Homenagem – Mikhail Bakunin – Aniversário de 199 anos

Homenagem - Mikhail Bakunin - Aniversário de 199 anos

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin, também conhecido por Bakunine ou Bakúnine nasceu em Priamujino, no dia  30 de maio de 1814, no seio de uma família aristocrática. O anarquista russo estudou na Academia Militar de São Petersburgo. Bakunin foi oficial da Guarda Imperial, mas renunciou ao cargo e viajou pela Europa durante vários anos, até participar das Revoluções de 1848 e 1849, que eclodiram em Paris e na Alemanha. Foi preso na Áustria e condenado à morte, mas, antes da execução, foi entregue aos russos, que o mantiveram preso durante vários anos.
Mandado para a Sibéria em 1855, fugiu algum tempo depois em um barco norte-americano com destino ao Japão e chegou à Inglaterra em 1861. Dessa data até a sua morte, Bakunin dedicou-se a difundir o pensamento anarquista por toda a Europa.
Em 1869, fundou a organização semiclandestina Aliança Democrática e Social e, na qualidade de dirigente do grupo, opôs-se a Karl Marx na I Internacional, oposição que provocou sua expulsão. Passou seus últimos anos na Suíça, vivendo na miséria, planejando conspirações que nunca chegaram a se concretizar e mantendo correspondência com pequenos grupos anarquistas. 

mikhail-bakunin

Frase de Bakunin:
“Só serei verdadeiramente livre quando todos os seres humanos que me cercam, homens e mulheres, forem igualmente livres, de modo que quanto mais numerosos forem os homens livres que me rodeiam e quanto mais profunda e maior for a sua liberdade, tanto mais vasta, mais profunda e maior será a minha liberdade.”

Sugestões de leitura:

Bakunin por Bakunin – Livro

Deus e estado de Mikhail Bakunin – Livro

O conceito de liberdade de Mikhail Bakunin – Livro

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *