Relação entre Anarquismo, Comunismo e Socialismo




Relação entre Anarquismo, Comunismo e Socialismo

Constantemente Anarquismo, Comunismo e Socialismo são jogados dentro do mesmo saco e são vistos como sendo “Tudo a mesma coisa” erroneamente. Este texto visa, em linhas gerais propor as 3 definições de forma objetiva, separando-os como conceitos distintos.

SOCIALISMO é um SISTEMA DE GOVERNO TRANSITÓRIO do capitalismo para o comunismo. No governo socialista, um LÍDER assume o comando para SOCIALIZAR OS MEIOS DE PRODUÇÃO – fabricas, fazendas… – que no capitalismo eram comandados pelos burgueses. Para implantação desse sistema tem de haver uma desapropriação dos meios de produção das mãos dos burgueses, via força se necessário  Nesse sistema as pessoas começariam a aprender a SOCIALIZAR suas produções com toda comunidade, aonde todos tem as mesmas coisas, sendo TUDO GERIDO PELO ESTADO, que tem a tarefa de coordenar essa divisão.
Já o COMUNISMO é um sistema de governo que sucede o socialismo. Nele NÃO HÁ LÍDER para governar o Estado, pois todos já tem consciência de SOCIALIZAÇÃO dos meios de produção e da produção em si, assim como da DIVISÃO IGUALITÁRIA entre os membros da sociedade e de seus direitos e deveres sociais. Nele a pessoa trabalha para a sociedade por um período do dia, no outro período dedica seu tempo ao lazer, assim todos seriam felizes e teriam acesso a tudo que quisessem. Ou seja, é uma sociedade utópica – NUNCA EXISTIU – pois nunca houve uma sociedade sem representante de governo.
Para observar o resultado REAL do processo da implantação do sistema socialista na Russia vejam o filme “A Revolução dos Bichos” que faz uma alusão cômica ao sistema.
ANARQUISMO pressupõe a ausência do Estado, da hierarquia e da força coercitiva. Teoricamente a liderança ocorre temporariamente dentro do grupo de operação, escolhida pelo grupo, ou seja, se ha um incêndio o grupo decide quem vai liderar a ação, sendo que essa liderança varia.

Isto é apenas um esboço de definição, apenas para mostrar que não deve-se confundi-los ou mesmo julga-los sem antes conhecer,  como  comumente  o anarquismo é classificado como bagunça/caos/desordem. Confira o que é Anarquismo e suas propostas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *