TAZ – Zona Autônoma Temporária – Hakim Bey

TAZ-Zona-Autonoma-Temporaria-Hakim-Bey

 

O conceito de TAZ – Zona Autônoma Temporária, conhecida pela sigla TAZ (Temporary Autonomous Zone) lançado por Hakim Bey, torna-se cada vez mais difundido no universo do ativismo radical de contracultura. A ideia é combater o Poder criando espaços (virtuais ou não) de liberdade que surjam e desapareçam o tempo todo.

A ideia sobre uma Zona Autônoma Temporária é de como um grupo, um Bando, uma coagulação voluntária de pessoas afins não-hierarquizadas podem maximizar a liberdade por eles mesmos numa sociedade atual. Em linhas gerais é uma organização para o desenvolvimento de atividades comuns, sem controle de hierarquias opressivas. Para Hakim Bey, uma TAZ é uma aglutinação de pessoas que se encontra em tamanha complexidade que se pode dizer que toda uma sociedade está dentro da TAZ.

As TAZ’s

Embora Hakim Bey escreva um livro inteiro sobre TAZ, não é seu intuito definir e fixar formas, ou padrões de como seria uma destas zonas. O máximo que faz é circundar o assunto, lançando algumas explicações gerais.Editorial O que chamamos de TAZ desenvolve-se como um levante, algo excepcional na história , que, apesar de muitos classificarem como uma revolução que fracassou, eleva o grau de intensidade da vida e da consciência. A espetacular “Revolução!”- cujos exemplos não passaram de pura simulação, acabando com uma opressão e estabelecendo outra- são desmistificadas no livro, incitando a formação de um novo tipo de revolucionar cotidiano e independente.

Laie Também: Caos Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares de Hakim Bey – Livro

Visar à liberdade de todos serviu, por muitas vezes, como máscara de interesses particulares e opressores. Do que adianta acreditar que só há liberdade quando todos forem livres? Libertar-se, revolucionar pode partir de um indivíduo, ou de um bando. E é isso que poderiamos colocar como um princípio e possível objetivo da TAZ: liberdade independente e autônoma. Por tais características, a TAZ se assemelha muito ao comunalismo intencional e ao comunismo libertário, chamados por Kenneth Rexroth, simplesmente, de comunalismo.

Baixe o Livro TAZ – Zona Autônoma Temporária – Hakim Bey: TAZ – Zona Autônoma Temporária – Hakim Bey

,
One comment to “TAZ – Zona Autônoma Temporária – Hakim Bey”
  1. Pingback: Frases Anarquistas

Deixe uma resposta