Cataratas do Niágara

 

Para termos luz na sala de casa hoje, segundo o sistema de Thomas Edison, precisaríamos de uma usina de energia elétrica a cada quilômetro quadrado. Inviável, certo? Já o sistema de Tesla usava cabos menores, alcançava maiores voltagens e podia transmitir energia elétrica a distâncias muito maiores.

Para a nossa sorte, o sistema de Tesla era mais barato e funcional e foi adotado não só nos EUA, como em diversos países, caminhando para ser o padrão global. Por isso, Tesla é o verdadeiro pai da era da eletricidade. Para conferir mais sobre a Guerra das correntes e a Guerra Elétrica, confira no vídeo abaixo:

A Guerra das Correntes (ou Batalha das Correntes) foi uma disputa entre George Westinghouse e Thomas Edison que ocorreu nas duas últimas décadas do século XIX. Os dois tornaram-se adversários devido à campanha publicitária de Edison pela utilização da corrente contínua para distribuição de eletricidade, em contraposição à corrente alternada, defendida por Westinghouse e Nikola Tesla.

Outras invenções de Tesla

Ainda na época da Guerra das Correntes, época de muita criatividade para ele, Tesla desenvolveria diversas aplicações para seu uso de corrente alternada, como: motor elétrico, o princípio da criação de energia elétrica através de um campo magnético rotativo, ignição elétrica de motores à gasolina; o motor assíncrono giratório, comutadores elétricos, bobina de Tesla, que permitiu a comunicação sem fio, rádios e tv’s (SIM, AGRADEÇA A ELE CADA VEZ QUE LIGAR SUA WI-FI), lâmpada fluorescente, etc. (muitos etc.), controle remoto por rádio, etc. Pesquisou desde energia solar até o poder do mar, além de prever comunicações interplanetárias e satélites. Há também relatos de ideias geniais e invenções ou teses feitas que ele preferiu não registrar.

Para ajudar, após a briga contra Edison, em 1895, seu laboratório pegou fogo misteriosamente, junto de todas as suas pesquisas. Suspeitasse até hoje que fora causado por alguma grande companhia do ramo da eletricidade, já que após o incêndio, o que sobrou foi “sem querer” atropelado por tratores. A motivação seria a pesquisa dele em energia gratuita a todos, mas como veremos no parágrafo seguinte, Tesla não desistiria, e, mostraria que era uma das pessoas mais legais que já viveram.




Em seus estudos Nikola Tesla descobriu, em um de seus momentos de genialidade, uma forma de conceder energia elétrica wireless grátis para todo o planeta através de uma torre que seria construída perto de Nova Iorque . O projeto saiu do papel e chegou a ter a torre e o prédio prontos, porém empacou em um detalhe: o empresário que estava financiando a construção da torre – um dos mais famosos financistas dos EUA, J. P. Morgan – decidiu encerrar o projeto quando se deu por conta de que não teria como regular essa energia, e, portanto, como cobrar por ela e lucrar com isso.

Na foto acima o prédio e a torre prontas, abaixo, a triste demolição dela, anos depois.

 

Hoje, cientistas, físicos e engenheiros elétricos dizem que aquilo seria impossível, que por não fazer cálculos no papel, ele não conseguiu ver um detalhe banal: ao passar para o ar, a energia rapidamente se esvaneceria. Bom, funcionando ou não, é interessante notar a benevolência de Tesla que não queria 1 centavo por sua nova criação.

E se você ainda não entendeu ainda a importância de Tesla para nossas vidas e da sua genialidade, saiba que:

  • Foi o responsável pela construção da primeira hidroelétrica do mundo, nas cataratas do Niágara, provando a todos que a água era um meio prático de obter energia;
  • Conduziu experimentos com engenharia criogênica, quase meio século antes de sua invenção;
  • Patenteou mais de 100 inovações que foram usados na criação do transistor, aquela pecinha primordial que faz com que seja possível o computador moderno existir e você ler isso neste momento;
  • Foi a primeira pessoa a captar ondas de rádio do espaço, o que o torna, indiretamente, o pai da radioastronomia;
  • Descobriu a frequência de ressonância da terra, que só pode ser confirmada 50 anos depois, já que era muito avançado à época;
  • Desenvolveu uma máquina de terremotos que quase destruiu um bairro inteiro em Nova Iorque;
  • Inventou a poderosa Bobina de Tesla, que você pode não conhecer de nome, mas com certeza já a viu em algum lugar. Confira ela, abaixo:

  • Conseguiu, na década de 90, reproduzir em seu laboratório o fenômeno conhecido como “Ball Lighting”, que consiste em uma luz que aparece na forma de uma esfera e viaja devagar enquanto plana a alguns pés do chão. É um fenômeno muito raro e até hoje os cientistas ainda não conseguiram replicar o feito em moderníssimos laboratórios;
  • Inventou o controle remoto, a luz de neon, motor elétrico moderno, comunicações wireless, e outras coisas que tornam nosso dia a dia mais prático e legal;
  • Inventou um raio da morte que poderia destruir o mundo caso caísse em mãos erradas. Parece ficção, mas não é, ao menos é o que diversas fontes juram. No entanto, destruiu o projeto antes dele vazar (alguns acreditam que o projeto está em posse do governo dos EUA, confira mais sobre isso, alguns parágrafos abaixo). O raio chegou perto de ser vendido para a Inglaterra por 30 milhões de dólares, durante a 2ª Guerra Mundial, mas foi desfeito nos últimos momentos. O próximo comprador seriam os Estados Unidos, porém, a reunião que daria desfecho à compra nunca ocorreu. Tesla morreria antes.

 

O mundo contra Tesla

Mas se você acha que o atrito com Thomas Edison foi a única injustiça com Tesla está muito enganado. Diga-me: Você sabe quem inventou o rádio? Se você souber, com certeza respondeu que foi o italiano Guilherme Marconi, mas, como você já deve ter imaginado, foi Tesla. Tudo que Marconi fez foi pegar o trabalho desenvolvido por Tesla e patenteado em 1896, que continha todos os diagramas esquemáticos descrevendo todos os elementos básicos do transmissor de rádio, mudar um pouquinho aqui, umas coisinhas ali e ficar mundialmente famoso ao mandar a primeira mensagem transatlântica da história. Ao ser perguntado sobre o que sentia, Tesla disse: “Marconi é um bom amigo. Deixem-no continuar. Ele está usando 17 das minhas patentes”. Sim, ele é um baita parceiro.

Porém, Marconi recebeu um prêmio Nobel por isso. Prêmio que deveria ser de Tesla (e essa não foi a primeira vez que ele perdeu um Nobel, já que a discussão e os avanços decorrentes da questão corrente alternada/contínua gerou o prêmio para ele e Edison. O prêmio não foi entregue, pois a Academia de Ciências não concordou em dividir o Nobel e ele foi repassado a um terceiro pesquisador – Willian Bragg). Ao perder a honraria para Marconi – e a grande soma em dinheiro – ele terida dito: “Marconi é um asno”.

Para piorar, nesse momento Tesla já estava sem dinheiro – note que foi quando J. P. Morgan havia removido o incentivo financeiro à Torre coincidiu com a época em que suas patentes começavam a expirar. Desesperado, tentou processar o italiano, desistindo ao ver que, sem recursos, não conseguiria disputar com uma grande companhia.

Outra: O radar, este invento que permite desviar de mísseis, submarinos navegarem por aí, sua comida sair quentinha do micro-ondas, etc. Hoje, credita-se a descoberta a Robert Watson-Watt, que o teria descoberto em 1935, porém, 18 anos antes (18 anos!!!), em 1917, ele havia apresentado à marinha americana (estávamos no início da 1ª Guerra Mundial) um sistema que poderia ter previsto milhares de baixas ocasionados pelos mísseis aquáticos alemães.

Daí você pergunta: E por que a marinha rejeitou o invento? Bem, é que Thomas Edison (lembra dele?) era chefe do centro de pesquisa e desenvolvimento da marinha e disse que o radar não teria aplicação prática na guerra.

Quer mais uma prova de que a vida é injusta? Lá vai: o Raio-X. Creditado a Wilhelm Rontgen, já havia sido descoberto e pesquisado por Tesla anos antes. Na euforia de sua “descoberta”, acreditava-se que os raios-x poderiam curar problemas como a cegueira, porém, Tesla, que já havia investigado o assunto, e sabia do que ele podia causar, recusou-se a conduzir experimentos médicos com ele, tentando alertar o mundo sobre seu perigo.

Mas claro que alguém não ouviria as advertências. Quem seria? Se você citou Thomas Edison, ponto para você. Não perdendo a oportunidade de ser inconveniente, Edison começou a experimentar os raios-x em seus empregados. Um deles, Clarence Dally recebeu uma carga de raios-x tão grande que precisou ter seus 2 braços amputados para que não morresse. Pois é, não deu certo e ele morreu por causa de um câncer no mediastino =/ Parabéns, Thomas Edison. Aliás, o próprio Edison quase ficou cego por disparar raios-x contra seus olhos.

Um ser místico?

Por causa de sua incrível genialidade, invenções além do pensamento racional humano, criações sem nem mesmo protótipos, hábitos estranhos, transtornos de personalidade, etc. Tesla é visto por seitas e cultos como um ser místico.

Uma delas, os Newubianos o consideram um ser venusiano, enviado para passar ensinamentos ao planeta Terra. Louco, né? Mas nem é só isso, os seguidores dessa religião tem alguns preceitos nada convencionais, como enterrar a placenta após o nascimento para que Satanás não a use para fazer um clone do recém-nascido, ou então algumas coisas um tanto quanto preconceituosas, como pregar que as pessoas brancas foram destinadas a serem uma raça escravizada para servir os negros. Muito preconceituosa e impensável nos dias de hoje (opa, o cristianismo pregou o contrário por centenas de anos…melhor mudar de assunto).

Legado

Embora hoje ele não tenha o reconhecimento que lhe é devido, na sua época, foi uma celebridade, morando por diversos anos no Waldorf Astoria, onde organizava jantares com pessoas famosas que seriam as testemunhas de suas descobertas. Certa feita, perguntaram a Albert Einstein como era se sentir o homem vivo mais inteligente, a resposta foi: ” Eu não sei, você vai ter que perguntar a Nikola Tesla”. E mais, Tesla era muito popular com as mulheres, existindo relatos incríveis de brigas homéricas por sua causa, no entanto, como dissemos antes, ele preferiu a castidade em nome de seu legado, morrendo sem nunca provar do pecado da carne.

E mesmo com toda essa história de vida surpreendente, Tesla não tem o reconhecimento que merece. Vivendo em uma época que somente invenções rentáveis e vendáveis eram “legais”, ninguém dava bola para a radioastronomia. Suas invenções não eram aquelas que poderiam aperfeiçoar um produto e vender mais e mais, elas eram revolucionárias. Por toda sua vida ele foi leal e compreensivo com aqueles que o tentaram passar para trás, e mais, não via o lucro como principal motivação das suas pesquisas.

Em seus últimos anos de vida ele passava dias e noites sozinho em seu laboratório, que era o único modo de ele estar realmente feliz. Tesla morreu alucinado, pobre, considerado louco por muitos, sozinho em um quarto de hotel em Nova Iorque. Pagando o preço por ser um humanitário durante toda a sua vida, por tentar levar tudo de graça às pessoas, chegou ao fim de seus dias vivendo apenas de leite e bolachas e mesmo em sua pior situação não esquecia daqueles que amou durante toda sua vida: os pombos.

Em uma de suas últimas entrevistas disse:

Venho alimentando os pombos, milhares deles, há anos, mas havia um pombo, um pássaro bonito, branco puro com detalhes cinza claro em suas asas. Aquele era diferente… Não importa onde eu ia, aquele pombo iria me encontrar; quando eu queria ver ela só tinha que desejar e chamá-la para que ela viesse voando até mim… Eu amei aquele pombo… Eu a amava como um homem ama uma mulher, e ela me amava.

Então, uma noite eu estava deitado na minha cama, no escuro, resolvendo problemas, como de costume, ela voou pela janela aberta e ficou na minha mesa. Eu sabia que ela me queria; ela queria me dizer algo importante, então eu me levantei e fui até ela. Quando eu a olhei eu sabia o que ela queria me dizer – ela estava morrendo. E então, eu saquei sua mensagem, vinha uma luz de seus olhos – poderosos feixes de luz… uma luz mais intensa do que eu já tinha produzido pelas lâmpadas mais potentes em meu laboratório.

Quando aquele pombo morreu, algo saiu da minha vida. Até aquele momento, eu sabia com certeza que iria completar meu trabalho, não importa o quão ambicioso fosse, mas quando algo como aquilo saiu da minha convivência eu sabia que o trabalho da minha vida tinha acabado”.

E assim, em 7 de janeiro de 1943, acabou a vida de um dos maiores gênios da humanidade: Vivendo na pobreza e conversando com pombos imaginários.

Ainda hoje existem diversas invenções que são classificadas como sigilosas pelo governo americano e que não foram entregues à família quando de sua morte, gerando muitas especulações sobre invenções fantásticas. Invenções essas que seriam mantidas no escuro devido à pressão das grandes petroleiras ou por outros assuntos tão sensíveis quanto. Outro episódio que suscitou borburinho durante a Guerra Fria foi o sumiço de algumas de suas pesquisas. Os EUA temiam que a União Soviética tivesse ficado com suas ideias e estivesse as desenvolvendo. No final do post tem um belo documentário que trata com detalhes essa questão.

Hoje ele tem um museu fundado em seu nome, com suas invenções e memória. No museu são realizadas diversas experiências e demonstrações, como a do vídeo abaixo. Os experimentos recriam as apresentações de Tesla que era um verdadeiro showman, conhecido por suas exibições performáticas, que muito lembravam os espetáculos de mágica.

E o mais legal: Em 2006 aquele terreno em que foi levantada a torre de eletricidade gratuita de Tesla que vimos acima, foi posto à venda. E aí vem a maravilha da internet, novidade que só foi possível pelas criações de Nikola Tesla. O site de quadrinhos OatMela criou uma campanha crowdfunding que conseguiu arrecadar mais de 1 milhão e 700 mil dólares em apenas 6 dias!!

Atualmente, eles estão em busca de 10 milhões de dólares para criar “um centro de ensino de ciência e um museu digno de Tesla e seu legado.” E parece que a ideia vai sair do papel, afinal, Elon Musk, fundador da Tesla Motors – maior e mais promissora montadora de carro elétricos do mundo – doou 1 milhão de dólares em troca de uma estação de abastecimento de carros no local.

Parece que a internet está conseguindo corrigir uma das maiores injustiças do mundo das ciências. Então ajude a desmistificar e desfazer esse mal-entendido, compartilhe esse post nas redes sociais e ajude a memória de Tesla. Comentário também são bem vindos abaixo.

Para saber mais sobre Tesla visite este site que diz reunir tudo que sai sobre ele. Quem sabe até nosso post aparece por lá. Abaixo, a primeira parte do documentário supracitado:

Número de patente

Data da aplicação

título                                                                       

ARGENTINA

9089      

       15 de março de 1912 *

Mejoras em meios de propulsão por fluido

AUSTRÁLIA

13,596      

       15 de outubro de 1896 *

Um método melhorado de produção e regulação de correntes elétricas de alta freqüência
14,798              25 de novembro de 1897 * Melhorias em métodos e sistemas para a transmissão de energia elétrica e aparelhos para uso nela
20,211              15 de dezembro de 1910 Melhoria da propulsão fluida e do mecanismo propulsor de fluidos

BÉLGICA

94,940               19 de maio de 1891 Método e aparelho melhorados para produzir força elétrica e usá-lo para iluminação
108,594               Fevereiro 17, 1894 Melhorias em máquinas reciprocantes e em mecanismos ou dispositivos projetados para regular o período
108,595               Fevereiro 17, 1894 Melhorias em meios e aparelhos adequados para produzir corrente elétrica de período determinado
123,665               22 de setembro de 1896 Melhorias relacionadas à produção, ou ajuste e uso de correntes elétricas de alta freqüência e dispositivos utilizados para esse fim
131,524               26 de outubro de 1897 Melhorias nos sistemas e aparelhos de transmissão de energia elétrica utilizados para esse fim
136,606               4 de julho de 1898 Melhorias para testadores de circuitos elétricos
140,489               30 de janeiro de 1899 Melhorias nos métodos e aparelhos de controle para os mecanismos de estruturas flutuantes ou veículos em operação
151,563               Agosto 14, 1900 Melhorias no isolamento de condutores elétricos
157,668               17 de julho de 1901 Melhorias na transmissão de energia elétrica
158,088               Agosto 8, 1901 Melhorias na transmissão de energia elétrica
229,701               19 de outubro de 1910 Melhorias na propulsão fluida
286,983               22 de maio de 1920 Melhorias da fonte
298,511               3 de setembro de 1921 Melhorias em relâmpagos
298,512               3 de setembro de 1921 Condutas atuando como válvula
302,317               23 de março de 1922 Melhorias para compartilhar turbinas E es por vapor ou gases
302,318               23 de março de 1922 Método e aparelho para produzir um alto vácuo 
302,319               23 de março de 1922 Método e aparelho para usar o vapor como força motriz
302,320               23 de março de 1922 Processo e aparelho econômico I ‘ E vapor de energia através de turbinas 
302,321               23 de março de 1922 Melhorias na proc e d e s e máquinas para a obtenção de força motriz por as turbinas para os fluidos de e elástica
302,824               Abril 3,1922 Método e aparelho para transporte aéreo
305,851               2 de setembro de 1922 Método e aparelho para equilibrar o pi ed estas máquinas rotativas

BRASIL

2.882               Agosto 14, 1899 Methodo e apparetho para mechanismos de regular navios ou vehiculos em movemento
6.435               20 de dezembro de 1910 Aperfeiçomentos em propulsão para meio de fluido

CANADA

24,033               Abril 29, 1886 Melhorias em Dynamo Electric Machines
24,338              18 de junho de 1886 Lâmpada de arco elétrico
29,537               1º de maio de 1888 Melhorias em Métodos e Aparelhos para a Transmissão Elétrica de Energia
30,172               1º de maio de 1888 Melhorias em métodos e aparelhos para converter e distribuir correntes elétricas
33,317               19 de dezembro de 1889 Melhorias em Métodos e Aparelhos para Converter Alternando em Correntes Diretas
135,174               22 de novembro de 1910 Melhorias na Propulsão de Fluidos
142,352               Fevereiro 12, 1909 Melhoria na arte da energia elétrica que transmite através dos meios naturais
    Veja o Dr. Nikola Tesla – Patentes completas no CD ROM]

CUBA

1.433               24 de outubro de 1911 Mejoras em meios de propulsão por fluido

DINAMARCA

4.094               Agosto 8, 1901 Fremgangsmaade til ved Hjaelp af Afkøling em isolere elektriske Ledninger
31,663               Abril 3, 1923 Flyvemaskine
31.737               31 de março de 1923 Fremgangsmaade og Apparat to Omdannelse af Varmeenergi to mekanisk Energi

FRANÇA

190,332               1º de maio de 1888 Melhorias em processos e aparelhos para transformar e distribuir correntes elétricas
190,333               1º de maio de 1888 Melhorias no modo de transmissão de força por eletricidade
213,556               19 de maio de 1891 Um método e aparelho melhorados para gerar força elétrica e usá-lo para iluminação
214,718               7 de julho de 1891 Melhorias em motores de corrente de rede eletromotriz com correntes alternadas
236,356               Fevereiro 17, 1894 Melhorias em máquinas reciprocantes e em mecanismos ou dispositivos destinados a restaurar o período
236,357               Fevereiro 17, 1894 Melhorias em meios e aparelhos adequados para produzir correntes eletivas de um determinado período
259,940               1896/09/22 Melhorias relacionadas à produção, ajuste e uso de correntes elétricas de alta freqüência e aos dispositivos emitidos para esse fim
271,641               29/10/1897 Melhorias em sistemas de transmissão de energia elétrica e equipamentos utilizados para esse fim
279,362               1898/07/01 Melhorias nos controladores de circuitos elétricos
284,352               24/12/1898 Melhorias no método e aparelhos de controle para os mecanismos de edifícios flutuantes ou veículos em operação
303,025               1900/08/14 Melhorias no isolamento de condutores elétricos
311,629               1901/06/10 Melhorias no uso de variações ou carregamentos elétricos ou ordens vibratórias semelhantes transmitidas através de ambientes naturais, e aparelhos para sua execução
312,783               1901/07/17 Melhorias na transmissão de energia elétrica
313,188               1901/08/02 Melhorias na transmissão de energia elétrica
354,791               1905/08/18 Melhorias na transmissão de energia elétrica
421,543               17/10/1910 Método e aparelho para produção e uso de força motriz por meio de fluidos
515,388               1920/05/11 Melhorias da fonte
540,616               1921/09/03 Condução agindo como válvula
540,617               1921/09/03 Melhorias em relâmpagos
541,112               1921/09/15 Melhorias nas turbinas conduzidas por vapor ou gases
541,113               1921/09/15 Método e aparelho para balanceamento de peças de máquinas rotativas
549,259               1922/03/23 Método e aparelho para economizar energia de vapor por meio de turbinas
549,260               1922/03/23 Método e aparelho para usar o vapor como força motriz
549,261               1922/03/23 Método e aparelho para a produção de um aluno
549,516               1922/03/30 Melhorias em processos e máquinas para obter força motriz por turbinas de fluido elásticas
549,628               1922/04/01 Método e aparelho para transporte aéreo

ALEMÃO

47,012               Abril 30, 1888 Schaltung eines Transformadores e zugehorigen Elektricitatserzeugers
47,885               Abril 30, 1888 Verbindung der Drahtspulen bei Elektricitatserzeugern mit denen von Motoren.
58,774               2 de dezembro de 1889 Feldmagnetanordnung Fur Wechselstromkraftmaschnine.
66,802               2 de dezembro de 1889 Wechselstromtreibmascnine mit auf eine in sich geschlossene Ankerwickelung wirkenden Haupt- und Hulfs-Feldmagneten.
73,080               20 de maio de 1891 Verfahren zur Erzeugung elektrischen Lichtes
84,335               Agosto 29, 1893 Durch Dampf ou Druckluft betriebenes. geradlinig schwingendes Pendel
87,269               Agosto 29, 1893 Vorrichtung zur Erzeugung elektrischer Strome von gleichbleibender Schwingungszahl
93,255               22 de setembro de 1896 Stromkreisregler fur die Umwandlung von Stromen geringer Wechselzahl in solch von hoher Wechselzahl mittels Kondensatorentladungen
99,173               22 de setembro de 1896 Einrichtung zur Erzielung von Stromen hoher Frequenz aus Gleichstromen durch Kondenzatorentladungen
109,865               19 de junho de 1898 Stromunterbrecher mit flussi em Leiter
110,049               19 de junho de 1898 Stromunterbrecher mit flussi em Leiter
110050               19 de junho de 1898 Stromunterbrecher mit flussi em Leiter
136,841               10 de julho de 1901 Verfahren zur Erzeu e elektrischer Schwlngungen
139,464               20 de junho de 1901 Verfahren und Vorrichtung zur Nutzbarmachung von aus der Ferne durch den Ather oder die Erde oder beide gesandten elektrischen
139,465               20 de junho de 1901 Verfahren und Vorrichtung zur Nutzbarmachung von aus der Ferne durch den Ather oder die Erde oder beide gesandten Im ulsen oder Schwingungen
139,466               20 de junho de 1901 Verfahren zur Nutzbarmachung von aus der Ferne durch den Äther gesandten Einwirkungen

Método de Utilização de Efeitos Enviado a partir de uma Distância pelo Éter

142,842               8 de novembro de 1898 zur Fernsteuerung von 
143,453               23 de julho de 1901 Verfahren und Vorrichtung zur sicheren Übertrangung einer Nachricht auf einem bestimmten Empfänger mittles elektrischer Impulso ou Schwingungen verschiedener BeschaffenheitMétodo e Aparelho para a Certa Transmissão de uma Mensagem em Certos Receptores Mittles de Impulsos Elétricos ou Oscilação de Diferentes Estados

GREAT BRITAIN

1.877               Fevereiro 2, 1886 Melhorias em lâmpadas elétricas
2.801               Abril 14, 1894 Melhorias em Motores Alternativos e Meios para Regulação do Período do Mesmo
2.812               10 de março de 1894 Melhorias em Métodos e Aparelhos para a Geração de Correntes Elétricas de Período Definido
2.975               2 de março de 1887 Melhorias em Dynamo Electric Machines
6.481               1º de maio de 1888 Melhorias relativas à transmissão elétrica de energia e aparelhos, por isso
6,502               1º de maio de 1888 Melhorias relacionadas à Geração e Distribuição de Correntes e Aparelhos Elétricos
6.527               12 de julho de 1889 Melhorias relacionadas a eletro-motores
8.200               17 de abril de 1905 Melhorias relativas à transmissão de energia elétrica
8,575               19 de maio de 1891 Métodos e aparelhos melhorados para gerar e utilizar energia elétrica para propósitos de iluminação
11,293               1 de junho de 1901 Melhorias relacionadas ao uso de efeitos ou perturbações de radiação eletromagnética, leve ou outros, transmitidos através dos meios naturais e seus aparelhos
11,473               6 de julho de 1891 Melhorias em motores eletro-magnéticos de corrente alternada
12.866               8 de junho de 1898 Melhorias em controladores de circuitos elétricos
13.563               3 de julho de 1901 Melhorias e em relação à Transmissão de Energia Elétrica
14.550               Agosto 14, 1900 Melhorias relacionadas ao isolamento de condutores elétricos
14,579               17 de julho de 1901 Transmissão de Energia Elétrica
16,709               22 de outubro de 1889 Melhorias relacionadas à conversão de alternância em correntes elétricas diretas
19.420               3 de dezembro de 1889 Melhorias em motores eletro-magnéticos de corrente alternada
19,426               3 de dezembro de 1889 Melhorias na construção e modo de operação de motores de corrente alternada
20,981               22 de setembro de 1896 Melhorias na produção, regulação e utilização de correntes elétricas de alta freqüência, e seus aparelhos 
24,421               21 de outubro de 1897 Melhorias nos sistemas de transmissão de energia elétrica e aparelhos para uso nela 
26,371               13 de dezembro de 1898 Melhorias no método e aparelho para controlar os mecanismos de embarcações flutuantes ou veículos em movimento 
24.001               17 de outubro de 1910 Método aprimorado de transmissão de energia ou derivação de energia de um fluido e aparelho para uso no mesmo. 
174,544               Abril 1, 1921 Melhorias em métodos e aparelhos para a geração de turbinas elásticas
179,043               24 de março de 1921 Processo e aparelhos melhorados para produção de alta vacuação
185,446               Abril 4, 1921 Método e aparelho para transporte aéreo
186,082               24 de março de 1921 Melhorias na construção de turbinas a vapor e a gás
186,083               24 de março de 1921 Método e aparelhos melhorados para o transporte econômico de energia de turbinas a vapor
186,084               24 de março de 1921 Processo e aparelho aprimorados para derivar o poder motriz do vapor
186,799                2 de setembro de 1921 Processo para e aparelho para balanceamento de peças de máquinas rotativas
    Veja o Dr. Nikola Tesla – Patentes completas no CD ROM]

HUNGRIA

11.230               27/10/1897 Eljaras es berendezes elektromos enerQia atvitelere
15.067               1898/06/27 Berendezes aramkoroknek gyors egymasutanban valo megszakitasara es zarasara
20,897               1900/08/14 Eljaras elektromos vezetekek sziQetelesere
24,076               1901/07/13 Ujitas az elektromos energia tavkozlesere szolgalo eljarason es berendezesen
24,842               1898/07/11 Eljaras es berendezes jarmuveknek tavolrol valo hajtasara es kormanyzasara
25,869               1901/07/23 Ujitasok villamos energia tavkozleseben
54,937               21/10/1909 Eljaras es gep energianak folyadekokra valo atvitelere is azokrol valo levetelere

ÍNDIA

640       

       2 de março de 1894

Melhorias na Propulsão de Fluidos

ITALY

35,836               1894/03/02 Melhorias em máquinas reciprocantes e em mecanismos ou dispositivos destinados a restaurar o período
35,837               1894/03/02 Avanços em meios e aparelhos adequados para produzir correntes eletivas de um período determinado
42,615               1896/09/22 Melhorias relacionadas à produção, ajuste e uso de correntes elétricas de alta freqüência e aos dispositivos emitidos para esse fim
47,334               1898/02/28 Perfeição da transmissão da energia e da relatividade de arecchi
48,461               1898/06/18 Perfeição do circuito elettrico
50,371               1899/01/17 Melhorias no método e aparelhos de controle para os mecanismos de edifícios flutuantes ou veículos em operação
56,676               1900/08/14 Melhorias no isolamento de condutores elétricos
60,679               Agosto 8, 1901 Melhorias na transmissão de energia elétrica
76,685               1905/04/18 Melhoria da transmissão de energia elétrica
112,767               20/10/1910 Perfereionamenti nella ro ulsione a fluido
208,594               1922/03/31 Melhorias de processo e máquinas para obter força motriz por turbinas de fluido elásticas

JAPÃO

21883       

       28 de dezembro de 1912

Propulsão de fluido

MÉXICO

11.079       

       18 de outubro de 1910

Una maquina que pode ser usada como bomba de turbina ou compresora

NOVOS GALES DO SUL

6,972               16 de outubro de 1896 Melhorias em Métodos e Aparelhos para Produção, Regulação e Utilização de Correntes Elétricas de Alta Freqüência
8.019               5 de março de 1898 Melhorias nos sistemas de transmissão de equipamentos e aparelhos elétricos para uso neles

NOVA ZELÂNDIA

28,852       

       8 de dezembro de 1910

Melhorias na propulsão fluida

NORUEGA

9847               Agosto 14, 1900 Isolamento af elektriske ledere
22,689               25 de novembro de 1910 Fremgangsmaate og apparat to utvikling og overf ~ ring av energi ved hjrelp av vreske -eller gasformige drivmedier
38,426               Abril 1, 1922 Fremgangsmaate og apparat até frembringelse av mekanisk ved h.rel av turbiner para elastisk fluidum

RODÉSIA

651       

       15 de dezembro de 1910

Melhorias na propulsão fluida

RÚSSIA

4.656               18 de outubro de 1897  
7.692               Agosto 1, 1900  
10.188               26 de outubro de 1898  
11.535               16 de julho de 1901  

ESPANHA

23,742               Janeiro 31, 1899 Mejoras no sistema de governo do mecanismo de recipientes – boates flutuantes – veículos móveis por meio de aparatos que se descrevem
26.430               Agosto 14, 1900 Mejoras na isolação de condutas elétricas
26.801               6 de novembro de 1900 Mejoras na isolação de condutas elétricas
49,122               21 de outubro de 1910 Mejoras introduzidas nos motores atuados por fluido
81,244               31 de março de 1922 Um procedimento, com o aparelho, corresponde à obtenção de força motriz por meio de turbinas de fluidos elásticos.
81,253               4 de março de 1922 Um metodo, com o aparelho de acordo com as camadas.

SUÍÇA

15,542               26 de outubro de 1897 Instalação para transmissão de energia elétrica
18,652               Janeiro 20, 1899 Instalação para controlar o funcionamento de máquinas de um veículo a motor a partir de um ponto afastado do veículo
22,213               Agosto 14, 1900 Instalação de isolamento de condutores elétricos
54,375               15 de novembro de 1910 Máquina rotativa que pode funcionar como bomba, ventilador, motor, etc.

SUÉCIA

12,969               Agosto 14, 1900 satt att isolate elektriska konduktorer
38,545               23 de novembro de 1910 Rotationsmaskin
60,297               23 de novembro de 1910 Satt och aparece para att utbalansera roterande maskindelar
60,428               31 de março de 1922 Anordning turbinaggregat med anordning for backgang

TRANSVAAL

593       

       2 de dezembro de 1910 *

Melhorias na Propulsão de Fluidos

ESTADOS UNIDOS

335,786               30 de março de 1885 Lâmpada de arco elétrico
334,823               6 de maio de 1885 Comentador para Dynamo Electric Machines
336,961               18 de maio de 1885 Regulador para Dynamo Electric Machines
336,962               1 de junho de 1885 Regulador para Dynamo Electric Machines
335,787               13 de julho de 1886 Lâmpada de arco elétrico
350,954               Janeiro 14, 1886 Regulador para Dynamo Electric Machines
396,121               30 de março de 1886 Motor Magnético Térmico
359,748               1 de dezembro de 1886 Dynamo Electric Machine
382,845               Abril 30, 1887 Comutador para Máquinas Elétricas Dynamo
428,057               26 de maio de 1887 Pyromagneto Electric Generator
381,968               12 de outubro de 1887 Motor eletro magnético
382,280               12 de outubro de 1887 Transmissão elétrica do poder
381,969               30 de novembro de 1887 Motor eletro magnético
382,279               30 de novembro de 1887 Motor eletro magnético
382,281               30 de novembro de 1887 Transmissão elétrica do poder
381970               23 de dezembro de 1887 Sistema de Distribuição Elétrica
382,282               23 de dezembro de 1887 Método de conversão e distribuição de correntes elétricas
390,413               Abril 10, 1888 Sistema de Distribuição Elétrica
390,414               Abril 23, 1888 Dynamo Electric Machine
390,820               Abril 24, 1888 Regulador para motores de corrente alternada
390,721               Abril 28, 1888 Dynamo Electric Machine
390,415               15 de maio de 1888 Dynamo Electric Machine or Motor
487,796               15 de maio de 1888 Sistema de Transmissão Elétrica de Energia
511,915               15 de maio de 1888 Transmissão elétrica do poder
555,190               15 de maio de 1888 Motor alternativo
524,426               20 de outubro de 1888 Motor eletromagnético
511,559               8 de dezembro de 1888 Transmissão elétrica do poder
511,560               8 de dezembro de 1888 Sistema de Transmissão de Energia Elétrica
405,858               Janeiro 8, 1889 Motor eletro magnético
401,520               Fevereiro 18, 1889 Método de operação de motores eletro-magnéticos
405,859               14 de março de 1889 Método de Transmissão de Energia Elétrica
406,968               23 de março de 1889 Dynamo Electric Machine
459,772               Abril 6, 1889 Motor eletro magnético
416,191               20 de maio de 1889 Motor eletro magnético
416,192               20 de maio de 1889 Método de operação de motores eletro-magnéticos
416,193               20 de maio de 1889 Motor eletro magnético
416,194               20 de maio de 1889 Motor elétrico
416,195               20 de maio de 1889 Motor eletro magnético
418,248               20 de maio de 1889 Motor eletro magnético
424,036               20 de maio de 1889 Motor eletro magnético
445,207               20 de maio de 1889 Motor eletro magnético
413,353               12 de junho de 1889 Método de obtenção direta de correntes alternadas
417,794               28 de junho de 1889 Armadura para Máquinas Elétricas
433,700               26 de março de 1890 Motor elétrico magnético de corrente alternada
433,701               26 de março de 1890 Motor de corrente alternada
433,702               26 de março de 1890 Transformador elétrico ou dispositivo de indução
433,703               Abril 4, 1890 Motor eletro magnético
447,920               1 de outubro de 1890 Método de operação de lâmpadas de arco
447,921               15 de novembro de 1890 Gerador de corrente elétrica alternada
455,067               Janeiro 27, 1891 Motor eletro magnético
462,418               Fevereiro 4, 1891 Método e Aparelho para Conversão e Distribuição Elétrica
455,068               27 de março de 1891 Medidor elétrico
454,622               Abril 25, 1891 Sistema de Iluminação Elétrica
455,069               14 de maio de 1891 Lâmpada Incandescente Elétrica
464,666               3 de julho de 1891 Motor eletro magnético
464,667               Agosto 1, 1891 Condensador Elétrico
514,167               Janeiro 2, 1892 Condutor elétrico
514,170               Janeiro 2, 1892 Luz elétrica incandescente
514,972               Janeiro 2, 1892 Sistema Ferroviário Elétrico
512,340               7 de julho de 1893 Bobina para ímãs eletro
514,168               Agosto 2, 1893 Meios para gerar correntes elétricas
511,916               Agosto 19, 1893 Gerador Elétrico
514,169               Agosto 19, 1893 Motor alternativo
514,973               15 de dezembro de 1893 Medidor elétrico
517,900               29 de dezembro de 1893 Motor a vapor
568,176               Abril 22, 1896 Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de Alta Freqüência e Potencial
567,818               17 de junho de 1896 Condensador Elétrico
568,177               17 de junho de 1896 Aparelho para produção de ozônio
568,178               20 de junho de 1896 Método de Regulação de Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de Alta Freqüência
568,179               6 de julho de 1896 Método e Aparelho para Produção de Correntes de Alta Freqüência
568,180               9 de julho de 1896 Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de Alta Freqüência
577,670               3 de setembro de 1896 Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de Alta Freqüência
583,953               19 de outubro de 1896 Aparelho para produzir correntes de alta freqüência
577,671               5 de novembro de 1896 Fabricação de Condensadores Elétricos, Bobinas e Dispositivos Similares
609,250               Fevereiro 17, 1897 Ignitador elétrico para motores a gás
593,138               20 de março de 1897 Transformador Elétrico
609,251               3 de junho de 1897 Controlador de circuito elétrico
645,576               2 de setembro de 1897 Sistema de Transmissão de Energia Elétrica
649,621               2 de setembro de 1897 Aparelho para transmissão de energia elétrica
609,245               2 de dezembro de 1897 Controlador de circuito elétrico
611,719               10 de dezembro de 1897 Controlador de circuito elétrico
609,246               Fevereiro 28, 1898 Controlador de circuito elétrico
609,247               12 de março de 1898 Controlador de circuito elétrico 
609,248               12 de março de 1898 Controlador de circuito elétrico
609,249               12 de março de 1898 Controlador de circuito elétrico
613,735               Abril 19, 1898 Controlador de circuito elétrico
613,809               1º de julho de 1898 Método e Aparelho para o Mecanismo de Controle de Veículos móveis ou Veículos
685,955               24 de junho de 1899 Aparelho para Utilizar Efeitos Transmitido De Um Remoto Para Um Dispositivo Receptor Através De Mídia Natural
685,953               24 de junho de 1899 Método de Intensificação e Utilização de Efeitos Transmitidos através de Meios Naturais
685,954               Agosto 1, 1899 Método de Utilização de Efeitos Transmitidos através de Meios Naturais
685,956               Agosto 1, 1899 Aparelho para Utilizar Efeitos Transmitidos através de Meios Naturais
685,012               21 de março de 1900 Meios para Aumentar a Intensidade de Oscilações Elétricas
787,412               16 de maio de 1900 Arte de Transmissão de Energia Elétrica através dos Meios Naturais
655,838               15 de junho de 1900 Método de isolamento de condutores elétricos
723,188               16 de julho de 1900 Método de sinalização
725,605               16 de julho de 1900 Sistema de Sinalização
11,865               21 de setembro de 1900 Método de isolamento de condutores elétricos (Reedição de nº 655 938)
685,957               21 de março de 1901 Aparelho para a utilização de energia radiante
685,958               21 de março de 1901 Método de utilização da energia radiante
1119732               Janeiro 18, 1902 Aparelho para transmissão de energia elétrica
1061142               21 de outubro de 1909 Propulsão de fluido
1061206               21 de outubro de 1909 turbina
1113716               28 de outubro de 1913 fonte
1209359               29 de maio de 1914 Indicador de Velocidade
1329559               Fevereiro 21, 1916 Condutor Valvular
1266175               6 de maio de 1916 Lightning Protector
1274816               18 de dezembro de 1916 Indicador de Velocidade
1314718               18 de dezembro de 1916 Registro do navio
1365547               18 de dezembro de 1916 Medidor de fluxo
1402025               18 de dezembro de 1916 Medidor de Freqüência
1655113               9 de setembro de 1921 Método de Transporte Aéreo
1655114               4 de outubro de 1927 Aparelho para Transporte Aéreo
    Veja o Dr. Nikola Tesla – Patentes completas no CD ROM]

 

DESCRIÇÃO:
Este livro contém todas as Patentes dos EUA da Tesla solicitadas e concedidas entre 1885 e 1928. Constitui um trabalho de referência vital para o investigador sério. Contém 111 especificações de patente com 167 páginas de desenhos em linha.


PREFÁCIO :
todas as patentes de Nikola Tesla emitidas nos Estados Unidos estão incluídas neste volume. O material foi organizado em ordem cronológica por data de aplicação, e não por seqüência numérica ou assunto. Este método de apresentação oferece um novo significado para o trabalho de Tesla, proporcionando uma seqüência mais lógica ao seguir os processos de pensamento do inventor no desenvolvimento de novos princípios, alguns dos quais ainda estão em frente à tecnologia atual.


ÍNDICE :
Patente US 334 823 Comutador para máquinas
dinamo-elétricas Patente US 335,786 Lâmpada de arco elétrico Patente US 335,787 Lâmpada de arco
elétrico
Patente US 336,961 Regulador para máquinas
dinamo-elétricas
Patente US 336,962 Regulador paramáquinas dinamo-elétricas Patente US 350,954 Regulador para Máquinas
dinamo-elétricas
Patente US 359,748Máquina dinamo-elétrica Patente US 381,968 Motor eletro-magnético
Patente US 381,969Motor eletro-magnético
Patente US 381,970 Sistema de distribuição elétrica
Patente US 382,279 Motor eletro-magnético
Patente US 382,280 Transmissão elétrica de energia
Patente US 382,281 Transmissão elétrica de energia
Patente US 382,282 Método de conversão e distribuição de correntes elétricas
Patente US 382,845 Comutador para máquinas  dinamo-elétricas Patente US 390,413
Sistema de distribuição elétrica
Patente US 390,414 Máquina dinamo-elétrica
US Patent 390,415 Dynamo-Machine Elétrica ou Motor
US Patente 390,721 Máquina dinamo-elétrica
Patente US 390,820 Regulador para Motores de Corrente Alternativa
Patente US 396,121 Motor Termo-Magnético
Patente US 401,520 Método de Operação de Motores
Eletro-Magnéticos
Patente US 405,858 Motor Eletro-Magnético  Patente US 405,859 Método de Transmissão de Energia Elétrica
Patente US 406,968 Máquina dinamo-elétrica
Patente US 413 353 Método de obtenção direta de correntes alternadas
Patente US 416,191 Motor eletro-magnético
Patente US 416,192 Método de Operação de Motores
Eletro-Magnéticos
Patente US 416,193 Motor Eletro-Magnético  Patente US 416,194 Motor elétrico
Patente US 416,195 Eletro Motor
Mínico Patente US 417 794 Armadura para Máquinas Elétricas
Patente US 418,248 Motor Eletro-Magnético
Patente US 424,036 Motor  Eletro-Magnético
Patente US 428,057 Gerador Pyromagneto-Elétrico
Patente US 433,700 Motor Eletro-Magnético de Corrente
Alternante Patente US 433,701 Motor de Corrente Alternada
Patente US 433,702 Transformador elétrico ou dispositivo de indução
Patente US 433,703 Motor
eletromagnético Patente US 445,207 Motor  eletro-magnético
Patente US 447,920 Método de operação de lâmpadas de arco
Patente US 447,921 Gerador de corrente elétrica alternativo
Patente US 454,622 Sistema de Iluminação Elétrica
US Patent 455,067 Electro- Motor magnético
Patente US 455,068 Medidor elétrico
Patente US 455,069 Lâmpada elétrica incandescente
Patente US 459,772 Motor eletro-magnético
Patente US 462,418 Método e aparelho para conversão e distribuição elétrica
Patente US 464,666 Motor eletro-magnético
Patente US 464,667 Condensador elétrico
Patente US 487 796 Sistema de Transmissão Elétrica de Potência
Patente US 511,559 Transmissão Elétrica de Potência
Patente US 511,560 Sistema de Transmissão de Energia Elétrica
Patente US 511,915 Transmissão Elétrica de Potência
Patente US 511,916 Gerador Elétrico
Patente US 512,340 Bobina para
Electroimpressões Patente US 514,167 Condutor Elétrico
US Patente 514,168 Meios para geração de correntes elétricas
Patente US 514,169 Motor alternativo
Patente US 514,170 Luz elétrica incandescente
Patente US 514,972 Sistema ferroviário elétrico
Patente US 514,973 Medidor elétrico
Patente US 517,900 Motor de vapor
Patente US 524,426 Motor eletromagnético
Patente US 555,190 Patente US do Motor Alternativo
567,818 Condensador Elétrico
Patente US 568 176 Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de Alta Freqüência e
Patente US Potencial  568,177 Aparelho para Produção de Ozono
Patente US 568,178 Método de Dispositivo Regulador para Produção de Correntes Elétricas de
Patente US de Alta Freqüência  568,179 Método de E Aparelho para Produção de Correntes de
Patente US de Alta Freqüência  US 568,180 Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de
Patente US de Alta Freqüência  US 577,670 Aparelho para Produção de Correntes Elétricas de
Patente US de Alta Freqüência  577,671 Fabricação de Condensadores Elétricos, Bobinas e Dispositivos
Simples Patente US 583,953 Aparelho para Produção de Correntes de Alto Freqüência
Patente US 593,138 Transformador Elétrico
Patente US 609 245 Controlador de Circuito Elétrico
Patente US 609,246 Controlador de Circuito Elétrico
Patente US 609,247 Controlador de Circuito Elétrico
Patente US 609,248 Controlador de Circuito Elétrico
Patente US 609,249 Controlador de Circuito Elétrico
Patente US 609,250 Ignitador Elétrico Para Motores de Gás
Patente US 609,251 Controlador de Circuito Elétrico
US Patente 611,719 Controlador de circuito elétrico
Patente US 613,735 Controlador de circuito elétrico
Patente US 613 809 Método e Aparelho para o Mecanismo de Controle de Vasos ou Veículos em Movimento
Patente US 645,576 Sistema de Transmissão de Energia Elétrica
Patente US 649,621Aparelho para transmissão de energia elétrica
Patente US 655,838 Método de isolamento de condutores elétricos
Patente US 11,865 Método de isolação de condutores elétricos
Patente US 685,012 Meios para aumentar a intensidade de oscilações elétricas
Patente US 685 953 Método de intensificação e utilização de efeitos transmitidos através de meios naturais
Patente US 685,954 Método De Utilização de Efeitos Transmitidos Através de Meios Naturais
Patente US 685,955 Aparelho Para Utilizar Efeitos Transmitidos De Uma Distância Para Um Dispositivo de Recepção Através De Mídia Natural
Patente US 685,956 Aparelho Para Utilizar Efeitos Transmitidos Através De Mídia Natural
Patente US 685,957 Aparelho Para A Utilização De Energia Radiante
Patente US 685,958 Método de Utilização de Energia Radiante
Patente US 723188 Método de Sinalização
Patente US 725,605 Sistema de Sinalização
Patente US 787,412 Arte de Transmissão de Energia Elétrica Através
dos Metais Naturais  Patente US 1,061,142 Propulsão de Fluidos
Patente US 1,061,206 Turbina
Patente
US 1,113,716 Fonte  US Patent 1,119,732 Aparelho Para Transmitir Energia Elétrica
Patente US 1,209,359 Indicador de Velocidade
Patente US 1,266,175 Protetor de Relâmpago
Patente US 1,274,816 Indicador de Velocidade
Patente US 1,314,718 Registro de Navios
Patente US 1,329,559 Condutor Valvular
Patente US 1,365,547 Medidor de Fluxo
Patente US 1,402,025 Medidor de Freqüência
Patente US 1,655,113 Método de Transporte Aéreo
Patente US 1,655,114 Aparelho para Transporte Aéreo

Os números frequentemente citados de 700 e 900 patentes em todo o mundo são muito altos. A figura de 275 patentes é a seguinte:

País Patentes conhecidas de Tesla
Argentina 1
Austrália 3
Áustria 4
Bélgica 21
Brasil 2
Canadá 7
Cuba 1
Dinamarca 3
Alemanha 19
Grã Bretanha 29
França 26
Índia 1
Itália 11
Japão 1
Hungria 7
México 1
Nova Gales do Sul 2
Nova Zelândia 1
Noruega 3
Rodésia 1
Rússia 4
Espanha 6
Suíça 4
Suécia 4
Transvaal 1

Estados Unidos

112
Total 275

Via: oficinadanet e revistagalileu

, ,
2 comments on “Nikola Tesla – O maior gênio de todos os tempos!
  1. Pingback: Energia Livre - Energia de graça com tecnologias já existentes

  2. Pingback: Frases Anarquistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *