Jeff Nuttall

Jeff Nuttall (Clitheroe, 8 de julho de 1933 — 4 de janeiro de 2004), poeta, ator, pintor, escultor, trompetista de jazz, simpatizante do anarquismo, desempenhou importante função nos movimentos de contracultura de 1960 na Inglaterra.
Nascido em Clitheroe, Lancashire, crescido em Herefordshire, Nuttall estudou pinturas nos anos após a Segunda Guerra Mundial e começou a publicar poesias no início dos anos 60. Junto a Bob Cobbing fundou o Writers Forum Press. Nuttall também manteve contato com escritores da geração beat, especialmente com William Burroughs.
Em 1966, seu livro Bomb Culture foi um dos elementos chave para a revolução contracultural de seu tempo no qual expôs conexões entre a emergência de alternativas para as normas societais estabelecidas e as ameaças de um cataclismo nuclear potencial.

Jeff Nuttall nasceu em Clitheroe , Lancashire , e cresceu em Herefordshire . Ele estudou pintura nos anos após a Segunda Guerra Mundial e começou a publicar poesia no início dos anos 1960. Junto com Bob Cobbing , [1] , ele fundou a Imprensa Fórum influentes escritores e oficina de escritores.
Ele também associada a muitos dos americanos batida geração de escritores, especialmente William Burroughs . Auto-publicado Nuttall de “My Own Mag” boletim mimeografado desde Burroughs com uma saída importante para sua literatura experimental no início de 1960.
Em 1966 ele foi um dos fundadores do Show Pessoas , um dos primeiros e de longa duração arte da performance do grupo e estava envolvido na fundação do jornal britânico subterrâneos International Times . Em 1967, duas de suas ilustrações publicado no jornal tablóide contra-cultural dos últimos tempos (Volume 1, número 1, Fall 1967) publicados por Charles Plymell .
Seu livro Cultura Bomba (1968) foi um dos textos-chave da revolução contracultural da época, uma obra que chamou a ligação entre o surgimento de alternativas para integrar as normas sociais e o cenário ameaça de aniquilação nuclear potencial. Nuttall foi um dos pioneiros do acontecimento na Grã-Bretanha.
Nuttall serviu como presidente da Sociedade Nacional da Poesia 1975-1976, período em que a Sociedade brevemente serviu como uma casa para o Revival Poesia britânica . Ele era crítico de poesia para vários jornais nacionais e foi o candidato Sociedade Poesia para Poeta Laureado , mas foi ignorado em favor de Ted Hughes .
Nuttall trabalhou como professor de arte; conferencista sênior em Leeds Politécnica e foi chefe de arte em Liverpool Politécnica (agora Leeds Metropolitan University ). Como ator, ele apareceu em mais de 40 longas-metragens e programas de televisão. Seus poemas selecionados foi publicado pela Editora Sal em 2003.

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *