Aprenda a fazer um carregador de celular movido a vento para sua bike

Um adolescente de 16 anos muito esperto chamado Thomas uniu duas de suas paixões, ciclismo e eletrônicos, numa invenção prática que qualquer um pode fazer. Usando a CPU (unidade central de processamento) de ventilador velho, uma bateria de telefone antigo, um monte de peças eletrônicas e algumas ferramentas simples, ele criou um carregador de telefone celular para acoplar na bicicleta gastando R$ 5 dólares. O sistema alimenta a bateria do telefone enquanto você pedala por aí.

Com alguns conhecimentos eletrônicos básicos e alguns pequenos itens, você pode fazer o seu próprio carregador para se certificar que nunca vai acabar com um telefone morto enquanto estiver na estrada. Vamos nessa?




Pegue o ventilador (daqueles pequenos de mesa), uma bateria de telefone antigo, um interruptor e um suporte para bicicleta:

Separe algumas ferramentas, incluindo um ferro de solda, uma pistola de cola, um alicate cortante e fitas isolante:

O primeiro passo é tirar a hélice, encontrar os três cabos dentro do ventilador, verificar os dois que dão a melhor tensão e soldar um fio a cada um.

Coloque a hélice de volta para criar uma ponte de diodo e conectá-la ao ventilador.




Então, tudo que você precisa fazer é conectar sua bateria ao módulo de aumento de 5v e colocar um interruptor no meio. Então você precisa colar tudo nos lados do ventilador da CPU e vedar com a fita isolante. O seu novo dispositivo está pronto para ser utilizado, por isso, corrija-o para a sua bicicleta e pedalar enquanto carrega o seu celular!

Você pode conferir o tutorial detalhado em Instructables.

, ,

Deixe uma resposta