Guia completo de proteção online e criptografia

 

O mundo foi pego (quase) de surpresa com as notícias de que o governo dos Estados Unidos espiona a vida online de cidadãos de várias partes do mundo, inclusive com a suspeita de que gigantes do setor de tecnologia na internet colaboram com tal prática. De repente, o que parecia uma suspeita conspiratória se tornou fato e ninguém mais se sentiu seguro na web.

Leia Também: [NSA – National Security Agency/Agência Nacional de Segurança USA] Desenvolvem ferramentas, aplicativos e Spy Gadgets para todo tipo de espionagem

Independente dos assuntos que você trata na internet, sua privacidade é algo inviolável e, caso você não seja suspeito de cometer qualquer crime, governo nenhum tem o direito de saber o que você faz com seu PC. Sendo assim, nada mais justo do que ser deixado em paz para usar a rede mundial de computadores.

Pensando nisso, nós elaboramos uma lista de programas que podem ajudar você a evitar a violação de sua privacidade ao navegar na web. São métodos para criptografar informações de navegação e mensagens enviadas por email, uso de redes privadas e outras dicas que são relativamente simples, mas que podem dificultar um pouco a ação de espiões.

Navegação privada de verdade

Os navegadores atuais contam com um modo de navegação privada, mas eles em nada aumentam a segurança de sua navegação. A privacidade que oferecem é única e exclusivamente em relação a outras pessoas que compartilham o computador com você, pois apagam qualquer rastro de páginas acessadas, por exemplo.

Mas existem sim opções que garantem uma navegação totalmente privada. Confira:

PirateBrowser

A primeira e mais recente dica é o PirateBrowser, navegador baseado no Firefox e criado por um grupo que entende de luta por privacidade, o The Pirate Bay. Ainda em fase Beta, o aplicativo permite a você burlar bloqueios regionais e ainda pode se conectar à rede Tor, responsável por oferecer conexão anônima na internet, escondendo o seu IP.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Tor Browser

Se preferir, você pode ir direto à fonte e usar o navegador desenvolvido pela equipe que mantém o Tor na ativa. O aplicativo dispensa qualquer tipo de instalação, bastando ser descompactado para estar pronto para uso. Isso quer dizer também que ele pode ser utilizado a partir de um pendrive em qualquer computador, sem qualquer problema.

Orbot e Orweb

O Android também não fica de fora da nossa lista de segurança. Combinando o pacote Orbot com o navegador Orweb, você tem um sistema seguro para trocar informações na web utilizando seu dispositivo portátil, pois ele também esconde o seu IP e impede o seu rastreamento.

Reforço para o navegador

Se você não quiser mudar de navegador, optando por um dos citados ali em cima, pode também instalar algumas extensões nos browsers que utiliza costumeiramente para fortalecer os níveis de segurança e privacidade. Aqui estão add-ons que bloqueiam publicidade, evitam a execução de scripts e também criptografam a navegação.

NoScript

A presença de extensões em seu navegador pode significar brechas de segurança abertas ou um reforço nesse mesmo quesito. NoScript se enquadra no segundo grupo, pois é um complemento para Firefox que bloqueia a execução de scripts em Java, Javascript e Flash, deixando a seu critério ativá-los ou não em determinados sites.

Notscripts

(Fonte da imagem: Reprodução)

Se você usa Google Chrome ou Opera, não pode usar o NoScripts, mas conta com uma alternativa à altura. O Notscripts tem função bastante semelhante ao outro programa e pode ser um bom reforço de segurança para esses dois outros navegadores.

AdBlock

Com versões para Chrome e também para Firefox, o AdBlock é uma extensão valiosa para quem não quer ter sua navegação rastreada para fins de publicidade. De forma simples, você navega na web e bloqueia a ação das propagandas que tomam conta de quase todas as páginas da internet.

Disconnect

Mais uma extensão presente nos principais navegadores da atualidade, Disconnect é capaz de impedir que rastreadores identifiquem sua navegação. Ele trabalha de forma inteligente, bloqueando algo sempre que parecer suspeito, inclusive em redes sociais e serviços de busca, tudo de forma discreta.

HTTPS Everywhere

Um jeito de navegar com mais segurança é verificar se o protocolo da página em questão é “HTTPS”, ou seja, mais seguro do que o convencional HTTP. Isso é comum em sites em que existem trocas de informações confidenciais, como dados de cartão de crédito ou senhas. Esta extensão é capaz de criptografar a comunicação com todas as páginas que você acessa.

Email seguro

Enviar emails também é uma tarefa que pode expor você à bisbilhotagem na web. Então, nada mais justo do que indicar algumas ferramentas que podem deixar esse processo um pouco mais seguro.

Enigmail (extensão para Thunderbird)

Usando o método OpenPGP de criptografia, esta extensão assegura a privacidade das mensagens que você troca por email utilizando o Thunderbird ou o Seamonkey, ambas plataformas da Mozilla. Este programa usa assinatura digital para evitar que pessoas não autorizadas consigam visualizar o conteúdo de uma mensagem, mesmo que ela seja interceptada.
Mailvelope (extensão para navegador)

(Fonte da imagem: Reprodução)

Disponível apenas para o Chrome por enquanto, o Mailvelope cria um envelope digital para seus emails, trabalhando com os principais serviços da atualidade — Gmail, Outlook.com (antigo Hotmail) e Yahoo! Mail. Ele demanda configurações relativamente simples sempre que você for mandar um email, mas garante a privacidade dos dados até o recebimento deles pelo destinatário.

Claws Mail

Um cliente de email leve e com a criptografia de dados cravada em seu DNA, este é o Claws Mail. Programa de código aberto, ele oferece um sistema de segurança integrado capaz de garantir a privacidade das mensagens que vão e vêm em sua caixa de entrada.

Sylpheed

Outra opção open source e com sistema de segurança equipado por padrão, o Sylpheed é mais uma opção para quem quer um cliente de email com mais privacidade. Além disso, o programa tem como destaque o fato de apresentar uma interface simples e limpa, sem nada de muito chamativo em sua janela principal.

Criptografia de arquivos

Nem só de internet vive quem usa um computador, mas também de discos físicos nos quais guarda milhares de arquivos. Para esse caso, nada melhor do que programas capazes de criptografar seus dados, certo?

TrueCrypt

Um codificador gratuito que oferece várias opções de algoritmos para a proteção de seus dados. Você cria vários volumes, define o nível de proteção e deixa tudo sob a responsabilidade do TrueCrypt, que é capaz de fazer o mesmo também com dados armazenados em um disco portátil, como HD externo ou pendrive.

(Fonte da imagem: Reprodução)

PGP Desktop Trial Software

Outra opção para proteger arquivos — e que oferece inclusive alternativa para criptografia de emails enviados por meio do Outlook — é o PGP Desktop Trial Software. Ele usa o já tradicional e seguro sistema PGP para manter tudo privado, evitando que pessoas não autorizadas obtenham informações sobre seus arquivos.

Rede virtual privada

Criar uma rede virtual privada pode ser uma saída interessante para quem quer garantir a segurança de uma conexão direta entre dois computadores. Aqui vão algumas opções para isso.

OpenVPN

Simples e de código aberto, este programa é um dos nomes mais tradicionais do gênero. Ele permite tunelamento por IP ou modo bridge e é multiplataforma, podendo trabalhar perfeitamente entre computadores com Linux e Windows.

OpenVPN para Android

Se você quer configurar uma rede privada para conectar seu dispositivo Android, também pode fazer isso com o a versão do OpenVPN para o sistema da Google. É uma forma segura de criar uma rede privada entre seu PC e o dispositivo portátil, por exemplo.

. . .

O site Prism-Break.com oferece uma lista com vários aplicativos e serviços alternativos e supostamente mais seguros aos tradicionalmente utilizados por todos. É uma boa fonte de informação sobre como usar a internet de forma mais segura.

 

Via: tecmundo

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *