Anarquismo Yamaguishismo – Vertentes do Anarquismo

Anarquismo Yamaguishismo

Anarquismo Yamaguishismo

O Yamaguishismo é uma vertente anarquista pacifista comunalista que tem sua origem nas propostas do agricultor japonês Miyozo Yamaguishi apresentadas no ano de 1953. Na concepção Yamaguishista é possível transformar o mundo e superar a exploração e a competitividade, não através de uma ação revolucionária, mas por meio busca comunal pela harmonia entre a ação humana e a Natureza. Neste sentido o Yamaguishismo preza pela constituição de comunidades autônomas de abundância material e espiritual onde sem disputas todos possam viver em alegria, tais comunidades são chamadas vilas Yamaguishi.
Na atualidade a principal organização desta vertente é a Associação Yamaguishi Associação Felicidade que promove reuniões e cursos sobre o Yamaguishismo (chamados Tokkou) em diversos pontos do mundo.
Existem no Japão quarenta comunidades yamaguishistas, e outras dezenas espalhadas pelo mundo, em locais como a Alemanha, Austrália, Coréia, Estados Unidos e Tailândia. No Brasil desde 1991 grupos de pessoas vêm se organizando e realizando 53 Tokkou, com aproximadamente 1000 participantes. A iniciativa deu origem a Vila Yamaguishi localizada no município de Jaguariúna, estado de São Paulo.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *