[Alerta] 70% de novas doenças que infectam seres humanos têm origem animal

Alerta-70-por-cento-de-novas-doencas-que-infectam-seres-humanos-tem-origem-animal

Relatório de agência alerta sobre a relação entre indústria agropecuária e as doenças infecciosas que afetam o mundo.

Cerca de 70% das novas doenças que infectaram os seres humanos nas últimas décadas têm origem animal, afirmou nesta segunda-feira (16) a agência alimentar das Nações Unidas, alertando que está se tornando mais comum que doenças mudem de espécies e se espalhem na população, em meio ao crescimento das cadeias de agricultura e de abastecimento alimentar.

A expansão contínua das terras agrícolas em áreas selvagens, juntamente com um ‘boom’ mundial da produção animal, significa que “o gado e os animais selvagens estão mais em contato uns com os outros, e nós mesmos estamos mais em contato com os animais do que nunca”, disse Ren Wang, diretor-geral assistente da área de agricultura e defesa do consumidor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“Não podemos lidar com a saúde humana, a saúde animal e a saúde do ecossistema de forma isolada, temos de olhar para eles juntos, e abordar os condutores de surgimento de doenças, persistência e propagação, ao invés de simplesmente correr atrás das doenças depois que elas emergem”, acrescentou.

De acordo com o relatório ‘Pecuária Global 2013: Mudando as Paisagens das Doenças’, é necessária uma nova abordagem – mais holística – para a gestão de ameaças de doenças.

O relatório busca entender como as mudanças na forma como os humanos criam e comercializam animais têm afetado o modo como as doenças surgem e se espalham.

A globalização e as mudanças climáticas estão redistribuindo patógenos, vetores e hospedeiros, e os riscos de pandemia para os seres humanos causada por patógenos de origem animal são uma grande preocupação. Ao mesmo tempo, os riscos de segurança alimentar e resistência aos antibióticos estão aumentando em todo o mundo, diz a agência da ONU.

COMENTE ABAIXO SUA OPINIÃO SOBRE O ASSUNTO!!

Via

, ,
2 comments to “[Alerta] 70% de novas doenças que infectam seres humanos têm origem animal”
  1. Consumo de carne, leite, ovos e seus derivados causam fome no mundo, desmatamento, queimadas, invasão de terras pelo latifúndio e exploração animal…. Não tem nada de normal comer carne tendo outras opções, somos racionais e onívoros , podemos e devemos parar de explorar animais para alimentação….

    Ser vegetariano ou vegano é ser ambientalista, humanista, antiespecista, lutar contra as injustiças e exploração.

    Todos pensam em mudar o mundo, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo.
    — Liev Tolstoi

    Inicie por você mesmo, não seja mais um tumulo de cadáver ambulante

  2. Caráleo Leonardo! Que comentário bão. Raro de se ver no mundo virtual. Agregador mesmo. Faço de seu comentário o meu pensamento.

Deixe uma resposta