Ilustrador recria técnicas de tortura utilizadas pela ditadura militar

Ilustrador-recria-tecnicas-de-tortura-utilizadas-pela-ditadura-militar

O ilustrador Bruno Maron produziu para a Vice uma série retratando as técnicas de tortura cometida pelos militares e agentes da repressão durante a ditadura militar brasileira.

Segundo o relatório da Comissão Nacional da Verdade, além das 434 civis mortos ou desaparecidas, mais de 6 mil pessoas foram torturadas durante o regime.

As técnicas de tortura foram ensinadas por agentes franceses que vieram ao Brasil ensinar os métodos aprendidos e utilizados na Guerra da Argélia.

Oficiais brasileiros também foram para aulas de tortura da Escola das Américas, criada pelo Departamento de Defesa dos EUA.

Depois, o Brasil ensinou técnicas de tortura para outros países da América Latina que mantinham regimes ditatoriais.

VIa: Vice

8 comments to “Ilustrador recria técnicas de tortura utilizadas pela ditadura militar”
  1. Melhor site de longe, sou fanático por coisas do gênero e posso dizer q os conteúdos deste site são relativamente mais atraentes q alguns americanos e outros brasileiros, crítico apenas o tempo de i produção de novos conteudos, gostaria de ler mais e com mais detalhes e com mais frequência.

  2. Houve tortura no Brasil? Claro que houve. Mas houve e ainda há muita história contada por pseudos heróis, que na verdade amarelavam e denunciavam companheiros antes mesmo de sofrerem alguma ameaça.

  3. Então, vamos lá. Faziam isso com quem, com presos, certo? Por presos condenados por algum crime, certo?

    Até então, não vi nada de errado.

    Passar bem.

  4. É assustador como não conheço nada da história do meu país,ou melhor,como “não me deixam” conhecer a história do meu país.Sites como este são quase “clandestinos”.Não foi crítica,foi elogio.Parabéns.

  5. como assim “sou fanático por cosias do genero”? como alguem pode ser fanatico por esse tipo de conteudo, cosia de gente doente não civilizada!

Deixe uma resposta