Da Ecologia Social à Educação Ambiental – Murray Bookchin

“Este planeta merece um destino melhor…”

Murray Bookchin (Nova Iorque, 14 de janeiro de 1921 — Burlington, Vermont, 30 de julho de 2006) foi um escritor anarquista estado-unidense, fundador da escola da Ecologia Social.

Na juventude foi influenciado pelo marxismo e mais tarde derivou para o trotskismo mas foi gradualmente ficando cada vez mais desiludido com a coerção que viu como inerente ao marxismo-leninismo. Em alguns meios ficou conhecido por fazer críticas devastadoras ao marxismo usando linguagem marxista convencional. Nos anos 60 foi membro da Liga Libertária. Durante os anos 1950 e 60, Bookchin construiu sobre os legados da filosofia social utópica e da teoria crítica, mudando a primazia do marxismo na esquerda e ligou crises ecológicas e urbanas contemporâneas aos problemas do capital e hierarquia social em geral. Bookchin permaneceu um anti-capitalista radical defensor da descentralização da sociedade. Foi influente no movimento antiglobalização.

Em meados dos anos 1990 fundou o municipalismo. Alguns dizem que neste momento rompeu com o anarquismo. Entretanto suas idéias são cada vez mais uma flexização das idéias anárquicas. Bookchin é o autor de alguns livros importantes, incluindo Anarquismo Pós-Escassez, A Ecologia da Liberdade, Sociobiologia ou Ecologia Social e outras obras tratando do Municipalismo Libertário.

Baixe Grátis: Da Ecologia Social à Educação Ambiental – Murray Bookchin

, , ,
One comment to “Da Ecologia Social à Educação Ambiental – Murray Bookchin”
  1. Pingback: O Representado – Negri e Hardt

Deixe uma resposta