Insurgência ou Insurreição o que é?

Insurgência ou Insurreição o que é?

Insurgência ou Insurreição o que é?

Uma insurgência ou insurreição é um levante armado que visa destituir um governo estabelecido. A insurgência não deve ser confundida com a RESISTÊNCIA, que é a oposição armada dos que estão ou estavam no poder. Por influência dos EUA, seu significado tem sido corrompido ao dizer que combatem “insurgentes” no Afeganistão e Iraque; isso porque a palavra “insurgente” remete à ideia de ilegitimidade. Ao combater “insurgentes”, os EUA transmitem a ideia de que sua invasão é legítima.

Uma insurreição ou insurgência também são conhecidas como uma rebelião armada contra uma autoridade constituída (por exemplo, uma autoridade reconhecida como tal pelas Nações Unidas) quando aqueles que participam desta rebelião não são reconhecidos como beligerantes. Nem todas as rebeliões são insurgências, porque um estado de beligerância pode existir entre um ou mais Estados soberanos e forças rebeldes. Por exemplo, durante a Guerra Civil Americana, os Estados Confederados da América não eram reconhecidos como um Estado soberano, porém eram reconhecidos como uma força beligerante, e, desta maneira, os navios de guerra confederados receberam os mesmos direitos que os navios de guerra americanos em portos estrangeiros.

Insurgencia

Quando o termo “insurgência” é usado para descrever a ilegalidade de um movimento, pelo motivo de não ter sido autorizado, ou por não estar de acordo com as leis locais, o seu uso é neutro. No entanto, quando é usado por algum Estado ou autoridade que esteja sob ameaça, o termo também pode carregar uma conotação de que a causa dos rebeldes é ilegítima, enquanto aqueles que estão se insurgindo vêem a própria autoridade como ilegítima.

Diversos termos, nenhum deles definidos precisamente, são comumente encaixados na categoria de “insurgências“: rebeliões, revoltas, etc. O valor dos modelos formais discutidos ao longo do artigo servem para exista uma taxonomia destinada a categorizar as insurgências. A base de uma insurgência pode ser política, econômica, religiosa, étnica, ou uma combinação de fatores.

Insurgencia2

Uma insurgência nunca é igual a outra. Por vezes duas ou mais insurgências podem existir simultaneamente. A insurgência iraquiana não é a única a ter um governo reconhecido pela maioria dos Estados e diversos conjuntos de insurgentes. Insurgências históricas, como a Guerra Civil Russa, foram multipolares e não seguiram o modelo tradicional de dois lados em oposição. Enquanto a Guerra Civil Angolana tinha dois lados principais, a MPLA e UNITA, a FLEC era um movimento separatista simultâneo, que lutava pela independência da região de Cabinda. A multipolaridade pode ampliar a definição de insurgência a situações onde não há autoridade reconhecida, como na Guerra Civil Somaliana, especialmente no período de 1998 a 2006, quando o país se fragmentou em Estados menores semi-autônomos, que lutavam uns contra os outros, formando alianças temporárias.

, , ,

Deixe uma resposta