Há 69 anos, em 28 de abril de 1945, a Resistência Italiana justiçava o bandido Benito Mussolini coroando a heroica vitória contra o regime fascista no país.

Ha-69-anos-em-28-de-abril-de-1945-a-Resistencia-Italiana-justicava-o bandido-Benito-Mussolini-coroando-a-heroica-vitoria-contra-o-regime-fascista-no-pais

A Resistência Italiana ou Partigiana foi um movimento armado de massas guerrilheiro que combateu ferozmente durante a Segunda Guerra Mundial o  fascismo, a República “Social Italiana” fundada por Mussollini e à ocupação da Itália pela Alemanha nazista. Porém, já vinha atuando desde 1922, quando da ascensão do fascismo.

Como movimento armado, baseado em uma estratégia de guerrilhas, surge quando a Itália é invadida pela Alemanha, após o estabelecimento do Armistício de Cassibile (8 de setembro de 1943, entre a Itália e os Aliados. Muitos, entretanto, consideram que a Resistência Italiana já existisse desde 1922, quando tem início a ascensão do fascismo. Seus membros eram conhecidos como partigiani.

,

Deixe uma resposta