Anarquismo budista – Anarquista

Anarquismo-budista

Anarquismo budista ou Budismo anarquista é uma vertente de ação, reflexão e pensamento formada a partir dos ensinamentos budismo aceitos e entendidos sob o prisma do anarquismo filosófico. Surge e se desenvolve entre expoentes da Geração Beat como Gary Snyder e Diane di Prima. Alguns reconhecem como marco inicial o ano de 1961 em que Gary Snyder publicou um ensaio intitulado “Anarquismo Budista”.

Anarquismo budista

Anarquismo budista

Outros que apontaram conexões entre o budismo e o anarquismo incluem Edward Carpenter, Ananda Coomaraswamy, Lala Hardayal Liu Shipei, John Cage, Kenneth Rexroth, Allen Ginsberg, Jackson MacLow, Peter Lamborn Wilson, John Moore, Kerry Thornley, Max Cafard, William Batchelder Greene, assim como o situacionista Ken Knabb.
Mesmo Piotr Kropotkin a seu tempo já apontava para o fato que as comunidades budistas de outrora viviam e colocavam em prática o princípio do mutualismo, e o historiador do anarquismo no Japão, Mattey Turner encontrou evidências que apontam para o fato de alguns sacerdotes budistas terem se envolvido com o movimento anarquista naquele país no início do século XX.

, ,
One comment on “Anarquismo budista – Anarquista
  1. Pingback: Jesus o maior dos Anarquistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *