A Sagaz Sede Insaciável pelo Petróleo

A-Sagaz-Sede-Insaciavel-pelo-Petroleo
Como sabem o petróleo é um dos principais pilares da economia capitalista e a base da especulação financeira, a comercialização de petróleo quase 65% é feita em dólares, os chamados petrodólares. Produção de 80 milhões de barris diários, ele é vendido diversas vezes até chegar ao consumidor. Essa sede insaciável que estará longe de acabar ainda mais com a descoberta de pré-sal, pois as camadas de “petróleo fácil” (as que não são do pré-sal) já foram quase esgotadas..exceto a daqueles países que sentam sob o petróleo, como o Iraque..  (a camada pré-sal é um reservatório de petróleo e gás natural, localizada a milhares de metros abaixo do nível marítimo  abaixo da camada de sal), não há uma estimativa correta da quantidade contida nessa camada.
A Petrobrás é uma empresa “nacional” e “controlada pelo estado”, pois mais de 50% da companhia em ações é estatal, ela afirma que comprometerá 53 milhões de dólares no projeto que começou em 2001 e que vai até 2015…parece um grande investimento não é?
As grandes corporações esperam que o Ártico forneça uma grande fatia de petróleo, mas essas grandes companhias tem evitado essa região devido aos custos, pois com o equipamento comum não conseguirão operar nas condições de temperatura e as tempestades…com isso seria muito custoso…(acreditam que exista milhares de milhões de de barris de petróleo inexplorado.) A Shell por ex, investiu no Alasca 4 bilhões de dólares em furos de testes, sem produzir sequer um barril de petróleo. O capital investe muito dinheiro na exploração de petróleo, até mesmo para conflitar..financiam guerras, usam de motivos de pseudo-ameças de países detiverem armas de destruição em massa para invasão (Irã), também  destroem ecossistemas..vários acidentes, vazamentos, encostas sujas…desastres que muitas vezes são ocultadxs pelas grandes corporações. Milhões e milhões de Dólares rolando na mesa, danos irreversíveis acobertados por milhares de dólares…um caso de vazamento catastrófico que ocorreu no Golfo do México, 22 milhões de litros de petróleo despejados, danos aos animais marinhos e ao habitat das encostas.
E nas tentativas de reparar o estrago acabam também sendo prejudiciais já que os dispersantes químicos são altamente poluentes para a atmosfera. No Brasil um caso meio que recente é o vazamento provocado pela Chevron no campo frade (Bacia de campos), identificado dia 7 de novembro de 2011 a empresa havia afirmado que o vazamento era de até 650 barris, após estudos foram descobertos o derramamento de 15 mil barris de óleo corresponde a 2.384.809 litros despejados no mar. A empresa perfurou além da profundidade autorizada, e a lama injetada no poço durante a perfuração não foi o suficiente para manter o fluxo do petróleo encontrado…a empresa mentiu dizendo que havia uma falha na superfície no fundo do mar…mas véi..uma falha fazer brotar petróleo? ainda mais natural?
Essas multinacionais como Shell, Chevron  são acostumadas a causar desastres ambientais, inclusive terceirizam toda a operação das plataformas (Chevron contratou a mesma empresa envolvida no caso do derramamento do Golfo do México…que foi o pior desastre da história). As corporações pouco importam-se com os desastres ambientais, somente querem somar…e multiplicar. Visam somente o lucro e de seus acionistas, e tentam obter isso aumentando o ritmo de trabalho e isso com péssimas condições de segurança/trabalho.
A legislação brasileira permite a livre exploração por empresas estrangeiras, o que tornam proprietárias do petróleo extraído do pré-sal ou da terra…esse é um dos motivos do Brasil não ter entrado em algum conflito.
Mas me digam…vocês acreditam mesmo que o petróleo é do Povo? que o pré-sal é do povo, como muitxs afirmam? O povo é deslumbrado, precisam abrir seus olhos..eles detém o controle do capital, usam de aparatos que vocês acreditam serem democráticos onde na verdade estás a ser usado como massa de manobra….discursinhos de geração de empregos, de nova era do petróleo, passaporte para o futuro, desenvolvimento …pfff Pão e circo…ou melhor.. Futebol e circo…Copa 2014 está aí…enquanto essa sede insaciável ocorre, você só bate palminha e grita gol, retrato do Brasil…
Retirado do Zine Esgurmitado de Marmitex
por Vinicius Punx
, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *