Socialismo libertário

Socialismo libertário
Socialismo libertário

O socialismo libertário (algumas vezes chamado de anarquismo social, e algumas vezes libertarismo de esquerda é um grupo de filosofias políticas que aspiram a criar uma sociedade livre de hierarquias coercitivas.

Adeptos do socialismo libertário afirmam que uma desejável síntese de igualdade social e liberdade poderia ser alcançada, pelo menos em parte, através da abolição de instituições autoritárias que controlam certos meios de produção. O socialismo libertário também constitui uma tendência de pensamento que informa a identificação, criticismo e desmantelamento prático de autoridades ilegítimas em todos os aspectos da vida social. Consequentemente, socialistas libertários acreditam que “o exercício do poder em qualquer forma institucionalizada – seja econômica, política, religiosa ou sexual – brutaliza tanto quem tem o poder quanto em quem o poder é exercido.” Alguns anarquistas escolheram o termo “socialismo libertário” como um termo mais explícito para descrever a sua filosofia.

Socialistas libertários, geralmente, colocam suas esperanças em modos descentralizados de democracia direta, como municipalidades, assembleias de cidadãos, sindicatos e conselhos operários.

Filosofias políticas comumente descritas como socialismo libertário incluem a maior parte do anarquismo (especialmente o anarcocomunismo, anarquismo coletivista, anarcossindicalismo, mutualismo e ecologia social) assim como o autonomismo e o comunismo de conselhos. Alguns autores usam o termo socialismo libertário como sinônimo de anarquismo e, em particular, do anarquismo social.