As 10 empresas que dominam o mundo

Não é teoria da conspiração, são fatos: uma análise das relações entre cerca de 43.000 empresas multinacionais feita pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça concluiu que 174 empresas (na maioria bancos) têm um poder desproporcional em relação ao resto do mundo. Esses 174 empreendimentos são considerados “superentidades” que controlam 40% da economia mundial. Isso não quer dizer necessariamente concentração de dinheiro e sim de poder (empresas que têm ações de outras empresas ou que as administram). Elas estão tão conectadas entre si, de forma tão intrínseca, que, se uma se desestabiliza, afeta todas as outras em cadeia.
Assustou? ? Então, já pode se juntar ao movimento Anonymous para tentar mudar essa governança do 1% de poderosos sobre os 99% de “outras pessoas”, CAPITALISMO. Ou simplesmente entender porque este movimento virou assunto fácil nas redes sociais nas últimas semanas.
Conheça aqui as 10 DETENTORAS DO poder econômico MUNDIAL, donas do mundo e saiba quem controla de verdade a nossa economia.

1 – Barclays PLC – Reino Unido

Barclays PLC – Reino Unido
Barclays PLC – Reino Unido

Instituição de serviços financeiros com operações em mais de 50 países espalhados por todo o mundo e mais de 48 milhões de clientes. Se envolveu em diversos episódios controversos, como o apartheid na África do Sul e o financiamento do governo do presidente Robert Mugabe, no poder no Zimbabwe desde 1980, além de ter sofrido acusações de lavagem de dinheiro.

2. Capital Group Companies Inc – EUA

Capital Group Companies Inc – EUA
Capital Group Companies Inc – EUA

Agrupamento de várias empresas de administração de investimentos. Alguns dos “pequenos” membros do grupo: Bayer (companhia química e farmacêutica alemã), Volkswagen (fabricante alemã de carros), Telekom Austria Group (provedor austríaco de internet e telefonia fixa e celular) e BYD (fabricante chinesa de carros e baterias recarregáveis).

3. FMR Corporation – EUA

FMR Corporation – EUA
FMR Corporation – EUA

A Fidelity Investments é (adivinha?) uma instituição financeira que atua como administradora de fundos familiares (gente rica!) e fundos mútuos (empresas que reúnem dinheiro de vários investidores para investir).

4. AXA – França

AXA – França
AXA – França

Empresa que atua tanto como seguradora quanto como administradora de investimentos. É a nona maior multinacional do mundo, segundo a Fortune Global 500.

5. State Street Corporation – EUA

State Street Corporation – EUA
State Street Corporation – EUA

Também é uma holding. Administra duas instituições financeiras: o banco State Street Bank and Trust Company e a consultoria de investimento State Street Global Advisors.

6. JP Morgan Chase & Co – EUA

JP Morgan Chase & Co – EUA
JP Morgan Chase & Co – EUA

Uma das maiores instituições bancárias dos EUA, é uma holding (sociedade gestora de participações sociais), ou seja: ela administra conglomerados empresariais. É considerada pela revista Forbes a maior empresa do mundo.

7. Legal & General Group PLC – Reino Unido

Legal & General Group PLC – Reino Unido
Legal & General Group PLC – Reino Unido

 

Companhia de seguros, pensões e investimentos, com operações no Reino Unido, Holanda, França, Alemanha, EUA, Egito, Índia e Emirados Árabes.

 

8. Vanguard Group Inc – EUA

Vanguard Group Inc – EUA
Vanguard Group Inc – EUA

Uma das maiores companhias de fundos de investimentos do mundo. Ela oferece recursos financeiros imediatos para investidores particulares ou para empresas e administra aproximadamente 1,6 trilhões de dólares. Trilhões.

9. UBS AG – Suíça

UBS AG – Suíça
UBS AG – Suíça

Empresa suíça de serviços financeiros. Atua como banco privado e banco de investimentos e é o segundo maior gestor de riquezas particulares do mundo (ou seja: eles cuidam da grana dos bilionários do planeta).

10. Merrill Lynch & Co Inc – EUA

Merrill Lynch & Co Inc – EUA
Merrill Lynch & Co Inc – EUA

É um banco de Investimentos estadunidense que hoje faz parte do Bank Of America. É a maior corretora de ações do mundo.

Fonte: Super.Abril

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *