A Doutrina Anarquista ao Alcance de Todos livro de José Oiticica – (GACII)

A-Doutrina-Anarquista-ao-Alcance-de-Todos-livro-de-Jose-Oiticica-GACII

José Rodrigues Leite e Oiticica (Oliveira, 22 de julho de 1882 — Rios de Janeiro, 30 de junho de 1957). Professor, dramaturgo, poeta, filólogo, filosofo e notável anarquista. Fez parte do movimento anarquista no inicio do século XX no Brasil. Participou da redação de periódicos anarquista e anticlericais. Além disso, foi um dos grandes articuladores da Insurreição Anarquista de 1918, inspirada na revolução Russa, da qual quase derrubou o governo central na capital brasileira. Sem contar sua enorme contribuição a todas as gerações de movimentos anarquistas e comunistas vindo posteriormente.

A “Doutrina Anarquista ao alcance de todos” é um clássico anarquista produzido pelo grande anarquista José Oiticica e publicado no periódico Ação Direta (1946-1959). Neste livro Oiticica expõem de maneira sistemática postulados fundamentais sobre o anarquismo.

Segundo o próprio autor “O anarquismo não se fecha, não está enquadrado em nenhum esquema preestabelecido a servir de roteiro para a conduta humana. É a própria Vida! Vai até onde o sentido da liberdade o possa conduzir. A essência da Anarquia é a liberdade plena e a responsabilidade. A sua atualidade fica provada pelo interesse despertado nas novas gerações de pesquisadores, professores, escritores, teatrólogos e cineastas. Aí estão suas obras, suas novelas, seus filmes. Eis a mensagem deste livro.”

Em a “Doutrina Anarquista ao alcance de todos”, José Oiticica aborda o anarquismo com uma linguagem simples, e de forma totalmente acessível a todos, assim com menciona seu subtítulo, essa é uma obra realmente ao alcance de todos os leitores, seja eles operários, estudantes etc. Da qual ele aborda questões como a teoria anarquista, da qual era discutido nesse determinado momento histórico que os escritos se referem. Aborda questões eleitorais, inclinando-se ao boicote eleitoral, faz também dura criticas ao Estado, e a economia burguesa. Aproveita para mencionar a religião, e abordar seu pensamento anticlerical, entre outras questões importantes.

Está é uma grande obra da qual nos parece viva até o momento atual, sua leitura e muito indicada para pesquisas no campo do pensamento anarquista e comunista, e também de suma importância aos movimentos anarquistas, comunistas e da esquerda comunista.

Baixar o Livro: A Doutrina Anarquista ao Alcance de Todos – José Oiticica – (GACII)

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *