Nelson Mandela: 75 grandes citações

Nelson-Mandela-75-grandes-citacoes

Com reflexões curtas e diretas sobre a liberdade, o racismo ou o dever social, Nelson Mandela deu amostras de vida que possuem grande sabedoria.
“Se eu tivesse o tempo em minhas mãos faria o mesmo novamente. Mesmo como faria com qualquer homem que se atreve a chamar-se um homem.”

Nelson Mandela era um homem com um grande talento para a escrita e uma filosofia de vida muito bem definidos. Ao longo de sua vida, tanto na atividade política durante seus anos de cativeiro, deixou para a posteridade uma série de reflexões e pensamentos. Estas são algumas de suas melhores linhas.
O homem e a ideia da morte
1 – O meu pai estava chorando Nodayimani, traga-me meu rapé. O grito era persistente, e, finalmente, levou-o, encheu o cachimbo com tabaco, é iluminado e passou-pronto, e depois fumava e morreu de fumar.
2 – Uma experiência ruptura foi a morte do meu filho mais velho em um acidente de carro. Além de meu filho era meu amigo, e isso me machuca muito, na verdade, não ser capaz de pagar os meus respeitos, as minhas últimas homenagens nem minha mãe nem meu filho mais velho.
3 – Se eu tivesse o tempo em minhas mãos faria o mesmo novamente. Assim como faria com qualquer homem que se atreve a chamar-se um homem.
4 – Se eu tiver que morrer, eu declaro a todos os que querem saber que eu vou cumprir o meu destino como um homem.
5 – Eu tinha câncer de próstata e eu disse aos meus amigos na prisão. Olhe – eu – eu acho que melhor me anunciar publicamente, ir ao médico, porque se as pessoas começaram a murmurar: Você sabia que você tem câncer Mandela?
6 – Tenho certeza de que se eu for para o céu me diga, quem é você? Eu digo: Bem, eu sou Madiba. Como Qunu? Eu digo: Sim Então eles me dirão como você pretende vir aqui com todos os seus pecados? Eu digo: Vá embora, por favor, que eles chamam as portas do inferno, lá você pode aceitar.
7 – A morte é algo inevitável. Quando um homem tem feito o que ele considera seu dever para com o seu povo e seu país, ele pode descansar em paz. Eu acho que eu tenho feito esse esforço e que, portanto, o sono para a eternidade.
Sua ideologia política
8 – A pobreza não é natural, é criado pelo homem pode ser vencida e erradicada pelas ações dos seres humanos. E erradicar a pobreza não é um ato de caridade, é um ato de justiça.
9 – A ação de massa tem a capacidade de derrubar governos.
10 – Estamos no alvorecer de um século Africano, um século em que a África vai tomar seu lugar de direito entre as nações do mundo.
11 – O apoio de todos os meus sonhos é a sabedoria coletiva de toda a humanidade como um todo.
12 – A ação de massa tem a capacidade de derrubar governos.
13 – Se o desenvolvimento dos povos africanos em seu próprio país não tivesse sido interrompida pela chegada dos brancos, não teria sido igual ao da Europa e, ao mesmo nível de desenvolvimento, sem nenhum contato com ninguém.
14 – O esporte tem o poder de transformar o mundo. Ele tem o poder de inspirar, de unir as pessoas como algumas outras coisas … Ele tem mais capacidade do que os governos as barreiras raciais.
15 – Precisamos colocar a erradicação da pobreza no topo da agenda global. Devemos ter claro que partilhamos uma humanidade comum e nossa diversidade em todo o mundo é a maior força do nosso futuro juntos.
16 – A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
17 – Não pode ser mais intensa revelação da alma de uma sociedade do que a forma como trata os seus filhos
18 – A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É por meio da educação, como a filha de um camponês pode se tornar um médico, o filho de um mineiro pode se tornar o chefe da mina, ou o filho de trabalhadores rurais podem se tornar o presidente de uma grande nação.
19 – Meu querido sonho é o de uma sociedade democrática e livre em que todos podem viver em harmonia e com oportunidades iguais.
O homem público e dever social
20 – Eu não vou ser apresentada de forma que os pontos negros da minha vida são omitidos.
21 – Eu nunca preocupou muito com os prêmios individuais. Um homem não se torna um combatente da liberdade, na esperança de ganhar prêmios.
22 – Se você mudar os lençóis como se suturas de feridas, você preparar alimentos ou drogas dispensações, está em suas mãos para ajudar a construir um serviço público digno de todas as pessoas que dão suas vidas para o sonho da democracia (1998).
23 – Uma família feliz é um pilar importante para qualquer homem público. Poucas pessoas são tão essenciais ou como perigoso para o sucesso ou fracasso de uma política como uma boa esposa ou uma namorada.
24 – Eu vou ser um entre os mais velhos da nossa sociedade será mais um do que os habitantes da população rural, um preocupado com as crianças e jovens do nosso país e ser um cidadão do mundo comprometido, enquanto eu tenho a força, com a tarefa para obter uma vida melhor para as pessoas em todos os lugares.
25 – É dever dos jornalistas para examinar a conduta de figuras públicas e de expô-lo à luz.
26 – Neste mundo moderno globalizado cada um de nós é o guardião de nosso irmão e nossa irmã. Falhamos muitas vezes neste obrigação moral.
27 – Quando foi decidido a pegar em armas, porque a única outra opção era de se render e se submeter a escravidão (1991)
28 – Na minha maneira pequena, eu fiz meu dever de meu país e meu povo.
29 – Muitas pessoas neste país pagaram o preço antes de mim e muitos irão pagar o preço depois de mim.
30 – Quando foi decidido a pegar em armas, porque a única outra opção era se entregar e submeter à escravidão.
Chefia
31 – As pessoas acabam matando me ama, porque todo mundo quer me tocar e abraçar-me, então eu devo proteger aqueles que me seguem, que eu admiro. Esta é para mim uma fonte de grande tristeza.
32 – Temos um senso de humor, porque acreditamos que é nosso dever fazer as pessoas esquecerem seus problemas.
33 – Atire para baixo e destruir é fácil. Heróis são aqueles que constroem e trabalhar pela paz.
34 – Os verdadeiros líderes devem estar dispostos a sacrificar tudo pela liberdade de seu povo.
35 – Na minha vida tenho me dedicado a esta luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca e contra a dominação negra. Eu já sediaram o ideal de uma sociedade democrática e livre na qual todas as pessoas convivam em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero conseguir na vida. Mas, se necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer.
36 – Se eu sou o seu líder, você tem que ouvir. E se você não quer ouvir o que você tem a fazer é deixar-me como um líder.
Sua filosofia de vida
37 – Ele sempre parece impossível até que seja feito.
38 – A maior glória na vida não é para não cair, mas em levantar cada vez que caímos.
39 – Não há nada como voltar a um lugar que parece ter mudado para descobrir como as coisas mudaram mesmo.
40 – Eu gosto de amigos que têm pensamentos independentes, porque eles tendem a fazê-lo ver os problemas de todos os ângulos.
41 – A arma mais poderosa não é violência, mas falar com as pessoas.
42 – Honestidade, sinceridade, simplicidade, humildade, generosidade, sem esperar nada em troca, a falta de vaidade, disposição para ajudar os outros (qualidades bem ao alcance de todos os seres) são baseadas na vida espiritual de uma pessoa.
43 – O perdão liberta a alma, elimina o medo. É por isso que é uma ferramenta tão poderosa.
44 – Se você quer fazer as pazes com o seu inimigo, você tem que trabalhar com ele, então ele se torna seu parceiro.
45 – Eu aprendi que a coragem não é a ausência de medo, mas o triunfo sobre ele. O corajoso que não tem medo, mas quem vence esse medo.
46 – Depois de escalar um grande morro só se descobre que há muitas mais montanhas para escalar
47 – Não me julgue pelo meu sucesso, você me julgar pelas vezes que eu caí e me levantei novamente.
48 – Eu nunca pensar no tempo que perdi. O que eu faço é desenvolver um programa que já está lá, o que é colocado para fora para mim.
49 – O que conta na vida não é o simples fato de ter vivido. São as mudanças que têm causado na vida dos outros, que determina o sentido de nossa própria.
50 – Nunca se esqueça que um santo é um pecador que persevera.
51 – Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação.
52 – Se você espera que as condições ideais, nunca será.
53 – Uma das coisas mais difíceis não é para mudar a sociedade, mas para mudar a si mesmo.
54 – Não deixe que nos dizem as gerações futuras que a indiferença, o cinismo ou egoísmo nos fez deixar de cumprir os ideais humanistas que condensa o Prêmio Nobel da Paz.
55 – Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou sua origem ou religião.
56 – Se você deve decepcionar alguém, quanto mais cedo melhor.
57 – O mal é algo que as circunstâncias, o ambiente ou incutir educação ou ensinar aos homens, não é inata.
58 – Quando a água começou a ferver, desligue o fogo e não inútil.
59 – As pessoas devem aprender a odiar, e se elas podem aprender a odiar, eles também podem ser ensinadas a amar, o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.
Julgamentos sobre racismo
60 – Na história da humanidade para sempre permanecer uma recordação mancha indelével que o crime de apartheid realmente ocorreu.
61 – Devemos inviabilizar tentativas de dividir o nosso povo em facções étnicas, para converter sua rica variedade perigo com que furar nossos corações.
62 – Eu nunca vi um homem como meu superior, tanto na minha vida dentro ou fora da prisão.
63 – Todos nós sabemos como o racismo pode teimosamente se agarram à mente e em que medida pode infectar a alma humana. Onde quer que detém em disposições raciais na ordem social e material que a teimosia pode ser multiplicada por cem.
64 – Nunca, nunca e nunca mais deve ser que esta bela experiência terra a opressão de uma pessoa por outra.
65 – Por que neste quarto eu enfrento um magistrado branco, eu sou acusado por um promotor branco e escoltado para o cais por um ordenado branco? Alguém pode honestamente e seriamente sugerem que neste tipo de atmosfera a balança da justiça são uniformemente equilibrada?
66 – Que todos os nossos esforços mostram que Martin Luther King estava certo quando disse que a humanidade não pode continuar tragicamente ligada à meia-noite sem estrelas de racismo e de guerra.
Sobre o cativeiro ea idéia de liberdade
67 – Eu não costumo usar as palavras de ânimo leve. Se 27 anos de prisão nos ensinaram alguma coisa, ele tem sido capaz de compreender, do silêncio da solidão, como as palavras são bonitas e em que medida a verdadeira linguagem tem um impacto sobre a forma como as pessoas vivem e morrem .
68 – Não há caminho fácil para a liberdade em qualquer lugar e muitos de nós vai ter que passar pelo vale da sombra e outra vez antes de chegar ao topo da montanha de nossos sonhos.
69 – Deixe-reinado liberdade. O sol nunca acendeu uma realização humana glorioso.
70 – Um homem que tira a liberdade do outro é um prisioneiro de ódio, ele está preso atrás das grades do preconceito e da estreiteza mental.
71 – Ser livre não é apenas livre de correntes de alguém, mas viver de uma forma que respeita e aumenta a liberdade dos outros.
72 – Liberdade é inútil se as pessoas não podem encher seus estômagos com comida, se você não pode se abrigar se o analfabetismo e as doenças ainda estão a persegui-los.
73 – Eu não nasci com uma fome de ser livre, nascido livre, livre de qualquer maneira que eu possa entender.
74 – O dinheiro não vai criar o sucesso, a liberdade vai.
75 – Quando eu fui para a cadeia, resignei-me ao fato de que não haveria oportunidade de expressão sexual e teria que lidar com isso.

Fonte: colectivodignidad

One comment on “Nelson Mandela: 75 grandes citações
  1. A pontuação está ruim…. as frases, também… estão confusas, e isso dificulta a interpretação. As frases foram traduzidas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *