O pensamento político de Zenão de Cítio como princípio fundamental dos Direitos Humanos.

O-pensamento-politico-de-Zenao-de-Citio-como-principio-fundamental-dos-Direitos-dos-direitos-Humanos

O texto aponta algumas características presentes no pensamento político de Zenão de Cítio como princípio fundamental dos Direitos Humanos.

Zenão difere de Platão, pois todos os cosmopolitas são amigos, parentes, portanto, não há escravos, nem distinções eugenésicas. Platão, por sua vez, idealizou uma República em que sábios governavam, os soldados a defendiam e os escravos a sustentavam com o trabalho braçal.”

A partir de fragmentos de textos do autor, buscaremos demonstrar que é possível extrair do seu pensamento político o princípio de “Homem Cosmopolita”, como fundamento basilar da teoria contemporânea que aborda hoje a temática de Direitos Humanos. A ideia de sua cidade, a sua Cosmópolis, é assentada, sobretudo, a partir de uma reflexão ímpar sobre o modo de ser do cosmo e do homem. A ordem do Todo deve expressar a união Homem-Natureza-Lei-Cidade, o que modifica e opõe-se à teoria sobre a cidadania platônica. Pois, ser homem para Zenão, é anterior a ser grego, jônico ou espartano. O mais importante é ser cosmopolita, cidadão do mundo, o que significa transcender os limites geopolíticos traçados pela historicidade.

Baixar: O pensamento político de Zenão de Cítio como principio fundamental dos Direitos Humanos

, , ,

Deixe uma resposta