Jardinagem de Guerrilha

Bomba de Semente e jardinagem de Guerrilha. Jardinagem de guerrilha é um movimento de ativismo politico que consiste planta...

Jardinagem de guerrilha é um movimento de ativismo politico que consiste plantar em terreno onde não se têm direito legal para utilização, frequentemente em locais abandonados ou em áreas sem o devido cuidado.
Visa provocar mudanças através de ação direta. 
A terra normalmente abandonada ou negligenciada por seu dono legal é usada para cultivar plantas,que são frequentemente culturas alimentares ou plantas destinadas a embelezar uma área. Esta prática tem implicações para os direitos à terra e a reforma agrária. A atitude tenta promover uma reconsideração da propriedade da terra, a fim de recuperá-la da negligência ou mau uso e atribuir-lhe um novo propósito. 

A seedbomb ou bomba de sementes é uma técnica ancestral japonesa que promove o cultivo de plantas pelo arremesso de bolas compostas de argila, substrato vegetal e sementes carregadas de sentido poético na jardinagem de guerrilha. Estas bombas podem ser arremessadas em terrenos baldios, em parques ou jardins abandonados. Qualquer terreno pode ser cultivado com estas granadas protegidas dos insetos, dos pássaros, da temperatura e da luz, estas bolas de sementes serão ativadas pela chuva.

BOMBA DE SEMENTE
Ingredientes:
Argila ou terra argilosa 
Substrato vegetal
Sementes

1- junte a argila, o substrato vegetal, as sementes e a água, lentamente. Vá acertando as doses até formar uma mistura com a textura de plasticina. Faça pequenas bolas com as mãos, disponha as bombas num tabuleiro e deixe que sequem por 24 horas.

2- A melhor altura para atirar estas bombas ecológicas é durante o tempo chuvoso. A chegada das chuvas desperta as sementes que começam a germinar a partir da pequena reserva de nutrientes que as envolve. 

3- Se preferir guardar as bombas por um tempo, mantenha-as num lugar escuro e seco, por não mais do que algumas semanas.

, ,

Deixe uma resposta