Anarco-Transhumanismo ou Anarco-Futurismo

Anarco-Transumanista ou Anarco-Transumanismo

 

Anarco-Transumanista ou Anarco-Transumanismo é uma filosofia preocupada com a liberdade social e material como entendido por ambas as visões transumanistas sobre as condições materiais e visões anarquistas sobre a dinâmica do poder na sociedade.

Como muitos conceitos errôneos sobre anarquismo e transumanismo persistem, ele é frequentemente confundido com muitos outros pontos de vista e movimentos, tais como o tecnolibertarismo , o anarco-capitalismo , o transumanismo liberal , o futurismo social ou o Projeto Vênus.

Visão geral e valores

Central para o anarquotransumanismo (Anarco Transhumanismo) é facilitar a igualdade de oportunidades para todos os indivíduos exercerem a autodeterminação. Condições que limitam desnecessariamente as opções viáveis ​​ou os indivíduos capazes de exercê-las são normalmente rejeitadas, incluindo arranjos baseados na igualdade de dotação ou resultado. Isso leva a críticas de outros grupos em ambas as filosofias dos pais que não conseguem abordar ou mesmo encorajar tais condições.

Tomando emprestado o cripto-anarquismo , o ativista anarquista William Gillis e outros argumentam que a natureza disruptiva das tecnologias emergentes é incompatível ou extremamente perigosa com as estruturas hierárquicas de hoje, incluindo a democracia representativa ou majoritária, falha em desafiar as condições físicas e sociais juntas tem sido argumentada como o risco de transumanismo oligárquico , primitivismo, ou mesmo extinção.

Alternativamente, nildicit , desde então, extrapolou isso ao cruzá -lo com o inevitablismo transumanista em um esforço para reduzir os sentimentos apolíticos imbuídos por muitos transumanistas.

História

Anarquotransumanistas identificam sentimentos transumanistas de anarquistas históricos, como Voltairine de Cleyre

Economia

Oposição à posse absentista

Capitalismo

Os anarquotransumanistas defendem uma variedade de sistemas econômicos, com o tema comum de rejeitar sistemas baseados na propriedade ausente da terra e nos meios de produção, como o capitalismo, o socialismo de Estado e o comunismo autoritário. Todos os anarquotransumanistas são anticapitalistas, devido à compreensão do anarquismo do capitalismo como um sistema hierárquico, com capitalistas e latifundiários como governantes de fato.

Socialismo Autoritário / Comunismo

Os sistemas socialistas e comunistas mediados pelo governo são igualmente rejeitados, com o governo e seus agentes reproduzindo o papel e os problemas com os proprietários ausentes. 

Propriedade intelectual

Com a rejeição do proprietarismo, vem a abolição da propriedade intelectual . Além dos problemas citados por outros anarquistas, os anarquotransumanistas vêem numerosos conflitos entre a propriedade intelectual e a autodeterminação de um indivíduo que surgem de tecnologias emergentes. A presença de componentes de software ou hardware que são considerados propriedade intelectual de terceiros em um dispositivo protético, na verdade, significa a propriedade parcial de um corpo por outro. 

Alternativas propostas

Comunismo e Municipalismo Libertário

O municipalismo libertário e o comunalismo, especialmente conforme descrito no Anarquismo Pós-Escassez de Murray Bookchin , são um ponto de partida comum para a economia anarquotransumanista.

Socialismo

O socialismo libertário e o comunismo são sistemas comumente apoiados, possivelmente tornados mais viáveis ​​por uma transição para a pós-escassez . Essa transição poderia ser facilitada por técnicas de fabricação possibilitadas pela impressão 3D e nanofabricação .

Sistemas econômicos auxiliares

Embora a futarquia originalmente conceituada seja incompatível com a rejeição do anarquismo à governança representativa e às autoridades eleitas, um mercado de previsão não mediado por autoridades eleitas poderia ser considerado como uma ferramenta para informar decisões, métricas de confiança e reputação baseadas em registros públicos ou pessoais também podem ser úteis, sejam organizadas como mercado ou de outra forma. Esses sistemas podem ser citados como uma contribuição para uma economia típica de mercado ou oferta, muitas vezes para preencher a lacuna entre demandas escassas e pós-escassas. Spimes ou blockchains podem ser usados ​​para rastrear partes interessadas sobre bens e infraestrutura.

Na cultura popular

Catgirls políticos da ideologia

Na série espacial Revelação , uma das principais facções foram os demarquistas que usaram um simples implante neural para votar constantemente em questões, com os eleitores que tomavam decisões “boas” recompensadas com maior influência. Este sistema foi chamado Demarchy .

Na série de jogos Deus Ex , muitas vezes é possível evitar todas as alianças coletivistas e jogar de forma totalmente independente.

No folclore de Shadowrun , houve um período de tempo em que a cidade de Berlim passou para uma sociedade anarquista; onde um “Flux State” foi formado na sequência da governança hierárquica:

“A Cidade Livre de Berlim é a antiga capital da Alemanha e um dos fenômenos mais interessantes a surgir no mundo pós-Despertar. Na esteira da revolução anarquista de 2039, a cidade se separou do estado alemão e criou o Estado Flux. Este grande experimento em ordem social é anarquia na prática, onde a estrutura de poder evolui constantemente e o astuto shadowrunner sempre encontrará formas de sobreviver – e até mesmo prosperar, corporações caminham cuidadosamente na Cidade Livre – e até mesmo o grande dragão Lofwyr só tem muita influência aqui “. 

A configuração do jogo de RPG Eclipse Phase inclui um sistema solar externo amplamente habitado por grupos anarquistas e social-democratas.

A série Cultura da Cultura é altamente descentralizada e anarquista em muitos de seus negócios.

O cômico web de curta duração, Political Ideology Catgirls, apresentou uma catgirl anarco-transumanista que invade os computadores das pessoas usando o cyberhacking para defender as virtudes do carregamento da mente. 

, , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *